sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O SILVIO SANTOS É COISA NOSSA

Se Silvio Santos fosse americano, sua vida já teria sido contada em dezenas de livros, dois filmes e uma minissérie de TV. Haveria até um ator premiado com o Oscar por interpretá-lo. Como ele é brasileiro, até pouco tempo só existiam seis biografias publicadas - ou melhor, hagiografias, em que o dono do SBT é tratado como um santo. "Topa Tudo por Dinheiro", de Mauricio Stycer, rompe essa tradição. Para começar, a obra não conta a trajetória de SS de forma linear. Cada capítulo realça um aspecto de sua atuação: animador de auditório, comerciante, empresário, aspirante a político, bajulador do governo de plantão. Passagens obscuras, como as candidaturas frustradas a cargos públicos, são esmiuçadas, com o apoio de uma vasta bibliografia e de depoimentos de testemunhas oculares (procurado pelo autor, o próprio Silvio se recusou a dar entrevista, como de costume). O retrato que emerge das páginas do livro está longe de ser lisonjeiro. Há desde passagens folclóricas, como a maneira com que SS muda os horários da grade de seu canal ou faz contratações absurdas, até episódios nebulosos (para dizer o mínimo) como a quebra do Banco Panamericano. Sou amigo do Stycer há mais de 20 anos e, quando ele me falou do projeto, apostei mentalmente que iria ter problemas. Um homem que se gaba de ter "autorizado" o comediante Ceará a imitá-lo (o que é uma bobagem total) não iria deixar barato, pensei eu. Só que, mais uma vez, Silvio nos surpreendeu a todos. Sem consultar a editora nem pedir a opinião de ninguém, como é de seu feitio, mandou o SBT produzir um comercial de 15 segundos sobre o livro, exibido durante três dias pela emissora. Tu-do de gra-ça. Como se fosse um perfume da Jequiti ou um carnê do Baú. Vai entender.

11 comentários:

  1. Delírio persecutório, talvez? O cara não está nem aí.... ele é o DONO!!!! Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. SS = 11

    a=1 b=2 c=3 d=4...

    "Self-made" man... Riiiiiiight!

    Ele é maçom ou não é Lombardi??

    ResponderExcluir
  3. A-DO-REI o lacre reverso do patrão!

    Sílvio Santos é um gênio cercado de bonobos: enquanto o povo do lacre descobre que mandioca é comestível, ele já transformou em farinha, começou a fabricar em larga escala e colocou as "colegas de trabalho" pra vender.

    ResponderExcluir
  4. Como se fosse um comercial da Netflix... opa!

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Mas nada disto vai fazer mudar o que de fato este homem é. Um homem vil que se aproveita e contribui para manter uma nação boçal de boçais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto mais incapaz e fracassado, maior a inveja. Faz parte.

      Excluir
    2. Bolsominion, acertei???

      Gente, tem coisa mais JECA que SBT???

      Excluir
    3. 17:59 Não, sinceramente não. Não me sentiria capaz em um papel deste e acredito que não esteja sozinho nessa posição. Quanto a você não deixou dúvidas.

      Excluir
  6. Se fingir de idiota para idiotas não sendo idiota é uma das maiores crueldade que um ser humano pode praticar.
    G-

    ResponderExcluir
  7. Ss coisa nossa??? Please ne!!! So se for coisa sua porque esse rato jamais será coisa nenhuma minha tanto quanto tb o bosta que jamais será meu presidente!!!!

    ResponderExcluir
  8. Aí vem o Cenoura Bravanel assediar a Claudia Milk ao vivo nos 3 minutos mais embaraçosos do milênio na tv brasileira até o momento.

    ResponderExcluir