segunda-feira, 24 de junho de 2019

A LUTA É UMA SÓ

Conheço o Dario Menezes há muitos anos. Ele foi editor do "Fantástico" e hoje atua como diretor e produtor independente. Ano passado, seu documentário "Abrindo o Armário" traçou um panorama interessante da homossexualidade masculina no Brasil. Este ano, Dario dedicou boa parte do primeiro semestre à matéria de quase 15 minutos exibida ontem pelo "Fantástico", sobre os 50 anos do levante de Stonewall e suas consequências sobre os direitos LGBT aqui no Brasil. Eu gravei meu depoimento em abril, e fiquei contente de ver que muita coisa foi aproveitada (é normal que se corte bastante, o tempo na TV é exíguo e precioso). A repercussão da reportagem está sendo, aham, fantástica: muita gente não sabia sequer da existência de Stonewall, o marco zero da nossa luta pela igualdade. Aliás, acho que vou parar de falar em "nossa luta" quando eu me referir às pautas LGBT. Como diz a Milly Lacombe no final da matéria, a luta é uma só: contra o racismo, contra o machismo, conta a homofobia. E as vítimas desses preconceitos não são só os negros, as mulheres ou os homossexuais. É a sociedade como um todo. Quanto mais gente se juntar, mais fácil cairá o muro.

13 comentários:

  1. Materia disponivel pra assistir no globoplay di gratis.

    Quando o tony apareceu falando eu gritei: AAAAAAAAA SEU LINDOOOO

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa.a matéria, Tony!
    Escolheram muito bem quem iria representar a comunidade no horário nobre da Rede Globo, e não poderia faltar você!
    Vcs todos já estão na história dessa luta no Brasil, e salvam vidas diariamente, pode ter certeza.

    ResponderExcluir
  3. Tony, vc já pensou em se candidatar a deputado? Acho que daria um ótimo representante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até pensei, mas o processo todo me dá uma preguiça tremenda. Tenho amigos mais famosos do que eu que não conseguiram se eleger... E o dia-a-dia do parlamentar não é tão simples assim.

      Excluir
  4. Orgulho de ver você e o Pedro HMC ontem em horário nobre Tony. Vocês dois fazem parte da minha história, da minha jornada de autoaceitação. Sou um ano mais velho que o Pedro e me senti representado em cada palavra do que ele disse.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Acredito também que as lutas por direitos iguais e cidadania plena a todos devam ser unificadas. afinal de contas, é a somatória das minorias que compõe a maioria. Não faz sentido compartimentar os interesses comuns.
    É por isto que venho aqui pedir ao Tony e a todos que repercutam esta denúncia. Foi presa hoje, 24/06, SEM MOTIVO DECLARADO, a produtora Preta Ferreira. Entre outros trabalhos, foi ela quem produziu video da Maria Gadu. Preta é ativista do Movimento Negro e por Habitação em São Paulo. Atualmente apresenta o Boletim Lula Livre (isto explica muita coisa, né!).
    A questão é que, independente de nossa posição política, o que nos une é sobretudo o direito à liberdade política, liberdade de Expressão e Liberdade de Imprensa! Isto diz respeito a todos nós. A prisão de uma jornalista (não só ela, há mais três presos nas mesmas condições) é gravíssima, sobretudo por questões políticas e sem acusação. Não se sabe nem que mandou prender. Ela está no DEIC neste momento, aguardando informações. Estaríamos entrando num novo ciclo repressivo de censura, perseguição e prisões??? Tenho certeza que ninguém em sã consciência quer isto. A notícia está no portal Brasil 247. Por favor, repercutam, divulguem!!! A Democracia agradece.
    Edgar Rocha

    ResponderExcluir
  6. Tonta de vcs lutarem pras bichanas brazucas terem algum direito!!!!
    Olha pra quem elas votam!!! Eu hein!!! Quero mais que vcs todas se fodam!!!!!

    ResponderExcluir
  7. O Mio Babbino Caro
    Que Show!
    Vendo uma reportagem destas nós vemos o quanto nos apequinanos por tantas vezes em discussões totalmente dispensáveis para o objetivo real de "uma sociedade melhor como um todo".

    ResponderExcluir
  8. AMEI..VOCE DEU UM TOM ALMADOVAR/SIG BERGAMIM...
    LUXO SO!

    ResponderExcluir
  9. Enquanto eu assisti a matéria pensei "quem é aquele urso lindo, delicioso? eu faria com todo prazer!" aí olhei direito e ví que era vc (o cara do blog que eu leio há alguns anos), dei uma brochada tão grande, pareceu que tinha ficado com pau duro por um irmão, que estranho isso.

    ResponderExcluir