quinta-feira, 20 de junho de 2019

UM COMENTARISTA FANTÁSTICO

Um leitor fofo me acusou de cumplicidade na morte do Rubens Ewald Filho. Afinal, eu também defenderia a ideologia de gênero que tirou o comentarista do Oscar deste ano, fato que teria colaborado para o acidente que ele sofreu em uma escada rolante há pouco mais de um mês. Para quem não se lembra: durante a transmissão do Oscar de 2018 pela TNT, Rubens disse que a atriz trans chilena Daniela Vega "na verdade, é um rapaz". Abriram-se as portas do inferno, e o canal meio que o jogou para escanteio este ano: só comentários pré-gravados dele foram ao ar, para evitar acidentes. Eu só conhecia o Rubens de dizer oi e nunca privei da intimidade dele, então não posso dizer o quanto este episódio o afetou. Também acho que lhe faltou um teco de sensibilidade para os tempos que correm, mas a reação do tribunal da internet foi desproporcional. Eu mesmo já apanhei muito aqui no blog por usar "o travesti", algo que meu leitor fofo talvez desconheça. Não uso mais, por duas razões: 1) apesar do substantivo "travesti" ser masculino, a língua é um organismo vivo em perene mutação e blábláblá; 2) preguiça de brigar. Rubens era bem mais velho do que eu, então seu apego às antigas formulações devia ser ainda mais forte. É triste que o final de sua longa e ilustre carreira tenha sido marcado por esta derrapada. Mas é bom que agora, depois que ele se foi, seu nome ganhe ares de unanimidade. Um grande sujeito.

29 comentários:

  1. Não foi só com m você, no Twitter da TNT há uma enxurrada de comentários acusando a emissora de ser responsável pela morte de Rubens. Que tempos!

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, esse Tribunal da Internet está ficando meio assustador...
    Quanto ao Rubens ele é uma delícia, uma enciclopédia do cinema, aquelas imagens editadas para homenagear na cerimônia do Oscar, e ele fazendo comentários sobre cada uma delas, é de uma paixão contagiante!
    Agora esse episódio sobre ele e a atriz chilena, me lembrou uma cenaça que tem na série Contos de San Francisco durante um de jantar, fiquei totalmente dividido sobre o que pensar, cenão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esta cena é a melhor de toda a série. Eu falo dela na minha crítica de "Crônicas de San Francisco", que deve sair em breve na Folha.

      Eu faço parte daquela geração mais velha. Já fui cobrado muitas vezes pelos novinhos por usar termos que eles consideram incorretos. Eu tento me emendar quando acho que a reclamação é justa - nem sempre é. E fico puto quando eles agem como se o mundo tivesse começado com eles, sem dar importância à luta de quem veio antes.

      Excluir
    2. Mas ao mesmo tempo é preciso entender que os novinhos ficam putos com a incapacidade da geração mais velha de enxergar a mudança dos tempos. O mundo não começou nem com os novinhos, e nem com você. Mas as coisas mudam, e ficar preso ao passado é tão ruim quanto ignorar a história.

      Excluir
    3. De acordo com o Anônimo 21 de junho de 2019 12:53

      Excluir
    4. Novinhos lacração, semi analfabetos digitais, e que pelo visto não estudam nem trabalham? Que acham que a Gaga lançou os gays mas agora já velha? Que se recusam a compreender o que foi na época Madonna em 1990 entrando ao vivo por satélite e bater boca com o host conservador na TV? Thank you, next. Todos querem ser divas. Haja público. Já Estudar e trabalhar ng quer...

      Excluir
  3. O meu gaydar diz que ele era gay tb, mas com a cabeca antiga...

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    ...Como diz o ditado Africano: A morte de um ancião é como a queima de uma Biblioteca. É muito triste a perda de Ewaldo Filho, o cara era uma enciclopédia cinematográfica, porém não dá para admitir que um episódio como este seja a causa ou agente desencadeador para uma tragédia. Um homem é fruto de seu tempo com o dever de entender que as coisas mudam e temos que compreender e entender os novos tempos com a humildade e a segurança que a história de cada um permita. Admita-se isso ou as consequências sempre cobrarão o preço indistintamente.

    ResponderExcluir
  5. Tony voltou a bloquear comentários que ousam colocar em xeque seu sistema de significados. Entende por que a direita não irá recuar? Por que os artistas conservadores pre-ci-sam entrar no jogo? A hegemonia do pensamento que você defende é sufocante, pois exclui qualquer possibilidade do outro existir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dependesse de mim, gente como você, que apoia um despreparado que defende que se enfiem ratos na vagina das mulheres, não existiria mesmo.

      Excluir
    2. Com toda honestidade acabo de chegar da Premiação por Respeito à Diversidade e me pergunto é possível dar Credibilidade a um GLBTI+ QUE APOIE BOLSONARO. É IMPOSSIVEL, SEM QUE NAO HAJA UM TRAGO DE DESONESTIDADE.
      G-

      Excluir
    3. O pior de tudo que é um INCOMPETENTE altamente RIDICUALRIZADO pela comunidade INTERNACIONAL.

