segunda-feira, 13 de maio de 2019

GONGA LA CONGA

O comunismo das antigas era homofóbico. Os gays eram considerados um sintoma da decadência capitalista, e muitos foram mandados para o paredão nos primeiros anos da Revolução Cubana. Mais tarde, uma filha de Fidel,  Mariela, se tornou - por assim dizer - a maior ativista dos direitos LGBT da ilha. Ela dirige o Centro Nacional de Educação Sexual, que promove todos os anos uma Jornada Contra a Homofobia e a Transfobia. Um dos pontos altos era a "conga gay", a equivalente cubana das nossas Paradas do Orgulho. Mas este ano, o govrno está ainda mais pobre. A Venezuela, que patrocinava Cuba com gasolina e outros mimos, está indo à matroca, e a torneira já fechou. Mas não dá para dar uma festa pras guei e depois tirar. Ontem cerca de 100 manifestantes promoveram uma conga espontânea, que logo foi desbaratada pela polícia. Há algumas camadas nessa repressão: tem homofobia pura e simples, claro, mas também tem o pânico do Partido Comunista das passeatas organizadas pela soicedade. Pois é: no fundo, as ditaduras são todas parecidas.

11 comentários:

  1. Orgasmo de Cavalo14 de maio de 2019 15:54

    Meu caro Tony, tu esqueceu de escrever um artigo falando sobre o rompimento do Lobão com o velhaco geriátrico do Olavo. Lobão demorou pra cair na real, acho que o cérebro dele finalmente voltou a funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada!!!
      O melhor é esquecer Lobão.
      Não vai consertar mesmo a cagada que ajudou a instalar por aqui.

      Excluir
    2. Orgasmo de Cavalo15 de maio de 2019 12:54

      Lobão e o Reinaldo Azevedo são os Carlos Lacerdas do século 21, ajudaram a destruir o país tal qual o antigo governador do Rio de Janeiro, mas depois se arrependeram. Agora é tarde, e até nisso eles se igualam ao Lacerda. Quando ele se voltou contra a ditadura, já era tarde.

      Excluir
  2. Orgasmo de Cavalo14 de maio de 2019 15:57

    Mas se não fosse pelas esquerdas, os homossexuais dificilmente teriam voz na política e na sociedade. Essa esquerda antiga era arcaica, mas no caso do Che Guevara, eu não acredito que ele fosse homofóbico de fato, não mesmo. Se o Che Guevara era "homofóbico" era porque talvez considerasse os gays como improdutivos para uma revolução armada, mas não porque tivesse preconceito com sua condição sexual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15:57 lucidez não conta para a Direita.

      Excluir
    2. 15:57 lucidez não conta para a Direita.

      Excluir
  3. Parem as máquinas!!!
    Há 24hs Tony não posta. Acionem a defesa civil e prendam aquele malas que vem aqui reclamar da esquerda.
    Quando ele voltar quero estar por perto...

    ResponderExcluir
  4. Homofobia é coisa de ser humano mau caráter. E mau caratismo existe em todas as direções, DIREITA CENTRO E ESQUERDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que sempre votei no PSOL exatamente por isso.

      O PT era homofóbico anos atrás. E não fez nada para melhorar nossa realidade nos 13 anos que esteve no poder.

      (Que é um partido ficha limpa foi só a cereja no bolo.)

      Excluir