segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

SENHORA DOS JARDINS DO CÉU


Maria Bethânia é a cantora brasileira que mais rendeu documentários até hoje. Lembro de pelo menos quatro: "Música É Perfume", "Pedrinha de Aruanda" (o único que eu não vi), "Karingana - Licença para Contar" e agora "Fevereiros", que entra em cartaz esta semana. O filme de Marcio Debelian parte do desfile da Mangueira de 2016, que homenageou "Berré" e venceu o carnava carioca, para mergulhar na religiosidade daquela que Jorge Amado chamava de "orixá vivo". Bethânia, de fato, é uma entidade: quem já a viu no palco sabe que ali há uma conexão entre esse mundo e algum outro. No filme ela conta como cresceu católica e candomblecista, por causa da influência da mãe e da vizinhança - e Caetano, curiosamente, escapou e virou meio ateu. Também explica que faz questão de passar todo mês de fevereiro em sua terra, Santo Amaro da Purificação, que faz uma grade festa religiosa nessa época. Com depoimentos de parentes (a irmã Mabel Veloso é um farol) e amigos (Chico Buarque, ouro agnóstico convicto), "Fevereiros" culmina com a Mangueira na avenida e Bethânia em estado de graça, em cima de um carro alegórico. Nesse momento se borra a fronteira entre o sagrado e o profano: é tudo uma coisa só. Aliás, este é o sentido da palavra "religião". Religar a Deus.

9 comentários:

  1. Otima cantora e interprete,mas nao gosto myito dessa veneracao sobre um artista,fora dos holofotes peida como qualquer um de nós.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tony! Eu vi Fevereiros tb. É uma ode. É lindo demais. Que bom ver vc falando dele. Vou aproveitar meu comentário só para uma pequena correção. Marcio Debellian é o nome do diretor. Um bjo. Sou teu leitor desde sempre. <3

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Putz! A Bethânia é foda. Como pode...Foi em Pedrinha de Aruanda que conheci Motriz o maior hino de desamparo que conheço ao lado de Lacrimoso...

    ResponderExcluir
  4. deusa.....sem o menor interesse em conhece la pessoalmente...."teria ate como"....gosto tanto do que eu construi ouvindo....que não quero nada que interfira.

    ResponderExcluir
  5. 16:25 Bacana é a Pablo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Toda vez que esculto essa mulher a minha alma TRANSCENDE !!!! ♥♥♥

    ResponderExcluir