terça-feira, 19 de março de 2019

LINDA JACINDA

O mundo está carente de grandes líderes. Até os meus queridinhos Emmanuel Macron e Justin Trudeau estão passando por apuros. O presdiente francês enfrenta a revolta interminável dos "coletes amarelos", que junta as extremas esquerda e direita na mesma baderna. Já o premiê canadense está enrolado em uma crise palaciana que pode lhe custar a reeleição no fim do ano. Neste deserto de nomes, uma nova estrela acaba de despontar: Jacinda Ardern, a jovem primeira-ministra da Nova Zelândia. Nem me interessei em saber qual é a tendência política dela. Só o fato de Jacinda vestir véu para visitar alguns membros da comunidade muçulmana atingida pelo ataque da semana passada já prova que se trata de uma estadista. Depois a linda ainda avisou que jamais irá pronunciar o nome do terrorista, para não dar a ele nenhuma publicidade, e que as leis do país sobre armamentos serão revisadas. Enquanto isso, Trump passou o domingo reclamando no Twitter de problemas gravíssimos como uma reprise do programa "Saturday Night Live", e o nosso Biroliro levou algumas horas para se pronunciar sobre o massacre em Suzano. A Nova Zelândia é longe de tudo e influi muito pouco no panorama internacional, mas deveria servir de exemplo para todos nós. Depois da matança em Christchurch, muitos neozelandeses estão entregando suas armas para a polícia. Nunca tive tanta vontade de me mudar para lá.

11 comentários:

  1. Nem me interessei em saber qual é a tendência política dela. Já eu sim: New Zealand Labour Party. Partido de tendencia centro-ESQUERDA, TRABALHISMO, social democracy!
    Nick

    ResponderExcluir
  2. Ela é ótima, sim... mas isso tá com cara de apropriação cultural hein! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. É respeito mesmo.

      Excluir
    2. 22:03 Será que só eu entendi ser ironia.
      G-

      Excluir
  3. Nossos governantes anteriores eram um primor neste quesito. Sempre que acontecia uma tragédia, seja das forças da natureza ou das forças humanas, eles estavam lá!!! Quanta diferença, né Tony?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 23:00 Não acredito que a essa altura ainda tenha viado que defenda o Bozo e a famílicia.

      Excluir
  4. Trou d'eau numa "crise palaciana". Tá mais para ESCANDALO de corrupção mesmo. O Liberal Party do Canadá é uma vergonha. Que o NPD dê uma surra neles na próxima eleição! Vai Jagmeet!

    ResponderExcluir
  5. O momento é delicado mas imagem me levantou umas perguntas, Será que as vitimas aceitam ela como líder? Quantas mulheres existem chefiando países árabes? (já existem poucas no mundo em geral). Usar o véu para interagir com eles respeito ou imposição?

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de me mudar para a Nova Zelândia, e ir embora desse país de tias carolas chatólicas digo católicas de bairro. Chega de viver em um pais aonde um astrólogo gagá e geriátrico manda e desmanda no presidente caipira e neonazista.

    ResponderExcluir