domingo, 14 de outubro de 2018

UM SUJEITO PEQUENININHO

Vamos fingir que o Bostonazi nunca falou nada de ofensivo a ninguém. Nunca se declarou homofóbico com todas as letras, jamais disse que mulher merece ganhar menos do que homem, não mediu em arrobas o peso de um quilombola. Não defendeu a tortura, nem que o problema da ditadura militar foi ter matado pouca gente. Vamos fazer de conta que todas as opiniões autoritárias, que mais do que justificam a suspeita de que se trata de um protofascista, em momento algum foram ditas. Então, o que é que sobra? Um cara tosco, iletrado, mesquinho e despreparado. Um deputado que, em 27 anos de Congresso,  não só aprovou apenas dois projetos de lei como nunca se envolveu nas discussões sérias sobre seus cavalos de batalha, o combate à corrupção e à violência. Um sujeito sem a menor noção dos reais problemas brasileiros, sem a sombra do que seja um estadista, nem um milímetro de grandeza de caráter. E é para esse sujeito, que também carece de experiência administrativa, cultura geral e sabedoria política, que mais da metade do Brasil quer entregar a presidência.

Mas bobo o Bozo não é. Nas últimas eleições legislativas, foi sempre o deputado mais votado do Rio de Janeiro. Soube expandir seu público, antes restrito aos militares, sem nunca ter mexido uma palha que não fosse a favor dos militares. Lançou os filhos na política e despachou um deles para fincar uma base em São Paulo. Hoje são uma família de políticos profissionais, como qualquer clã nordestino. Florescem todos graças à marca que o pai cultivou ao longo das décadas. Uma marca que significa autoridade, firmeza e dureza contra a corrupção, sem que o produto em si corresponda. Pelo contrário: nenhuma das muitas denúncias de que não é bem assim, da empregada-fantasma Wal à ex-mulher que procurou socorro na embaixada na Noruega aos 432% que o patrimônio de um único filho cresceu em pouco tempo, nada cola na família Brucutu. Isso é que é blindagem. Os tolos acreditam porque querem acreditar.

E é esse fulano sem plano, sem ideias, só com "boutades" e frases de efeito que viram memes, que boa parte dos brasileiros chama de "mito" e quer no Planalto. Ainda sonhamos com o Salvador da Pátria: herança do sebastianismo português? Do Império, que ainda nos faz crer que um presidente tenha poderes imperiais? O fato é que a República dá um reboot em si mesma de 30 em 30 anos. A primeira vez foi em 1930, quando a sociedade era muito menos estruturada do que hoje. Getúlio Vargas destituiu a República Velha e se instalou durante 15 anos no poder, oito deles como ditador pleno. A segunda vez foi em 1960, quando Jânio Quadros foi eleito prometendo varrer a corrupção. Não durou nem um ano, e precipitou o processo que levou ao golpe de 1964. A terceira foi em 1989, nas primeiras eleições diretas para presidente em 29 anos. O povo acreditou que Fernando Collor de Mello era mesmo o "caçador de marajás". Durou dois anos. 

Collor e Jânio ainda gozavam da vantagem de terem sido prefeitos e governadores de estados. Vendiam-se como outsiders, mas tinham alguma experiência. Solnorabo, nem isso. É marketing da cabeça aos pés, passando pelas mãos em forma de revolvinho (já pensou se seus opositores adotassem o gesto da facadinha?). E é para esse farsante que queremos entregar o cargo mais alto da nação. A missão de salvar a economia e nos fazer felizes. Não aprendemos nada, nem queremos aprender. Somos o povo cujo Museu Nacional ardeu com tudo dentro, e deu de ombros. Não é que poucos de nós tínhamos ido lá: poucos de nós sabíamos da existência do museu. Para quê, não é mesmo?

