O Brunei é uma aberração. É um país artificial, criado pelos britânicos pela mesma razão que surgiu o Kuwait: a riqueza em petróleo. Tanto um quanto outro poderiam fazer parte de seus vizinhos maiores (Malásia e Iraque, respectivamente), mas os colonizadores acharam que seria mais fácil manipulá-los se fossem independentes. O resultado está aí: Sadam Hussein invadiu o Kuwait em 1991, dando início à Geurra do Golfo e prenunciando a ocupação de seu país pelos EUA, mais de uma década depois. O Brunei não chega a tanto, mas apronta das suas de vez em quando. É uma monarquia absolutista, e o sultão bilionário não está nem aí para seu povo miserável. Ou está, um pouquinho: ele resolveu adotar uma interpretação radical da sharia, a lei islâmica, para agradar ao clero e à plebe crente. A legislação inclui o apedrejamento de homossexuais. A grita ao redor do mundo está grande, e George Clooney convocou um boicote aos hotéis que pertencem ao sultão (entre eles está o Príncipe di Saboia de Milão, onde me hospedei em fevereiro - eu não sabia de nada, juro!). Hoje o Brunei teve o desplante de enviar uma carta à União Europeia pedindo “tolerância, respeito e entendimento” aos valores tradicionais do país. Parece os evanjas que clamam pela "liberdade religiosa" de exercer a homofobia. Enfim, pau no cu do Brunei: o boicote merece todo apoio. Fora que o petróleo acabará em 50 anos e esse paiseco do mal retornará ao estado pantanoso que continua sendo em espírito.
"É uma monarquia absolutista, e o sultão bilionário não está nem aí para seu povo miserável', isso me lembra um tal de bolsonazi que não está nem aí para o povo miserável do seu país, e assim como o sultão se preocupa mais em fiscalizar o brioco alheio do que cuidar da própria vida.
ResponderExcluirQue saudades do Sadam! Desde a guerra do golfo nunca mais parei de ganhar muito dinheiro! Logico que sempre contando tb com a eterna ignorância dos brasileiros! Gracias!
ResponderExcluiroff-topic Você pretende fazer algum post sobre as mudanças na lei Rouanet?
ResponderExcluirPretendo.
ExcluirQue preguiiiiça de gente religiosa bocó 😒
ResponderExcluirQuerido a mesma coisa acontece aqui, o golpe QUE VOCÊ APOIOU foi pra roubar nosso petróleo, eu fui torturada tive a minha vida destruída e nosso povo plebe é o mais miserável do mundo e a nossa elite subsidiária a mais rica do mundo (mais que os sultões árabes faça sua lição de casa) NÃO SE SINTA MELHOR QUE O BRUNEI. Somos muito pior, e esse golpe ocorreu sem que ninguém soltasse uma bomba, somos mesmo uma merda.
ResponderExcluirAdoro receber lição de moral de anônima que não sabe concordância verbal.
Excluir11:51 Toma!!!
ExcluirE detalhe metade de todos os impostos que pagamos está indo pros imperialistas, via o esquemão dívida pública
ResponderExcluirÇa poha do petróleo tá pra acabar em 50 anos há uns 50 anos.
ResponderExcluirEnquanto isso, as calotas derretem. Noruega e Rússia descobrem mais reservas.
Tem mais petróleo no mundo do que podemos usar, o petróleo vai acabar pelo aquecimento global e não porque não vai ter mais.
ExcluirEles já estão falando dos extraterrestres...
ExcluirVoce acha mesmo que eles usam PETRÓLEO???
O POLUIDOR PETRÓLEO???
Vou problematizar: todos os países são criações artificiais. Me sinto tão esperto agora
ResponderExcluirClap, Clap, Clap.
ExcluirClaro que são. Países não existem na natureza. Mas o Brunei não tem nada que o distinga como estado-nação de sua vizinha, a Malása. Que, aliás, é formada por vários pequenos sultanatos que eram independentes. O Brunei ficou de fora. Adivinha por quê? Petróleo.
ExcluirPois é, já que o petróleo trouxe tanta riqueza para muitos, se a Venezuela tivesse usado o petróleo para modernizar o País, com tudo de bom e moderno, bastante desenvolvimento mesmo, teríamos uma Dubai nas Américas, mas como nada é perfeito a desgraça foi feita por lá e que desgraça!!!!!
ResponderExcluirBom é aqui!
Excluir