sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

RÉPONDEZ S'IL VOUS PLAÎT

Cuba, Venezuela e Nicarágua foram desconvidadas para a posse do Bozo. São ditaduras asquerosas, mas também são países com que o Brasil mantém relações diplomáticas. Regimes tão ou mais horríveis, como a Coreia do Norte ou a Arábia Saudita, não tiveram seus convites revogados. Veja bem, não estou defendendo ditadura nenhuma. Mas, como diz o Hélio Schwartsman na Folha de hoje, posse presidencial não é festa particular: não é um evento de pessoas físicas, é uma ocasião de Estado. O presidente pode até vetar alguns desafetos, mas países inteiros é meio demais.

O mais engraçado é que o PT e o PSOL, os dois partidos mais ardentemente anti-Bozo, estão tendo a mesmíssima atitude com o sinal trocado. É digna da quinta série a decisão das legendas de não enviar nenhum parlamentar para assistir à posse. De novo: não é uma questão pessoal. Numa democracia de verdade, TODOS os partidos participam da posse, porque democracia não é só quando a gente ganha. Hillary Clinton respirou fundo, tapou o nariz e foi à posse do Trump; ela não inventou um resfriado ou um câncer no intestino para poder faltar.

E o mais incrível é a quantidade de gente nas redes sociais que apoia essa infantilidade das agremiações de esquerda. "Ãin porque o Bozo falou que ia metralhar todo mundo, ãin porque espalharam fake news, ãin porque ele não respeita a democracia" - e, portanto, nós devemos desrespeitar também? Realmente, muitos brasileiros não sabem como funciona uma república, a separação dos poderes, o sistema de pesos e contrapesos. Ainda estão presos à visão patrimonialista, misturando interesses da nação com picuinhas pessoais. Bem poucos entendem o que significa uma instituição. Que preguiça desse país.

16 comentários:

  1. Eu moro em Brasília e vou passar longe da Esplanada. Mas eu não sou político, né? Não sou obrigado. E dizem que vão bloquear sinais de celular na região, e como eu acho que essas coisas sempre extrapolam, acho que vamos voltar umas décadas por aqui e ficar incomunicáveis. Para combinar com os novos tempos.

    ResponderExcluir
  2. A família Bozo chegou ao poder, e vai tratar o país como propriedade particular pelos próximos 4 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai mesmo, se nós deixarmos e se não pusermos as instituições para funcionar.

      Excluir
  3. O desrespeito, as fake news e a mentira são, desde sempre, as ferramentas da esquerda. Bolsonaro veio nos salvar dessa camarilha. Que Deus o ilumine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse tipo de comentário do 19:48 é piada e/ou provocação? Porque só os minions mais burros ainda não perceberam que o clã Bozo vem enrolado em desrespeito, fake news e mentira.

      Excluir
  4. Ain tonia vc acha que vai ter mais gente do que a posse do trump ou do obama? Não sei se vou e tb não sei o que vestir, então acho que fico em casa e faço um churras com a migas. Que dúvida viu! Não queria começar o ano com dúvidas...

    ResponderExcluir
  5. Que preguica desse pais tb!!!

    ResponderExcluir
  6. Não convidar ditadura cubana nicaraguense ou venezuelana é facil. Quero ver ter peito e não convidar a ditadura comunista chinesa.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Excelente comentário Tony Goes, te admiro! Devemos repudiar sim o Bozo e tudo que ele representa, mas nunca desrespeitar a democracia, por isso sempre fico com pé atrás em relação ao PT e o PSOL e o radicalismo infantil desses partidos, concordas que Ciro Gomes e o PDT fará uma oposição muito mais inteligente e eficiente que esses dois?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara. Ciro decepcionou um pouco ao não tomar posição a favor do Haddad no segundo turno, mas ele está se preservando para o futuro pós-PT.

      Excluir
  8. Era de se esperar que vc não entendesse a atitude do PT e PSOL mesmo.

    "Coxinha sendo coxinha"

    ResponderExcluir
  9. Tony, só não entendi de que forma a ausência desses partidos pode ser um desrespeito à democracia. Não vejo sentido em exigir que políticos que foram ameaçados de morte e exílio estejam na posse de quem os ameaçou. Isso não é uma atitude antidemocrática, mas uma forma de manifestação e posicionamento político contra um candidato eleito, esse sim antidemocrático a ponto de expressar seu desejo em eliminar qualquer forma de oposição e ativismo.

    ResponderExcluir
  10. De uma coisa já se tem certeza... vai ser a posse mais ostrassiva e desprestigiada de toda a história do Brasil. Nenhum país quer se associar a essa baixeza e vulgaridade máxima. E Bozo será o maior presidente da escória do brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ostracismo + Ostensivo = ostrassivo, mas como se refere a posse é Ostrassiva.

      Excluir