sábado, 29 de dezembro de 2018

AS PESSOAS DO ANO

Todo ano eu incluo na minha retrospectiva uma listinha das personalidades que mais se destacaram no noticiário. E imito o critério da revista Time: para o bem ou para o mal. Acontece que 2018 teve uma cota excessiva de vilões. Para dar uma ideia realista do que foram os últimos 365 dias, eu teria que lembrar de muitos escrotos. Como de horrenda basta a vida, minha lista de pessoas do ano só vai ter gente bacana. E veja só: sem que eu fizesse um esforço nesse sentido, minhas cinco selecionadas são todas mulheres. Sinal de que são elas que estão na linha de frente das mudanças, e sinal de que é contra essas mudanças que os reacionários se levantam no mundo todo. Sem mais delongas, vamos a elas:

Alexandria Ocasio-Cortez
Além de deputada federal eleita por um distrito do bairro novaiorquino do Queens, Alexandria também é a figura de proa de um movimento que está renovando a política americana. Bem mais à esquerda do mainstream do partido Democrata, ela e dezenas de outros eleitos por todos os EUA são um aperitivo do vem por aí. Muitas pedras no sapato do governo Trump, que já está se desmanchando feito a proverbial casa de cartas.

Meghan Markle
Quem diria que sangue negro iria correr nas veias da família real britânica? Claro que a chegada da ex-atriz americana à monarquia mais tradicional da Europa tem uma boa dose de jogada de marketing: é justo do que os Windsor precisam para se segurarem no trono mais um pouco. Mas não dá para duvidar do amor entre Meghan e o príncipe Harry depois daquela que foi a cerimônia de casamento mais emocionante da década.

Letícia Colin
O Brasil sempre tem muitas estrelas da TV e da música dignas de entrar em qualquer retrospectiva. E Letícia Colina nem é exatamente uma novidade: a carreira da moça já tem quase 20 anos. Mas foi divertido ver o público reagir espantado quando percebeu que a salerosa Rosa da novela "Segundo Sol" era feita pela mesma atriz que fez a princesa Leopoldina em "Novo Mundo". Além do talento de sobra, Letícia também dá a cara para bater. Adoro.

Elza Soares
A única a aparecer em mais de uma das minhas listas de 2018 (Elza também lançou um dos melhores discos do ano, "Deus É Mulher"). Mas não foi só na música que ela se destacou. Lançou uma biografia, inspirou um musical e virou uma espécie de deusaviva da cultura brasileira. E eu finalmente consegui vê-la ao vivo, na gravação do especial "O Fino da Bossa".

Marielle Franco
Como a maioria dos brasileiros, eu nunca tinha ouvido falar da vereadora carioca até ela ser assassinada. Uma tragédia ainda não resolvida, pois é óbvio que os culpados estão atrapalhando as investigações. Só que Marielle cresceu depois de morta. Ficou conhecida no país todo, elegeu três assessoras e hoje é um símbolo, uma ideia e um ideal. Está mais presente do que nunca.

15 comentários:

  1. Marielle Presente! Hoje e sempre

    ResponderExcluir
  2. Eca. q lista. só o desespero do marido perder a boquinha da lei roubanet, define isso. Aff.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estamos desesperados porque roubamos milhões. Mas não tanto quanto Fabrício Queiroz ganhou comprando e vendendo carros.

      Excluir
  3. Ótima lista, mas a MM tá ali mais por causa da família real do que por méritos próprios. Eu seguraria a onda do “não dá pra duvidar do amor” se for pra julgar pela cerimônia de agora. Foi moderna? Foi, mas a dos pais do Harry também foi um sonho de princesa pra sua época e a gente bem sabe como acabou.
    Os babados reais vão desde ela não querer sequer morar no país do marido, a se aliar ao sogro na intrigas palacianas a pagar pra diversas revista de fofocas para falar bem dela.

    Por outro lado, Elza Soares merece tanto que as indicações dela nas 2 listas deste ano deveriam valer retroativamente por uns 3 anos.

    ResponderExcluir
  4. Estou CANSADO.

    Quero ir embora para a minha DIMENSÃO!!!

    Voces são tudo CAFONAS!!!

    ResponderExcluir
  5. O sobrenome da Alexandria é Ocasio-Cortez, não Ocasio-Martinez.

    ResponderExcluir
  6. Acho que vc chegou a citar Marielle aqui no blog quando ela foi eleita, não? Portanto, tinha ouvido falar sobre ela antes do assassinato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Citei não. Não conhecia mesmo. Mas, depois do assassinato, fiz vários posts sobre ela.

      Excluir
  7. Enxáguo a nascente e lavo a porra toda
    Pra maresia combinar com o meu rio, viu
    Minha lagoa engolindo a sua boca
    Eu vou pingar em quem até já me cuspiu, viu

    ResponderExcluir