terça-feira, 23 de outubro de 2018

O CHATO NA LUA


Sabe porque levou quase 50 anos para alguém fazer um filme sobre Neil Armstrong? Porque a história dele é chata e, pelo jeito, ele também era. "O Primeiro Homem" até que faz um baita esforço para extrair emoção, dando destaque logo no começo à perda da filhinha dele, quando a garota tinha uns dois anos. Ela morre logo nos primeiros cinco minutos e é mencionada poucas vezes depois, então, não é que o recurso dramático tenha funcionado direito. Mas o problema maior é o próprio Armstrong. Caladão, sem senso de humor, ele perde em carisma para seu colega Buzz Aldrin (o melhor nome de astronauta de todos os tempos, que inspirou o Buzz Lightyear de "Toy Story"). Ryan Gosling faz o que o papel pede - está apagado e sem graça - e duvido que seja indicado ao Oscar. Além do roteiro problemático, "O Primeiro Homem" ainda sofre com a direção de Damien Chazelle. Em seu único longa fora do universo musical, ele escolhe planos fechados, dignos de telenovela e muito incômodos de se ver na tela grande. Só o final é que vale o preço do ingresso: a chegada à Lua é transformada em uma sinfonia de imagens, um pouco de música e silêncios, muitos silêncios. Os Oscars de edição e mixagem de som estão garantidos, e só.

8 comentários:

  1. OFF1: Pensei que showmício fosse crime eleitoral, mesmo quando o artista não ganha nada, mas Deus é justo e o Espírito Santo tomou o corpo do Mano Brown que falou em língua - de faxxxxista :D

    OFF2: jurava que Dória era um habitante do armário. Quem vê cara...

    ResponderExcluir
  2. Pra quem viu “From the earth to the moon” é a tripulação da Apollo 12 que merecia um filme. Ou uma sitcom no Netflix logo.

    ResponderExcluir
  3. O Ryan Gosling fez uma entrevista no Le Quotidien aqui sobre esse filme. Todo tesão que eu tinha nele desapareceu. Raso, sem senso de humor, blasé até dizer chega. A Claire Foy até tentou compensar mas foi impossível. Nunca vi o Yann Barthès ter tanta dificuldade para fazer uma entrevista funcionar.

    ResponderExcluir
  4. Vale lembrar (por + q muitas pessoas dizem ser loucura) q Armstrong, após a missão Apollo 11, se tornou um homem cuja vida nunca + foi a mesma,pois ele relatou , assim como outros astronautas de outras missoes, q viu OVNIs durante a missão, inclusive quando estava na Lua! A NASA esconde , é claro, tanto q só dá Apollo 11 eles destruíram VÁRIOS arquivos, fotos, vídeos... Armstrong não era de tocar muito no assunto, mas B Aldrin já deu diversas declarações... Vc consegue imaginar o q esses homens não viram? O q eles sabem/sabiam? É muito traumatizante, algo muito "grande", tanto q em suas palestras/entrevistas, Bob Dean (um pesquisador do assunto, ex militar etc... Pesquise sobre esse cara quem tiver interesse!) disse q quando estava com amigos e qndo os mesmos tocavam nesse assunto , Buzz A. tinha crises nervosas e chorava muito. É algo muito sério !!
    https://seuhistory.com/noticias/astronautas-da-primeira-viagem-lua-confirmam-ter-presenciado-ovnis-em-missao-video-0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkkk O Brasil e o mundo de pernas para o ar, e a senhora preocupada com Ets!!! Poupe-me ...poupe-nos

