sexta-feira, 28 de junho de 2019

CINQUENTINHA

Hoje é dia de festa, bebê. Há exatos 50 anos, em 28 de junho de 1969, o levante de Stonewall marcou o início para valer do movimento LGBTQ+. É dia de honrar quem veio antes de nós e lutou para que pudéssemos andar de mãos dadas no meio da rua. Dia de homenagear travestis, drag queens e afins: elas, que não podem nem querem se esconder, sempre foram a nossa ponta-de-lança, dando a cara para bater quando os cis conseguiam passar despercebidos. Também é dia de lembrar que a luta não acabou: apesar do sucesso estrondoso (nenhum outro movimento conquistou tantos direitos em tão pouco tempo), ainda vemos barbaridades como a bizarra Damares Alves posando ao lado de um sujeito com uma camiseta onde se lê "Ideologia de Gênero Mata", um abuso político da tragédia do menino Ruan. Sem falar nas inúmeras violências, tanto físicas como psicológicas, a que ainda somos submetidos no Brasil e no mundo. É por isto que a revolta de Stonewall continua.

Hoje eu estou nas páginas do jornal O Povo, de Fortaleza, ao lado de amigos como Ailton Botelho, Bob Yang, Augusto Rossi e muitos outros nomes da comunidade LGBTQ+ brasileira. A convite do Emerson Maranhão, cada um de nós (50 ao todo, claro) escreveu um parágrafo sobre a importância de Stonewall. Leia a íntegra da matéria aqui. É de graça, mas antes precisa fazer cadastro.

Os 50 anos de Stonewall também são o assunto da minha coluna de hoje no F5.

4 comentários:

  1. Aqui no Rio Grande do Sul o meu time do coração, o Internacional, iluminou todo o seu estádio, que também acaba de fazer 50 anos em abril, com as cores do arco-íris na noite de ontem (e hoje vai se repetir) para também comemorar a data. É obvio que a polêmica se instaurou devido a importância do local. É claro que a sua página no Instagram recebeu mensagens de reprovação e eu já recebi piadinhas via Whatsapp desqualificando o gesto. Mas também teve muita mensagem de orgulho e apoio por parte da torcida, o que me deixou igualmente orgulhoso! Tá lindo!

    https://www.correiodopovo.com.br/esportes/inter/beira-rio-recebe-ilumina%C3%A7%C3%A3o-em-alus%C3%A3o-ao-dia-do-orgulho-lgbti-1.348161

    ResponderExcluir
  2. Passo! Só militante que $lucra$ com o babado e gente bobinha que ainda não sabe como a vida funciona que caem nesse engodo de orgulho gay. Graças a Deus acordei há muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem uma tosca a passar por aqui e deixar seu recibo de imbecilidade...

      Excluir
    2. 06:01 Há pessoas quem medem a míseria do mundo a partir de sua alma. Então somos obrigados a ler esse tipo de comentário de um verme como este. Apesar de tudo vc esta em local errado seu desgraçado.
      G-

      Excluir