terça-feira, 16 de julho de 2019

FIFTY QUID

A Itália já havia colocado Leonardo Da Vinci nas antigas notas de mille lire, mas não sei se ele conta. O pintor da Mona Lisa não era "oficialmente" gay, até porque o conceito não existia em sua época. Acho que a honra de ser o primeiro homossexual a adornar uma cédula de dinheiro vai mesmo para Alan Turing, que irá ilustrar as próximas notas de 50 libras esterlinas. É uma honra mais do que merecida: o matemático Turing foi um dos pais da informática, e exerceu um papel-chave ao decifrar os códigos nazistas na 2a. Guerra Mundial. Também foi um mártir, submetido à castração química depois que sua viadagem foi descoberta. Até hoje rola o debate se ele se matou mordendo uma maçã envenenada, ou se foi um acidente. O simbolismo desse gesto do governo britânico é profundo, mas também levanta uma questão. Nesses tempos obscurantistas, quantos homofóbicos não concordariam com a condenação de Turing, mesmo sabendo que ele prestou relevantes serviços à pátria? Que medo.

8 comentários:

  1. Sai uma queen, entra outra queen na nota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se está se referindo a Elizabeth II, não. A Rainha permanece na nota junto com o novo rosto.

      Excluir
    2. Sashay away, anônimo party pooper.

      Excluir
  2. Pera lá!!!! Que conceito are you talking about? Viadagem, dar o cu e chupar pau sempre existiu!!! Não é uma nova trend!
    Leonarda era viada sim senhora!!! Desde sempre!!! Foi pega dando o cu dentro da igreja e foi "processada" por tal feito.
    Alan É o Pai da Computação, seu computador salvou a humanidade do nazismo sim senhora!!!! Ajoelhem-se no milho por duas horas diárias e deem graças a biba pra lá de clever!!!! Ele cometeu suicidio sim!!! Envenenou uma maçã ... igualzinho a branca de neve... dai o logo da Apple!
    Anyway... pena que pouquíssimas pessoas irão vê-lo na notinha de 50 pounds if you know what I mean...

    ResponderExcluir
  3. O cara era um gênio, desses que ganham Nobel. Graças a ele e sua equipe , a guerra pendeu para os aliados e muitas mortes foram evitadas. O fato dele ser homossexual deveria ser só um pequeno detalhe de sua vidas pessoal, tal como o time pelo qual torcia ou onde ele mandava fazer os seus ternos. A Inglaterra só a pouco paga essa dívida junto a um de seus heróis injustiçados. A história dele está no filme "O jogo da imitação ".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu post sobre "O Jogo da Imitação", de fevereiro de 2015:

      http://www.tonygoes.com.br/2015/02/o-codigo-da-discricao.html

      Excluir
  4. Too little. Too late.

    Esse "reinado" é EVIL.

    (Eu que sei. E esse atesta.)

    ResponderExcluir