quinta-feira, 11 de abril de 2019

VIVA A LIBERDADE DE OFENDER

escrevi sobre o assunto no F5, mas vou me estender por aqui. Estou surpreso com a quantidade de gente boa que está festejando a condenação do Danilo Gentili a quase sete meses de cadeia, em regime semiaberto. Não que eu seja fã do cara: acho um escroto de marca maior. A voz mais representativa da classe média jovem, branca, heterossexual e direitista. Na verdade, se fosse só isso, tava bom: o problema é que Gentili joga seus seguidores contra seus desafetos (contra mim foram duas vezes), e um dia alguém pode se machucar de verdade. Mas, por enquanto, foram só ofensas dignas da quinta série. Acho até razoável a Maria do Rosario entrar na Justiça, mas querer calar Gentili à força é coisa digna do regime... cubano. Ou do nazista, que era de direita. No frigir dos ovos, não dá para torcer para que só nossos adversários paguem caro por seus crimes. Esta pena desproporcional abre o precedente para que, amanhã ou depois, o Carluxo consiga prender alguém que faça piadas sobre ele e o Leo Índio, alegando que lhe ofenderam a honra e coisa e tal. Mais ponderação e menos punitivismo, pessoal: a liberdade de expressão envolve, sim, uma certa liberdade de ofender. Se todo mundo só proferisse delicadezas, ela nem seria um direito necessário.

22 comentários:

  1. Orgasmo de Cavalo12 de abril de 2019 01:46

    Tony, o Carluxo na verdade só não processou ninguém ainda sobre as piadas do seu romance com o primo Léo, porque sabe que isso irá lhe expor ainda mais, e porque o papaizinho nazi vai se incomodar com as piadas lá dentro do Planalto. Agora sobre o Jumentili ooooops digo Nazintili digo digo Gentili, esse neonazista pensa que fazer humor é ridicularizar os mais fracos e achar legal o bullying. Mas quando a zoeira chega neles, aí os arrombados ficam com frescura e mimimi. Por exemplo, quando a gente tira um sarro do astrólogo geriátrico, eles vem me falar que eu estou sendo "idosofóbico". Ah tá, eles é quem não tem respeito por ninguém, debocham de pessoas deficientes mentais, de idosos e eu que sou preconceituoso? Mas o Jumentili não será preso mesmo, afinal nesse país só vai pra cadeia quem é pobre e negro. Nunca vi playboy nazista ir pra cadeia. Agora mudando de alhos pra bugalhos, Tony, até agora tu não falou nada da entrevista do Bial com o astrólogo cagão e geriátrico! Queria ter a oportunidade pra esculachar esse astrólogo senil e gagá.

    ResponderExcluir
  2. Ele recebeu uma intimação, rasgou e esfregou no saco. E filmou tudo. Se isso num país sério não der cadeia, vai dar onde? Ele não foi condenado ao fuzilamento e provavelmente vai cumprir apenas pena alternativa. Mas merece. Ele não defenderia Gregório Duvivier. Nem ninguém da direita teria essa dignidade. E também não vai aprender nada com isso, mas que pague. Merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é que está a questão, o Danilo defenderia SIM o direito do Gregório de expressão!

      Excluir
  3. A pessoa tem sim o direito de ofender e caluniar, mas o ofendido tem o direito de processar. Nesse caso, a única coisa errada é a desproporção do rigor da decisão. Não dá para pessoas fazerem coisas cretinas por e sairem impunemente. Com a mesma lógica que o Carlucho pode processar alguém que insinua sua homossexualidade, travar processos por calúnia e ofensa pode livrar a cara de muitos homofóbicos por ai... Ofensa não é liberdade de expressão...

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Gentili sim Gentili não...Vai Caetanear até o dia que atingir trending topics como pedófilo pelos "Gentili" aí volta novamente com o rabinho no meio das pernas e todo mundo sabendo porque razão quer voltar.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que quando o Gentili entrevistou o Feliciano vc criticou a forma que ele conduziu a entrevista, ele fez um desenho de vc pintado e maquiado e alegou que não era obrigado a militar pela causa LGBT,nesse caso realmente está certo,ele como hetero não é obrigado a militar pela causa LGBT,mas ai querer atiçar seguidores contra vc e ridiculariza-lo por ser LGBT está completamente errado,além de zombar da justiça colocando a notificação judicial no saco.Ele nasceu em um cortiço em Santo André,perdeu o pai muito jovem e seis meses depois perdeu a irmã,teve uma história de vida triste, poderia aproveitar isso para ser muito mais humano e compreensivo e nao se tornar cada vez mais esse bolsominion radical que é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele achou que me ofenderia me chamando de viado... tolinho.

      Excluir
  6. Por um lado concordo que é uma péssima ideia mandar prender o Gentili. Trolls querem apenas provocar, vão fazer o que for necessário para desestabilizar os outros. Só que o Gentili é um troll diferente. Ele não é um mero comentador de internet. Ele ganha dinheiro e fez uma carreira sendo um troll. Será que dá para não fazer nada de mais com um cara que vive de tripudiar os outros e ainda ganha notoriedade, riqueza e admiração por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe legislação específica para grandes influenciadores.

