quinta-feira, 6 de setembro de 2018

LODESTAR

Na mesma semana em que saiu o livro do Bob Woodward devastando sua presidência, Donald Trump levou uma porrada anda mais certeira. O "New York Times" publicou ontem um op-ed anônimo, supostamente escrito por alguém de dentro da Casa Branca. É raríssimo que um jornal de grande porte faça algo assim: o NYT diz saber de quem se trata, e a gravidade das acusações justificaria a publicação. O texto diz, apenas, que boa parte dos assessores de Trump tem plena consciência de que ele é um amoral irresponsável e imprevisível, e que eles trabalham para reduzir os danos. O bebê chorão alaranjado está furioso, claro, e quer descobrir logo quem é o traíra. Talvez já tenham descoberto: no meio do texto está a palavra "lodestar", um termo antigo que significa estrela-guia, usado frequentemente pelo vice-presidente Mike Pence. Sim, o número 2 do governo, que estaria tentando se tornar o número 1 - que nem seu colega brasileiro, que pelo menos não se escondeu no anonimato. Também já tem gente dizendo que a palavra pode ter sido incluída de propósito, para despistar. Mas é difícil negar que está se formando uma tempestade perfeita ao redor de Trump. Que pode eclodir em todo som e fúria em novembro, quando os democratas vencerem as eleições.

5 comentários:

  1. O NYT certamente verificou a identidade do autor. Apenas concordou em publicar de forma anônima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eles sabem quem foi, e eu digo isto no post.

      Excluir
    2. O problema, Tony, é: configurado o crime de traição, o sigilo da fonte deixa de ser uma garantia. O editorial foi um jogo de perde-perde: ou seu autor é desmascarado, ou o NYT perde o fiapo de confiabilidade que ainda possui junto a opinião pública estadunidense. Ademais nem será necessária qualquer pressão sobre o jornal, dezenas de pessoas ligadas a Trump já deram declaração de que não escreveram o texto. Só continuarão com ele aqueles que negarem a autoria. Ou o autor aparece e perde o poder de sabotar o presidente, ou uma fake news de quinta categoria será desmascarada.

      Só resta uma questão: que tipo de idiota chegou à conclusão de publicar esse tipo de editorial? Vai na mesmíssima linha da facada no Bolsonaro.

      Excluir
    3. Fiapo de credibilidade? Só entre os asnos como você (ou seriam fools?). As assinaturas do NYT explodiram depois que Trump chegou à presidência. Fora que falar “estadunidense” é cafona demais.

      Excluir
  2. Há tendência dos democratas conquistarem o controle da Câmara, no senado, há um entrave, por alguns motivos. No entanto, se houver mesmo uma onda democrata, o partido conquista tanto o controle da Câmara como do senado. De todo modo, me pergunto: será que seria bom para os democratas ter o controle de uma ou ambas as casas do Congresso Federal? Não seria melhor torcer para que os republicanos mantivessem sua maioria, e com isso os democratas não se comprometeriam com nada, e aguardavam 2020 chegar? Afinal, conquistar maioria no Congresso significa se responsabilizar. E na toada que está o governo Trump, melhor mesmo deixar o próprio governo se destruir por si mesmo.

    ResponderExcluir