terça-feira, 25 de setembro de 2018

CÁ, NADA

Existem algumas teorias sobre a origem do nome "Canadá". A mais aceita é que seria uma variante de "khanata", que signifcia aldeia na língua dos índios iroquois. O problema é que os iroquois viviam no interior, e o nome já aparece sobre o litoral do que viria a ser o país em alguns mapas bem antigos. Claro que a minha explicação favorita é a de que "Canadá" nada mais é do que o português "Cá, Nada". Faz sentido: imagina a decepção do pobre navegador lusitano, em busca de ouro e especiarias, ao dar num lugar gélido e desabitado.

O Canadá é um país curioso. É rico, mas não tem lá muito "soft power". Sua influência na cultura ocidental está sempre a reboque dos EUA e da Grã-Bretanha. Até a pequena Irlanda já produziu uma banda de rock de sucesso global como o U2. Não que o Canadá seja um deserto em termos musicais, é claro: tem Leonard Cohen, Joni Mitchell, k. d. lang, Oscar Peterson. E Céline Dion. E Justin Bieber... Acontece que o país todo ainda é meio caipira. Não admira que o prato mais popular seja a poutine, uma mistureba de batata frita com queijo derretido e molho barbecue. Tem mil variações, todas indigestas.

Por outro lado, em muitos aspectos, o Canadá é o país mais avançado do mundo. Além do primeiro-ministro gato e das leis ultraliberais, os canadenses também contam na política com figuras como a senhora aí ao lado, Manon Massé, deputada que concorre à reeleição pelo Québec. Sim, você leu direito: senhora. Manon é uma mulher cis homossexual, que cultiva um suave bigode como forma de desafiar os padrões de beleza e o próprio conceito do que seja feminilidade.  Já quero votar nela, é óbvio. Mais uma razão para me mudar para cá. Só não vai ser dessa vez, porque já estou no aeroporto esperando minha conexão para Toronto. Farewell, à tout à l'heure, ilaanilu.

16 comentários:

  1. Cade o posicionamento de claudia leite e ivete sangalo? A ultima vive fazendo festa gay....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 20h39 ai bee relaxa um pouco, vai.

      Excluir
    2. Vai nada!!

      O Brasil é o país que mais MATA gays NO MUNDO!!!

      ACORDA TONTA!!!

      Excluir
  2. Sarah McLachlan para mim é a melhor cantora/compositora do Canadá. Junto com o Leonard Cohen. E Rufus Wainwright.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos os portugueses emplacaram o nome de Labrador que acabou por tabela sendo o nome da raça de cachorro foférrima.

    ResponderExcluir
  4. Tony (ou quem quiser) me ajude com plataformas para escolher um candidato que nos apoie. O me representa (http://merepresenta.org.br/), não retorna nenhuma busca. Só aparece a mensagem: "Aguenta aí!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é de São Paulo? Faça o Match Eleitoral da Folha.

      Excluir
    2. Moro em Pernambuco, mas valeu a dica.

      Excluir
  5. São canadenses tua querida Mylene Farmer,Nelly Furtado,Alanis Morissette,Drake,The Weekend, Shania Twain,Avril Lavigne,Brian Adams,Ryan Gosling, Rachel McAdams,Jim Carrey, James Cameron,Keanu Reeves,Pâmela Anderson,Ryan Reynolds e um monte de gente famosa que estou com preguiça de escrever o nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. You forgot the "diva" of the tacky: Celine Dion!!!

      Que canta na cidade mais tacky do mundo: Las Vegas!

      Excluir
    2. E tem o David Cronemberg (que tive o prazer de servir) que se RECUSA a mudar para Hollywood. E adora Toronto!

      Excluir
    3. Esqueci não. Céline é citada no post.

      Excluir
    4. Mylène Farmer é canadense? Nossa, 7 anos na França e você veio me ensinar algo novo! Choqué!

      Excluir
    5. Ah sim! Notei agora que voce falou. Por isso elA não mencionou...

      Excluir
  6. Ou Cana, dá! País com mais aguardentes ou mais prisões...
    :D

    ResponderExcluir