Mas continuamos querendo um rei, um imperador, alguém "contra tudo o que está aí". Caímos, pela segunda vez, na esparrela de um cicioso que comete erros crassos de português. Mas Lula pelo menos tinha jogo de cintura; sabia fazer política. E ainda tinha uma certa grandeza de espírito. O Bozo e seus filhos são aqueles alunos mais velhos que fazem bully nas bichinhas do colégio, mas enfiam o rabo entre as pernas quando chamados na diretoria. Muito corajosos quando andam em bando e covardões quando a sós.  Veja como o Coiso reagiu ao ser confrontado com a violência de seus seguidores: "Não tenho nada a ver com isso, eu é que levei uma facada" (e o mestre Moa levou 12). Raso, egoistinha, desprezível. Só sabe fazer marketing e contar potocas. Mais nada: pode procurar. E é aí - e não nas tiradas asquerosas, repelidas até por Marine Le Pen - é aí, na minha modesta opinião, que mora o perigo. Estamos mais do que avisados.

35 comentários:

  1. Lula perto dele é um Kennedy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony,

      Ajude-me a entender, por favor, q diabos se passa na cabeça de uma atriz que, no minímo, precisa de liberdade irrestrita no trabalho para se posicionar a favor desse cara?

      Nem vou entrar no mérito que ela é uma atriz afetada e cheia de trejeitos, cujo talento é inversamente proporcional à sua popularidade, a qual joga ela naquela roda viva chamada “formador de opinião”, o q vc tb é de uma forma menos abrangente...

      Excluir
  2. Eu não consigo imaginar como vai estar o país daqui a quatro anos. Será que estamos andando em direção ao abismo?

    ResponderExcluir
  3. https://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7583658/reu-em-2-processos-bolsonaro-pode-ser-impedido-de-assumir-a-presidencia-se-eleito

    Desprezível!

    ResponderExcluir
  4. DORES NO CORPO E UMA VERGONHA GIGANTESCA...CHEQUE MATE!

    ResponderExcluir
  5. A nossa sociedade é preguiçosa, sempre quer que alguém resolva todos os seus problemas sem que ela faça absolutamente nada. Todo mundo quer estrada de qualidade, mas todo mundo reclama do preço do pedágio seja ele público (na forma de imposto) ou privado.
    O Jair é esperto e trabalha para si mesmo (como quase todo político). Ainda jogou bem e escolheu um vice pior que ele. Assim, evita de que a pressão política que vai sofrer no futuro tente fazer com ele o mesmo que foi feito com a Dilma. Se ela não tivesse sido besta, e tivesse colocado o Lula como vice, nem ela nem ele estariam onde se encontram agora.

    ResponderExcluir
  6. A pessoa vota no PT para não admitir que suas críticas são tolas, superficiais e de viés estético.

    Claro que eu vou votar numa quadrilha que roubou bilhões para não eleger um homem que não gostaria de ter um filho gay, claro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PT quadrilha ? cara, mensalão e petrolao existiam antes do PT, é uma corrupção sistêmica, que envolveu todos os partidos (exceto psol e pstu). A escória do bolsonaro está aí, porque a mídia e os colunistas passaram anos e anos satanizando o PT e as esquerdas. Aqui mesmo nesse bloque dem dúzias de posts exclusivamente anti PT, que de certa forma ajudaram a chocar o ovo do fascismo.

      Excluir
    2. AMO esse tipo de comentário! Quer dizer que a culpa pelo Boçalnaro agora é dos críticos do PT? Quem me dera ter esse tipo de poder, mwahahahahahahahahaha

