sexta-feira, 2 de novembro de 2018

ALÉM DA MOSCA AZUL

Sérgio Moro estava exultante. O sorriso do futuro ministro da Justiça exalava energia suficiente para iluminar uma cidade de porte médio. O juiz não conseguia esconder sua euforia no voo que o levou de volta a Curitiba, depois de um pulinho no Rio para conversar com o Biroliro. Satisfeita, a mosca azul murmurou para si mesma: "missão cumprida".

Há pontos positivos na nomeação de Moro para uma superpasta que englobe a Justiça e a Segurança Pública. Ele é rigoroso, preparado e obstinado. Pode ser a salvação da Lava-Jato, que sempre corre perigo quando se aproxima de algum partido que não seja o PT. O homem de preto também pode estar pensando no próprio futuro: o cargo é um atalho para o STF, o sonho de qualquer magistrado (posso estar enganado, mas eu duvido que Moro pense em ser presidente).

Também há aspectos negativos, é claro. Moro jamais se livrará da suspeita de que recebeu um prêmio por ter ajudado a eleição do Bozo. Também reforça a narrativa ideal dos petistas, de que tudo não passou de uma manobra política e que Lula é um mártir inocente. E tem mais: como é que alguém que se diz tão probo aceita ficar sob as ordens de um notório defensor da tortura, além de racista, machista e homofóbico? Pouca surpresa aí: a mulher de Moro fez campanha pelo Solnorabo - e alguém tem dúvidas sobre o voto do próprio Moro?

Já nutri por Sérgio Moro a mesma admiração que muita gente ainda dedica a ele. Hoje vejo também um sujeito que adora um holofote, que torce a lei para atingir seus objetivos e que meio que acredita na própria lenda. Vejo sua entrada no próximo governo com apreensão, mas também com curiosidade. Só vou relaxar quando ele pegar Onyx Lorenzoni ou outro alguém da nova cúpula da República.

36 comentários:

  1. "Pode ser a salvação da Lava-Jato, que sempre corre perigo quando se aproxima de algum partido que não seja o PT."
    Correção, Tonico. Como Ministro da Justiça ele não pode mover UM DEDO sequer além de nomear e movimentar delegados e agentes da PF.
    Lava-jato continua sob a batuta do Judiciario e MP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu quis dizer foi que um outro ministro da Justiça poderia melar de vez a Lava-Jato, como se tentou fazer no governo Temer. Moro, evidentemente, não irá fazer isso.

      Excluir
    2. O que se tentou pra “melar de vez” a lava jato no governo do vampiro foi apenas isso: reduzir o efetivo da PF a disposição das forças tarefa. Nada garante que Moro também não fará isso.

      Excluir
    3. Que já é uma bela duma melada, essa redução de pessoal. O governo Temer só não fez mais contra a Lava-Jato porque já estava com toda a opinião pública contra si.

      Excluir
    4. Não fez porque não tinha prerrogativa para isso. Não é possível, no momento, ver aspectos positivos na nomeação
      do Moro.

      Excluir
    5. Parabéns Moro, que Deus te ilumine sempre e não permita que esses vermelhos sobrepõem as pessoas de bem

      Excluir
    6. Esse Tony é vermelho, ta na cara. Antes de publicar suas asneiras voce deveria refletir e respeitar também a opinião dos leitores. Ridículo é seu texto chamando e ridículos quem apoia o boicote. So podia ser da Folha mesmo. Tirando algumas exceções isso é um antro de petistas que sofrem de idiotismo .

      Excluir
    7. Sim, sou vermelhíssimo, militante histórico do Partidão, passionário, membro da Ursal e integrante do MR-8, como qualquer pessoa que não votou no defensor da tortura, racista machista e homofóbico.

      Excluir
    8. "sou vermelhíssimo, militante histórico do Partidão, passionário, membro da Ursal e integrante do MR-8" também e olha que consegui todos esses títulos sem ir em uma reunião da Ursal e nunca ter pisado numa conferência do PT!

      Excluir
  2. N duvido que o PT tenha cometido corrupção, mas tampouco Moro foi o paladino da justiça. Sua atuação sempre foi ambígua, e para quem è de fato democrata neste país, sò nos resta assistir desconfortavelmente mais um carreirista entrar no abjeto governo ao lado de ilustres como Magno Malta.

    ResponderExcluir
  3. Em qualquer pais descente ou meio descente , o senhor Moro seria investigado .

    Me lembro dele de jantares com Aecio temer e posando para revistas e tele. A imprensa internacional ja condenava esta atitude dele E as tupinikims batendo palma e fazendo post de MORO e meu heroi .

    ResponderExcluir
  4. juizinho que se diz de formação humanista alinhado com um Governo cujo presidente eleito diz ter o livro do coronel e torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra em sua cabeceira, e que afirma ser favorável à ditadura militar, pena de morte, redução da maioridade penal e ser contra a liberdade de imprensa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que sempre fiquei fora das alienações de massa , e nunca acreditei nessa de juiz imparcial Super Moro heroi brasileiro

      Excluir
    2. 17:03 ele ja deu prova de que é fã de autoritarismo ao fazer um pedido para que a prisão de Lula fosse mantida, contrariando ordem de um desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, hierarquicamente superior a Moro.

