terça-feira, 28 de maio de 2019

ENCOMENDADO

Pelo terceiro ou quarto ano consecutivo - já perdi as contas - minha indicação como destaque em minha categoria profissional foi aceita, e eu posso receber uma homenagem e uma comenda em uma festa a se realizar em julho próximo, no elegantíssimo clube Sírio e Libanês. O que o e-mail não diz é quanto eu terei que desembolsar por tamanha honraria: em outros anos custava R$ 2.500, agora deve estar por volta de uns quatro. O valor "simbólico" é para custear os troféus e o jantar, para o qual eu teria direito a levar alguns convidados. O mais fascinante é que tem trouxa que cai nessa. O jornalista Paulo Sampaio esteve na festa do ano passado e entrevistou alguns agraciados: todos emocionadíssimos, sentindo que tinham ganho o Oscar. Poucas coisas soam mais antiquadas do que o título de "comendador", mas é óbvio que ainda tem quem esteja disposto a pagar por ele. A vaidade humana não tem limites, e esperto é quem sabe lucrar com ela.

6 comentários:

  1. Na minha cidade,cidade pequena, tem essa merda todo ano e o povo idiota acredita piamente nisso, fulano é melhor e consecutivamente, pq todo ano ganha e ja paga mensalmente para ganhar a honraria e os tolos acreditarem....

    ResponderExcluir
  2. Eu recebi um título desses faz uns 12 anos, por aí. Liguei pra saber do que se tratava e
    vi que era esse golpe. Pensei, quem será o idiota que cai nessa? Li o texto do Paulo Sampaio que você sugeriu e vi a resposta. Vergonha Alheia Awards! Que tal os caras que alugam carros de luxo para dar uma banda em Campos do Jordão , posam de patrão, descem a serra e devolvem o carro em São Paulo!

    ResponderExcluir
  3. Há toda uma indústria de prêmios em todos os setores possíveis. Abra uma empresa de qualquer coisa - digamos, uma fábrica de esparadrapo - e logo aparece uma destas promotras de eventos lhe dando os parabéns e dizendo que vc ganhou o prêmio "esparadrapo 2019", e que pelo preço módico de alguns milhares de reais você pode participar da cerimônia e tal, exatamente como vc descreveu. Qualquer atividade profissional tem isso, e tem gente que paga mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Tony, querido, parabéns pelos 12 anos de blog!! Parece que já faz 30 que eu te sigo! Não perco nenhum post, devo ser um dos seus fãs mais antigos e fiéis (apesar de comentar pouco, tenho medo da agressividade de alguns seguidores). Continue sendo esse farol e escrevendo lindamente, te adoramos!!

    ResponderExcluir
  5. Já recebi esses emails prá receber o titulo de Comendador. Prefiro ser a Rainha dos meus Clientes mesmo. Kkkkkkk!🐩🤣

    ResponderExcluir
  6. Surreal. Isso é Brasil. O pior é que pendurar um treco desses numa parede de cidade de interior faz diferença mesmo, quem já morou no interior sabe.

    ResponderExcluir