sábado, 8 de junho de 2019

BURLEMARXISMO CULTURAL

Abriu hoje, no Jardim Botânico de Nova York, uma grande exposição em homenagem a Roberto Burle Marx. Peguei o metrô para o Bronx e fui conferir logo de manhã. É de cair o queixo: a peça de resistência é um jardim tropical percorrido por um calçadão que evoca o de Copacabana. Quanto tempo levou para que as plantas todas crescessem e ficassem deslumbrantes? Também há uma estufa com muitas espécies brasileiras e de outros países que Burle Marx gostava de usar, inclusive algumas que levam seu nome. Além de um espelho d'água com plantas aquáticas e muitas plaquinhas com códigos QR, que fazem seu celular tocar música brasileira ou levam a testes tipo "que planta mais combina com você?" Para terminar, há uma pequena mostra do trabalho de Burle Marx como artista visual (ele fazia quadros, tapeçarias e litogravuras) e uma recriação do ateliê em seu sítio fluminense. Fiquei orgulhosíssimo de ser seu conterrâneo, mas também preocupado: o Brasil de hoje está entregue a uma idiocracia, empenhada em destruir o que sobrou do nosso meio ambiente. Como que um país que gerou um ecologista como Burle Marx desceu a esse ponto?

10 comentários:

  1. Eu já curti o NYBG quando fui, imagine com essa mostra cremosa. E quem compra o One Pass nem paga nada pra entrar. Agora o filho do Bozo, quando estava em NY, foi fazer o que? Comprar suplemento. Se brincar Bozo & trupe não sabem nem quem é Burle Max. Oh well. Ai Haddad, saudade de tudo aquilo que a gente não passou.

    ResponderExcluir
  2. MAÇONARIA!!!

    (Dualidade! Preto e Branco!)

    ResponderExcluir
  3. Como descemos? Nós mal começamos a descida. Segura firme, porque a família Bozo ainda está pegando o jeitinho da coisa.

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Tenho até calafrios ao imaginar como anda aquela área de Burle Marx a caminho de Pedra de Guaratiba. Acredito que não haja dificuldade alguma em saber como o país desceu a esse ponto.

    ResponderExcluir
  5. New York comunista petralha: com exibição de parente marxista de Karl Marx

    ResponderExcluir
  6. O calçadão de Copacabana foi desenhado por ele.

    ResponderExcluir
  7. Tem uma série sobre ele disponível no Amazon Prime Video:
    https://www.imdb.com/title/tt5529822/

    ResponderExcluir
  8. Sobre a última frase do texto: eu choro, de verdade. Sou arquiteto especializado em paisagismo, e é duro ver o quanto involuímos!

    ResponderExcluir