      Excluir
    3. Dando uma bizoiada no Twitter de Sergio Moro e vejo que ele deu RT de um twitter de Feleciano que diz " Por que a oração de @jairbolsonaro e @MagnoMalta preocupa tanto @MiriamLeitaoCom ?"

      E os seguidores dele tudo gritando Imprensa comunista cadeia nela

      Excluir
    4. O Juizao tambem deu RT para o twitter de Eduardo Bolsonaro 17


      @BolsonaroSP
      1 de nov
      Mais
      Caso não seja presa e consiga assumir seu mandato de deputada federal aguardo ansiosamente a Sra. @gleisi Hoffmann para o debates na casa do povo. Lugar de corrupto não é na presidência e nem no legislativo.

      Excluir
    5. esse Moro tem muita informação das investigações da lava Jato sobre politicos,partidos, juizes, empresarios, funcionarios etc... Ja vejo as reformas e pautas da utra direita no congresso sendo aprovadas sem problema

      Excluir
    6. 18:07 Já começou....blá blá blá mas ele não é juiz?! então pode...não, não tem conflito de interesses, ele vai lutar ainda mais contra a corrupção....
      mermão dá uma vontade de enfregar a cara da pessoa no asfalto! Pqp!!!

      Excluir
  5. A minha maior preocupação é o meio ambiente vai ser uma briga dentro do ministério. O ambientalista vai querer preservar, e o Agro vai querer desmatar pra produzir, ganha quem gritar mais alto. Isso é um erro!

    Me diga um país que ainda possui uma riqueza ambiental como nossa?

    Vocês só irão perceber o tamanho da merda, quando acabar de uma vez a água de São Paulo, e o Amazonas não tiver mais doar um pingo. Ou quando tivermos que andar com máscaras.

    ResponderExcluir
  6. E esses pregos todos vão confessar a existência de seres AVANÇADOS extraterrestres???

    Querem é meter BALA!! FUZILAR!!! DAR GOLPE!!!

    Bolsonaro: "Tortura","Golpe", "Guerra civil", "Matar 30 mil"

    https://youtu.be/M-tkPPwT9Xw

    ResponderExcluir
  7. "Não seria apropriado da minha parte postular qualquer espécie de cargo político porque isso poderia, vamos dizer assim, colocar em dúvida a integridade do trabalho que eu fiz até o presente momento."

    — Sergio Moro, em 27.nov.2017, ao vivo em evento da @VEJA

    ResponderExcluir
  8. O Mio Babbino Caro
    Sergio Moro é herói de quem???
    Talvez de Aécio Neves ou Temer ou de Bolsonaro mesmo...Não participo dessa festa. SEI MUITO BEM QUEM É FÃ DE BOLSONARO.

    ResponderExcluir
  9. Amigas,

    Que discussão inútil. Tudo é vaidade e não há nada de novo sob o sol, já dizia o Eclesiastes há, mais ou menos, 3k anos. Isso vale para políticos, religiosos, profissionais, narcotraficantes, bandidos, monges, e até praquelas que querem competir pela maior largueza do pedaço, e pelo maior preenchedor desse vão.

    ResponderExcluir
  10. Ptista realmente é uma raça! Esse discurso do PT é a coisa mais burra que já vi. E as burras vão atrás! PQP!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21:35 Qdo. Vc abrir os olhos vai ver que pt não é nada...
      G-

      Excluir
  11. O poder e a fama (ainda mais) corrempem todas as nobres almas. Nenhuma escapa.

    ResponderExcluir
  12. Desça do pé do Alface Tony!!! Tá surtada de novo beeee!!? Não viaja!!! Deixei os remedinhos na portaria; toma as doses nos horários certos. Já conversamos sobre isso; volte no meu consultório!

    ResponderExcluir
  13. O que eu tenho mais medo são esses "superministérios". Criam-se postos de extremo acúmulo de poder com a desculpa de conter gastos. Mas, primeiro, será que um ministro consegue dar conta de tanta atribuição? O Moro vai gerir a PF, CGU, penintenciárias, imigração e COAF. O Paulo Guedes vai gerir Tesouro, Receita, Planejamento, Indústria e Fazenda. E supondo que "façam um bom trabalho", é seguro dar tanto poder e acesso a informação a uma só pessoa? Com um Presidente com claras tendências autoritárias que diz dar carta branca a seus superministros, será que eles vão se conter na hora de perseguir adversários políticos?

    ResponderExcluir
  14. "Aos amigos favores aos inimigos a lei"
    Maquiavel

    ResponderExcluir
  15. Agora vamos imaginar um contrário: Haddad vence a eleição e convida para ministro da Justiça o desembargador que mandou soltar o Lula.
    Imagina só a gritaria, imagina!

    ResponderExcluir
  16. o cidadão que pediu a soltura do ex-presidente criminoso "por falta de provas" ou porque "a 'onu' (sic) recomendou" é o mesmo que deve estar esperneando forte agora.

    ResponderExcluir
  17. Até quando essas porra vão ficar por aqui falando de pt. De onde será que vem essa tara....

    ResponderExcluir