quarta-feira, 26 de setembro de 2018

A IGREJA DE SÃO DISNEY

Já estou de volta ao Brasil, mas ainda sob o impacto da minha rápida visita ao Canadá. Montréal foi quase que uma cidade inteiramente nova para mim: das poucas coisas de que eu me lembrava de 25 anos atrás, está a deslumbrante Basílica de Notre Dame, a igreja mais bonita de toda a América do Norte. Erguida em 1830, ela antecipa em um século a paleta de cores dos filmes de Walt Disney - e o altar tem uma semelhança incrível com o logo do castelo da Cinderela que adorna todos os produtos da companhia. É tudo tão lindo que o arquiteto protestante que a construiu se converteu ao catolicismo, só para poder ser enterrado lá. Perdi o espetáculo de sons e luzes "Aura", em cartaz quase todos os dias. Como tem que comprar antes porque vive lotado, marquei a maior touca. Para me vingar da má sorte, embarquei em um tour de uma hora por toda a Basílica, dos porões ao órgão, no segundo andar. E agradeci pela boa sorte.

5 comentários:

  1. Por princípio eu me nego a pagar para visitar igreja. Mesmo quando estou morrendo de vontade e/ou sei que o altar/rosácea/sex dungeon é magnífico. Não dou dinheiro para esta gente. Mas não tenho nada contra quem paga. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrar alguém que pensa igual a mim! Podem ser 5 reais ou 2 euros, por princípio me recuso a pagar para visitar qualquer igreja. Além de não querer dar dinheiro para eles, acho de uma hipocrisia absurda cobrarem entrada para "casa de deus", que na teoria deveria ser aberta a todos.

      Excluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Que bom você já estar de volta me preocupa minha síndrome de abstinência...e chegou praticando heresia com a casa de Deus né hun!!!
    A nossa Catedral da Sé tbm tem uns porões bem interessante com uma turminha suspeita sepultada lá, conhece?

    ResponderExcluir
  3. Não achei essa coisa toda não! Fede a mofo como qualquer outra "igreja".

    Adore ver de longe o jardim de flores na ilha! Isso sim!

    ResponderExcluir
  4. Vou ano que vem, visitar uma amiga que mora em Quebec. Ótima dica! Anotada!

    ResponderExcluir