      Excluir
    2. O texto é sobre o filme, sobre a história de Neil Armstrong e não sobre política ou a situação do Brasil (q tbm me preocupa!!). Infelizmente, a ufologia é tratada de modo jocoso e as pessoas q falam sobre discos voadores e extraterrestres são consideradas loucas! É algo sério, tem pesquisadores renomadíssimos que estudam isso a ANOS,inclusive aqui no Brasil, são pessoas estudiosas, de credibilidade, não é qualquer pessoa. Os governos mundiais escondem a verdade. Estamos sendo vigiados e visitados por milênios. A NASA mente, altera fotos, destrói arquivos... Se os próprios astronautas disseram que foram acompanhados de naves durante as missões(Gordon Cooper,Edgar Mitchel entre outros) quem somos nós para duvidar... "Ah mas eles qriam mídia, se aparecer, ganhar dinheiro"... Eles destruiriam assim suas reputações? Pois afirmar algo assim é muito perigoso, tanto q muitos astronautas fazem revelações qndo aposentados (pelo menos nas entrevistas q vi todos já estavam velhos). O Dr. Steven Greer, é outro pesquisador e ufólogo de enorme credibilidade. Ele esteve com amigos e parentes de Aldrin e Armstrong, e esses disseram a ele q ambos relataram avistamentos durante a missão, sendo q Armstrong preferiu se calar muitas vzs pelo temor, pois ele e sua família poderiam correr riscos (há muita queima de arquivo nesse meio). Olha só as palavras de Greer(link do vídeo abaixo):

      "Amigos íntimos e familiares muito próximos de ambos, de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, disseram-me separadamente que de fato existiram inúmeros OVNIs grandes ao redor da cratera onde o Módulo Lunar pousou, e que estes foram vistos por Armstrong e Aldrin. Também falei com oficiais militares que viram as filmagens deste evento – mas nunca foram tornadas públicas. Um membro da família mais próxima do Buzz Aldrin disse-me: “Não me cabe a mim falar pelo Buzz sobre isso – algum dia se ele puder falar sobre isso, ele assim o fará…"

      Neil Armstrong tornou-se alguém reclusivo após a aterragem na Lua, e raramente falou do evento histórico. Os seus amigos e familiares disseram-me que isso é porque ele era um homem de tamanha integridade que ele simplesmente não queria ser colocado em posição de mentir ao público sobre um ENCONTRO tão importante. Como é trágico que os nossos heróis tenham sido colocados nesta situação insustentável!

      Quando organizávamos o The Disclosure Project (Foi uma série de reuniões, debates, entrevistas com pesquisadores,militares,pessoas dos mais diferentes cargos que relatavam o que viriam, sabiam etc...Ocorreu em 2001,mas devido ao Atentado,foi pouco divulgado,não houve tanto interesse) há alguns anos atrás, perguntei a um dos amigos de Neil Armstrong se Armstrong viria a Washington para informar os membros do Congresso no decorrer do briefing para o Congresso, que organizamos em Abril de 1997. Disseram-me que Armstrong desejava fazê-lo mas que, se falasse sobre o que realmente aconteceu durante a aterragem na Lua, Neil Armstrong, a sua esposa e os seus filhos seriam todos MORTOS. Isto foi-me dito a mim desta forma e sem rodeios."

      Olha só essas palavras!!! É algo muito sério... Mas não né... É papo de gente doida ¯\_(ツ) _/¯

      Excluir
    3. https://youtu.be/dUYX2sjzdFY

      Excluir
  5. "Senhoras e Senhores Deputados, o meu governo, a NASA, que muitos de nós nos Estados Unidos dizem que significa “Never a Straight Answer [responde sempre evasivamente às perguntas] “, apagou 40 rolos de filme do Programa Apollo – do voo para a Lua, do voo à volta da Lua, aterragens na Lua, com os astronautas a andar por ali e por acolá. Eles apagaram, por amor de Deus, 40 rolos de filme desses eventos. Agora estamos a falar de vários milhares de fotos individuais que foram tiradas, e que as chamadas autoridades determinaram que você não tinha o direito de ver. Oh, elas eram “perturbadoras”, “socialmente inaceitáveis”, “politicamente inaceitáveis”. Fiquei furioso. Eu sou um sargento-major aposentado. Eu nunca fui famoso por ter muita paciência." (Bob Dean)

    ResponderExcluir