      Excluir
  7. Ah, Tony, o pior de tudo é o cansaço mental.
    Mesmo sabendo lidar numa boa com opiniões diferentes da minha, nunca pensei que me decepcionaria tanto com pessoas próximas como me decepcionei no último mês. Familiares, amigos, colegas de trabalho com quem me dou bem. Tá f*d@ a convivência. É um fanatismo em torno do Coiso que está ruim de aguentar. É como eu li em um comentário no YouTube outro dia "as máscaras já caíram e os intolerantes estão criando asas." Está sendo doloroso saber pelo comportamento de familiares e amigos que não deixa de ser verdade o que ele disse em uma entrevista, que gay a gente não respeita, suporta.
    Eu sei que tem gente que vai votar nele pelo anti-petismo, por ser a única alternativa ao Haddad no segundo turno, mas a maioria vota porque se alinha com o que ele diz e pensa mesmo. Não quero ser hipócrita, eu mesmo simpatizo com uma política econômica mais liberal, mas é o lado humano que tá pegando. Estamos indo para o extremo, isso me preocupa.
    Antigamente era só desligar a televisão ou sair de perto. Hoje temos smartphones e o péssimo hábito de alguns de assistir a vídeos sem pôr os fones de ouvido no volume que quiser. É do início da manhã até final do dia em todos lugares. O pior é que a alternativa a ele não é melhor. Para não votar nele estou traindo princípios. Não vejo a hora disso acabar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tudo tudo verdade o Q Vc disse.Uma tristeza , uma decepção infinitas constatar que tantos "ditos amigos e familiares " deixaram cair todas as máscaras. Eles gostam, tem respeito , admiram a convivência com gays? Q nada, apenas suportam e, na verdade, querem nos ver pelas costas. Por outro lado, antes tarde do que nunca, pudemos ver a quem respeitar . Melhor poucos ou mesmo nenhum.

      Excluir
    2. Perfeito seu comentário... estamos em caminhos radicalmente opostos, de extrema e radical esquerda para extrema e radical direita!
      Que tenhamos boa sorte nos próximos anos, pois é difícil decidir pela política humana, ela é falha em todos os pontos, em todos os lados.. alguns um pouco melhores, alguns piores.. mas nunca perfeito! :-(

      Excluir
  8. E a treta do Zé de Abreu com a visita que a Regina Duarte fez à casa do Bozo?

    ResponderExcluir
  9. Pelo que pude ler, tenho a impressão que o PT é melhor coisa do mundo! Que não fez nada de errado, que lula é um santo e que o Haddad foi o melhor prefeito de SP.
    Já não é hora????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.redemundonoticias.com/single-post/2018/09/30/Voc%C3%AA-sabia-Haddad-j%C3%A1-foi-eleito-o-melhor-prefeito-da-Am%C3%A9rica-Latina

      Excluir
  10. Acho que meu único prazer nos próximos 4 anos vai ser falar "eu avisei" para todos os asnos que eu conheço que votaram nesse coiso. Isso se tivermos eleição daqui 4 anos mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos de tentativas, em todo momento.
      Agora é hora de tentar novamente, pois insistir no erro não dá... tentamos sim, e se não der certo, tentamos novamente daqui a 4 anos ou não... independentemente de partidos, temos que tentar. Já sabemos que o anterior falhou - isso é fato. Vamos ver o próximo. O que não podemos é deixar o nosso ego tomar as rédeas. Votamos pelo Brasil e não por um partido... se o anterior não foi bom, nada melhor do que tentar o novo (sem referências ao partido!) e esperar que seja melhor.... o plano de governo, definitivamente o é!

      Excluir
    2. Que "novo"??? Voce quer dizer Sónabolsa??? Que recebe auxílio-moradia que o facebook está impedindo de as pessoas saberem disso través de compartilhamento de um simples LINK para o jornal???

      Esse mesmo Sónabolsa que passou TODA sua carreira politica pendurada no mais sujo do que pau de galinheiro PP??? Que GANHA do PT em menções de ESQUEMAS DE CORRUPÇÂO na Lava-Jato?

      Esse mesmo Sónabolsa que escolheu o OPORTUNISTA do Magno Malta que, conhecendo a fama do indivíduo, disse um baita NÂO para o convite de ser vice do DEMAGOGO???

      Esse "novo"???

      Tá de PIADA né???

      FASCISTAS NÃO PASSARÃO!!!

      Excluir
    3. Trilha Sonora: pablo vittar feat alice caymmi EU TE AVISEI

      Excluir
    4. O brasileiro tem uma ideia bem maluca, contraditória e sem nexo de NOVO né?

      Excluir
  11. Eu acho que está tudo ARMADO para o Sónabolsa ganhar!!! Ele suporta Israel, e o facebook (o dono, para variar, é judeu) está CENSURANDO meus links que eu posto de um artigo da Folha que é esse aqui:

    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/01/1948729-com-imovel-proprio-bolsonaro-ganha-auxilio-moradia-da-camara.shtml

    E esse aí de cima com o Haddad sendo escolhido o melhor prefeito da America Latina!!!