      E os idiotas se ACHAM.

      Nas suas MEDIOCRIDADES a lá Magno Malta (o "assassino"), "Bispo" Macedo (Salomão é idolatrado por MAÇON$), Marcos Feliciano (outro jeca), etc..

      Sem mais.

      Excluir
  6. Mas ao mesmo tempo é preciso entender que os novinhos ficam putos com a incapacidade da geração mais velha de enxergar a mudança dos tempos. O mundo não começou nem com os novinhos, e nem com você. Mas as coisas mudam, e ficar preso ao passado é tão ruim quanto ignorar a história.

    Jura, linda? Queria que a senhora tivesse chafurdando numa Russia ou num pais arabe onde gay morre decapitada pra senhorita uy entender que existe a vanguarda que tem este nome justamente pq abre e pavimenta caminho. E que vc deve reconhecimento e gratidao a muita gente que vc despreza, mas que usa com muita sofreguidao o caminho que ela - ARRISCANDO A VIDA DELA - abriu pra vc vir aqui pedir que nos que estamos neste mundo MUITO ANTES DE VC - e por isto mesmo sabemos a regra do jogo muito melhor - pedir que nos lambamos o seu cu. vapaputaqueopariu com um rato na sua cuceta - desculpa tony, nao resisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicha-ninguém das 17h27: Preguiça de maricona que, quanto mais ultrapassada, mais fica se achando maravilhosa. Vai ouvir Madonna, linda, que está mais de acordo com a sua idade e capacidade de interpretação de texto.

      Excluir
    2. E por tabela, a bichinha novinha,das 19:10, dá prosseguimento à corrente de preconceito. Por que é tão difícil os gays, sejam os novinhos ou os veteranos, respeitarem o seu próximo? "Comunidade LGBT" é só mesmo um termo para arrancar dinheiro: não existe na prática. Todo mundo quer mais que o outro se lasque.

      Excluir
    3. Isso acontece, 19:56, quando queremos que o outro simplesmente deixe de existir :~~~~~~

      Excluir
    4. 19h10: C&A, McD ou call center?

      Excluir
    5. Não, amore das 05:10. Você nem imagina. Muá!

      Excluir
    6. 19:10 Totalmente homofóbica sua colocação de "maricona" para diminuir um outro gay que é que nem voce. Usar contra "héteros" CHUPADORES DE ROLAS DE TRAVESTIS MAS HOMOFÓBICOS PUBLICAMENTE EM CONGREGAÇÕES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS TIPOS VALE!

      E DEVEM!

      Mas GAY não!

      BICHA BURRA!

      As "novinhas" não fizeram NADA para mudar PORRA NENHUMA!

      Só "beijaços". E putaria em Parada Gay.

      Excluir
    7. 19h10: desculpe, mas não tem coisa mais cafona do que odiar gente mais velha só por ser mais velha. Você tá na verdade se odiando desde já, pois até você não é mais o mesmo. Velhice é prêmio pra quem não sucumbiu no caminho (índice e IST’s e especialmente HIV subindo de forma alarmante entre homossexuais jovens, por exemplo). Boa sorte.

      Excluir
    8. Aliás, vamos esclarecer: o que é novinha? Pq vejo novinha de 13, de 19, de 26, magérrima de calça rendada rasgada lacrando na buatchy com roupas gender neutral femininas, desfilando e fazendo coreôs de funks insuportáveis. Eu leio o blog há 11 anos. Tinha 27, hoje 38. Pela Constituição da Purpurina devo ser coroa - não pela embalagem, que tá bem obrigado, mas por ter juízo.

      Excluir
  7. Rubens era gay ou incubado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele nunca assumiu. Mas desde que o vi pela primeira vez pensei “gay”. Com o tempo ele foi se soltando mais, assim como meu vocabulário. Engraçado que nunca gostei muito da crítica dele. Ele pode conhecer de cor 3000 nomes da história da academia, mas raramente lhe sobra sensibilidade pra compreender filmes diferentes.

      Excluir
  8. Gostava dos livros técnicos dele. (Comprava em banca os Almanaques) Achava ele uma bicha afetadíssima. Estou surpreso que ele nem assumido era - ao que parece pelos comentários.

    ResponderExcluir
  9. Rubens Ewald Filho uma grande perda, único inigualável,ÚNICO. Ninguém tem culpa de nada, chegou a hora, ninguém morre de véspera podem ter certeza. Quanto ao comentário dele sobre a atriz Chilena na época, É HOMEM MESMO, NASCEU MACHO, mas tinha alma feminina, quem achou ruim VÁ A MERDA!!!! MUNDO atual chato da porra!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vá em paz Rubens e reencarne como uma bicha melhor no trato com as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se catar, vc conhecia ele pessoalmente? uma carreira de décadas diz muito mais que o ódio que criaram por ele recentemente!

      Excluir
  11. Ainda é O travesti.

    ResponderExcluir