domingo, 23 de dezembro de 2018

PAQUERAR, TRANSAR E SAIR CORRENDO


Eu deveria ter amado "Conquistar, Amar e Viver Intensamente" (eita titulozinho imbecil). Afinal, o novo filme de Christophe Honoré se passa em 1993, quando eu supostamente estava no auge da beleza física e da assanhadice. Na verdade, não estava: já havia me casado com Oscar e, nos nossos primeiros anos juntos, nem na boate nós íamos. Mesmo assim, vivi bem aquela época e, mais importante, perdi amigos e ex-namorados para a "maldita", o tema de fundo do longa. A AIDS entra em "Paquerar, Transar e Sair Correndo" (uma tradução mais fiel) como o grande estraga-prazeres. Mas é bastante louvável que os personagens não se sintam culpados, e que a discriminação que a sociedade nos impõe até hoje não tenha preponderância no roteiro. O que interessa mesmo é uma reflexão sobre o significado de ser homossexual e homem, com a promiscuidade que muitos dizem ser natural ao gênero, em um tempo liberador e aterrorizante ao mesmo tempo. O ritmo desanda no terço final, quando o clima de alegria e putaria finalmente é trocado pelo corredor frio de um hospital. Mesmo assim, o filme tem um enorme saldo positivo: a ascensão do interessantíssimo Vincent Lacoste, um ator que está aí há anos, ao posto de protagonista. E talvez ao de meu próximo noivo secreto.

8 comentários:

  1. Nossa vc tem um Q com himens franceses, na sua lista quase nao figura outra nacionalidade de chush( atual amor planotico modernizado) seria pq vc ja teve um ficante frances? Ou pq eles tem fama de bem dotados? O seria um tara daquele cecezinho leve ? Ai Tony conta para nos...vc nao é ator/cantor mas já tem um monte de fãns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que o Tony seja muito fã do "hímen" francês não. Hahahahaha.

      Excluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Vou ver pois parece-me uma reflexão interessante daqueles anos interessantes quando o "prazer se tornou risco de vida".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela definição! De facto era risco de vida e fui louca!!! Roleta russa pura!!!

      Excluir
  3. Eu tava no café da manhã lendo por alto que saiu um novo filme baseado em livro do Honoré pro meu marido e disse que se passava em 93 e a aids era um dos temas do filme. Eu falei de brincadeira antes de terminar de ler: “vai ver dessa vez é uma comédia.”
    Ele deu um BERRO de HAHAHAHA
    Eu terminei de ler, virei a página e O Globo (de quinta passada) tinha botado ele na lista de comédias mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem vários momentos engraçados. Poderia ser chamado de comédia dramática.

      Excluir
  4. Quando vcs assistirem a peça chamada Herança vcs ficarão passados!
    A peça é longa - duas sessões- dois dias , eu assisti em Londres, na última sessão tinha a High Priest Vanessa Redgrave, nem preciso dizer ....

    ResponderExcluir
  5. Eu como sou quadrado, nunca Paquerei, transei e saí correndo... Pelo menos, não todos os três e nessa ordem.
    Devo ver (em casa) quando essa opção for liberada.

    ResponderExcluir