      Excluir
  7. Então você se acha jurista e quer tirar calúnia e difamação do código penal ? Apenas por amor ao debate: o que você faria se sua mãe (a Maria do Rosário tem filhos) fosse chamada de p.... em redes sociais e isso vitalizasse ? Acharia ainda infantil ? Achei a condenação excelente, o mundo e principalmente o Brasil estão precisando de princípios de civilidade. Não pode ser tudo escrachado. Se o nível não andasse tão baixo, não teríamos um fascista vulgar e desqualificado na presidência. Zeitgeist

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou jurista nem advogado. Mas tem juristas e advogados de renome que concordam que a pena é exagerada.

      Por exemplo:
      https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/prender-ainda-que-em-semiaberto-por-delito-de-opiniao-e-retrocesso-inominavel.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=comptw

      No mais, não é porque uma lei existe que a gente não pode criticá-la. Leis são mutáveis, talkei?

      Excluir
    2. Este Danilo é um boçal. Ele já chamou negro de macaco, sem ser incomodado. Depois chamou de vaca a mulher que doava leite materno (e foi condenado por isso). E ele vive jogando os seguidores dele pra cima de muita gente. Pra vc, não fez cosquinha. E pras outras pessoas? Será que alguém que ele ofendeu não está depressivo neste momento? Você não pode perdoar ele apenas por este caso. Não sei pq vc está indignado pela pena dele. O líder das pesquisas da última eleição presidencial foi preso por um juiz que virou ministro do Bolso e nunca vi vc indignado com ele. Os ladrões com provas irrefutáveis estão à solta e vc não fala nada (Aécio, Temer, Aloysio, Serra). Para de se indignar com quem não vale a pena. É óbvio que Gentili jamais será preso.

      Excluir
    3. 10:37 Não fala assim com o Tony que ele para de brincar.

      Excluir
  8. Fico com o comentário da Andréa Pachá a respeito:
    "Usar a garantia da liberdade de expressão para ofender é imaginar que todos são livres para odiar e agredir.
    Ódio é ausência de palavra. Não há linguagem, nem garantia, nem liberdade no ódio.
    Não acho que o controle da imbecilidade deva ser criminal, mas não consigo aceitar o uso disfuncional da dignidade e da liberdade para fortalecer o oposto do que elas significam.
    Defender de forma intransigente a liberdade de expressão não é incompatível com a compreensão de que há vozes que se impõem pelo grito e cujo objetivo é fazer calar.
    É um grande paradoxo: devemos tolerar a intolerância?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BraZileiros ADORAM censura!

      É só ver o facebook! TODO mundo te censura lá.

      Excluir
    2. Felizmente aqueles vídeos de sessão para fazer nuvem desaparecer continuam lá!!!!!!

      Excluir
    3. Não é lá que está! É no youtube! Sou um "youtuber". Com 10 seguidores! hehe.

      E o nome correto é ATMO-KINESIS..

      Excluir
  9. Acho que essa pena é burra e inefetiva. O certo seria condenar o cara a doar cestas básicas para alguma instituição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles querem exercer PODER.

      Uma das "justiças" mais CORRUPTAS e INEFICIENTES do PLANETA.

      E não sou eu quem digo não! São ÓRGÃOS INTERNACIONAIS.

      O Brazil é um HORROR.

      RIDÍCULO.

      DE CABO A RABO. ESQUERDA DIREITA E CENTRÃO!!!

      Excluir
  10. Orgasmo de Cavalo13 de abril de 2019 01:24

    Tony, porque tu acha que aquele velhaco retardado mental do astrólogo Olavo de Carvalho foi morar nos EUA? Tem dois fatores no caso do astrólogo geriátrico: ele possui milhares de processos no Brasil por estelionato(sim esse velhaco é um bandido) e também porque lá nos EUA ele pode ofender, caluniar, ameaçar e ridicularizar quem ele quiser, porque para um processo chegar até lá existe muita burocracia, o documento precisa ser todo traduzido, e além do mais não são todas as pessoas que possuem uma boa quantidade de dinheiro para se conseguir processar esse decrépito imundo. O astrólogo é covarde, além de viver em outro país e não querer debater com a oposição, ele é protegido por bandidos da pior espécie como o clã Bolsonaro e por charlatões que se passam por intelectuais como o Morgenstern e aquele pau no cu do Bernardo Kuster. Bastou alguém famoso discordar do velho geriátrico, é o que basta para a tropa de zumbis do astrólogo te perseguir e te humilhar. Desejo ao Olavo uma morte lenta e dolorosa! Mas vaso ruim não quebra, gente ruim demora pra morrer. LIXO HUMANO!

    ResponderExcluir
  11. Para clarear as ideias: http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2019/04/eu-festejo-condenacao-de-gentili.html

    ResponderExcluir
  12. Orgasmo de Cavalo13 de abril de 2019 15:51

    O Jim Jones geriátrico, Olavo de Carvalho fugiu do Brasil se cagando de medo por culpa dos trocentos processos por estelionato que ele deixou aqui. O velho gagá sabe que se ele voltar para o Brasil, que ele irá direto para a cadeia, lugar ideal para neonazistas e bandidos como ele. Confiram como o Jim Jones da Virgínia é uma pessoa "correta". Vejam como o astrólogo geriátrico possui uma quantidade absurda de processos:
    https://docs.google.com/file/d/0B1JPIT2Tc8h0c0NQS1Ytb1NJXzA/edit

    ResponderExcluir