    TUDO SOMEM COMO RESPOSTAS QUE EU INCLUO OS LINKS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal nessa ferramenta... independente de quem seja o seu partido... em outras situações similares também tive o meu bloqueado... não considere que seja uma proteção à esse ou qual candidato seja... em verdade, os proprietários do facebook estão pouco se lixando para a américa latrina e seus candidatos. Para eles somos a republiqueta das bananas, e ultimamente parece ter sido assim mesmo, infelizmente!

      Excluir
    2. Não acredito e discordo!!

      O link da folha NÃO é fake news. A folha é um órgão de imprensa considerado como referência em apuração dos fatos.

      Não permitir que nossas postagens (se realmente for mais do que eu!) apareçam como intencionadas é de um fascismo ENORME!!!

      E nem foi só política não. Teve dois posts meus sobre outra coisa que eu compartilhei, apareceu na minha timeline, mas depois NÃO ESTAVA LÁ!!!

      TOTALMENTE INACEITÁVEL.

      Excluir
    3. Mas será que não são os remédios?

      Excluir
    4. Comentário superficial, vazio e VIL.

      Mas alguma coisa diferente poderia sair de tipinhos como o seu???

      Excluir
  12. O Mio Babbino Caro
    Em hipótese alguma sua opinião é modesta e você sabe disso. O desesperador é ver que apesar de todo esse quadro pesadelo pintado muitos dos nossos continuam a envergar este nome. Mostrando que de fato o Brasil como se suspeitava é isto mesmo. O lugar da casa do ódio da frustração da inveja da maldade ignorância e ponta pé no mendingo.
    Em sua análise eu colocaria o Impeachment da Presidente Dilma evidentemente dentro desse "Reboot" que a democracia dá em si mesma. De que adiantaria apontar culpados a essa altura se bem que todos o sabem. Somente vou acreditar que convivo dentre esses abjetos se de fato as urnas confirmarem a eleição do Monstro. E se isso acontecer quero ter forças para ver este homem ruir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentemos... eu pensava assim desde início dos anos 2000... e ruiu! Agora é só esperar menos tempo... as coisas hoje em dia estão bem mais descartáveis! :-)

      Excluir
  13. Já estamos nessa direção há mais de 15 anos!
    Uma tentativa de mudar o caminho é o que nos resta... talvez ainda caiamos no abismo, mas do jeito que está atualmente, cairemos em novembro se não abrimos os olhos para essa escuridão!

    ResponderExcluir
  14. entrega o país pra igreja universal sim! aqui no rio deu super certo

    ResponderExcluir
  15. A historia é assim mesmo: dois passos pra trás, um passo pra frente. O proprio Tony ilustrou muito bem isso com um rememorando dos ultimos 50 anos de politica brasileira. Pra quem é preto, pobre, mulher e viado, continue a resistir. Existir é para os outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 17:50 Precisa avisar aquelas bichas pheenas que andaram frequentando o blog nos tempo do pato da Paulista.

      Excluir
  16. Só passei para dizer que "o Lula tá preso, babaca!"

    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 08:54 Fazemos coro com vc DeFu o homem que inaugurou a fase de ouro do blog aquele que foi impedido de nos levar ao Paraiso mas vem como um raio de luz mostrar que ressurgido e em seus braços seremos entregue à terra verdadeiramente que jorra leite e mel obrigada DeFu seus parágrafos sempre serão guarda dos enquanto Lula jaz no calabouço...fecham-se as cortinas e DeFu sai abotoando as calças. Qual a cor da calça???

      Excluir
  17. Além disso, joga sujo né... Dia desses eu tava assistindo o horário eleitoral, a campanha do Bozo, e em uma das cenas (na qual ele se emociona), ele fala sobre a chegada da filha, q desfez a vasectomia... Achei tão baixo envolver a criança, sei lá... Ela aparece no final, bem rápido... Eu fiquei tão preocupado com essa menina,será q o pai e os irmãos dizem aqueles absurdos perto dela? Imagina essa criança qndo crescer e saber dos podres do pai.. Deus abençoe ela!!

    ResponderExcluir