terça-feira, 14 de agosto de 2018

QUALQUER GÊNERO DE PAPEL

Um mês atrás, Scarlett Johansson abriu mão do papel de um homem trans depois de ser massacrada na internet por não ser ela mesma um homem trans. Resultado: agora o filme "Rub and Tug" corre o risco de nem ser feito, pois simplesmente não há um homem trans famoso o bastante para atrair público e investidores. E já temos uma outra treta do gênero (DE gênero?) rolando online. O ator Jack Whitehall foi escalado para viver uma poc efeminada no filme "Jungle Cruise", baseado naquele clássico passeio de barco pela selva na Adventureland, na Disney. Mas ele é hétero na vida real, e portanto deveria ceder seu lugar para um pobre ator poc efeminado que só consegue papel de poc efeminado. Ninguém precisa me explicar como é difícil para qualquer ator se assumir gay, especialmente se ele for homem. Os papéis minguam mesmo, e toda uma carreira pode escorrer pelo ralo. Mas exigir que só gays façam papel de gays tem uma contrapartida perversa: então só HT pode fazer papel de HT? Acontece que atuar é justamente fingir ser algo que não se é. Eu sou a favor da escalação "color blind", que ignora a cor da pele do ator, e claro que também acho que a orientação sexual não deve ser levada em conta. A luta tem que ser para que todos tenham a chance de fazer tudo, e não se fazer reserva de mercado para esta ou aquela minoria. Ou é só assassino que pode fazer papel de assassino?

21 comentários:

  1. Às vezes, você volta à racionalidade, Tony. O problema é que a lacrolândia irá ignorá-lo por completo. Corre o risco até queimarem o seu filme em certas redações. Melhor voltar a meter o pau naquele que não pode ser nomeado.

    ResponderExcluir
  2. Vamos combinar que tivemos uma evolução de quando Rupert Everett saiu do armário pra quando Zachary Quinto saiu do armário.

    Aliás, alguém pensou em chamar Buck Angel pro tal papel de homem trans?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buck Angel só é conhecido no mundo pornô. E não sei se tel talento dramático para um papel como esse.

      Excluir
  3. o paralelo entre ser gay e assassino não foi o melhor do dia na internet mundial, mas de resto você está certíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmm, eu não estou equiparando gays a assassinos. Como é difícil interpretar um texto, né não?

      Excluir
    2. Eu não disse que você estava comparando. Colocar as duas coisas juntas foi uma ideia de mau gosto, só isso.

      Excluir
    3. Como diz a Pabllo, problema seu.

      Hoje eu acordei lacrativo.

      Excluir
    4. Talvez. Ou o texto está mal escrito mesmo. :)

      Excluir
    5. Ou a senhora deveria escrever seu proprio blog e deixar de ser ranzinza.

      Excluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Sim! A razão aponta para isso, porém é inevitável no momento inaugural dessas novas questões haver esse barulho e confusão. Tanto tempo de opressão não é superado assim de supetão: Pão pão pedra pedra, natural que haja esses muchochos e frenezi. É a emoção de se ver representado e começar a fazer parte do mundo, coisa que até então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "momento inaugural", Babbino??? Essas questões são todas requentadas da década de 1960. Quando a esquerda entender que elas não ajudam na centralização do poder, serão abandonadas mais uma vez.

      Excluir
    2. Vivi parte dos anos 60' lembro de algumas experiências de andróginia, mas essa profusão de sexos, gênero, direitos, nome social etc.tomou vulto agora. Naquela época "Gays" estavam todos diluídos entre hippies dando boas vindas para quem trouxessem flores nos cabelos.

      Excluir
  5. Será que eu sou "etera" ? Estudei num colégio no sul (posh) de Londres e estou nessa dúvida.......

    ResponderExcluir
  6. Que saco termos chegado a esse ponto, o Matt Bomer interpretava um hétero em "White collar", o Neil Patrick Harris era um hétero pegador em "How I met your mother", à época todos já fora do armário, e é isso, são atores, concordo com vc!

    ResponderExcluir
  7. Você deturpa o ponto completamente. E daí que não tenha um super ator trans famoso, não seria a primeira vez que Hollywood faria uma aposta. Segundo, pedir que atores gays façam papéis de atores gays, e aqui você não pode falar que não existem atores gays o suficiente em Hollywood, porque tem VÁRIOS, é uma questão de visibilidade. Me fala, os atores trans estão nos castings para outros papéis que não são de personagens trans? Eles podem viver outros personagens? Um jovem ator gay tem as mesmas oportunidades que um jovem ator hétero? Óbvio que pra tudo é necessário bom senso, não existe isso de ditadura de só gay faz papel de gay, só trans faz papel de trans, mas a ideia é de que essas pessoas precisam SIM ter mais espaço nas grandes obras de Hollywood.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu super defendo que TODOS os atores tenham todas as oportunidades possíveis. Que atores trans sejam testados para papéis de cis, que negros façam personagens que foram escritos para brancos, e assim por diante.

      O que eu não gosto é de reserva de mercado. Só trans pode fazer trans, só gay pode fazer gay... Isto não é ser ator. Acho perigoso esse tipo de pensamento, porque impõe limites à arte e à liberdade de expressão.

      Mas a verdade é que nós concordamos: é necessário bom senso, e atores LGBT precisam ter mais espaço em Hollywood e em tudo nessa vida. A luta continua.

      Excluir
  8. Eu acho que essa coisa de colocar gays em papeis gays, ou trans em papéis trans é ideia de artista pobre que não sabe ser outra coisa além de si mesmo.
    Todos sabemos que tem vários "atores" que só fazem um certo tipo de papel que na verdade é sempre ele interpretando a si mesmo...
    Concordo que deveria se incluir mais as minorias (não tão minoria assim...) em papéis diversos, mas não só em papeis que representam sua minoria. Isso sim é uma luta válida.
    Um ator negro, gay ou trans, tem (se for um ator de verdade) capacidade de fazer um papel que não seja de negro, gay ou trans...
    Porém, concordo que é complicado mudar isso, pois o cinema trabalha muito com associação de imagem (e sons) já pré-construídos a muito e muito tempo. Mudar status quo é complicado.
    É difícil alguém convencer toda uma linha de produção de um filme comercial a concordar que seria melhor colocar uma música de heavy metal que fale de amor numa cena de tom romântico ao invés das musiquinhas de sempre...




    ResponderExcluir
  9. Ué.... rolou esse bafafá para os filmes Call me by your name e "Love, Simon"... ???? nao me lembro. Acho que a verve do ator, talento etc, sobrepoe esse mimimi. Pensem nos papeis feitos por Matheus Nachtergale. Afff cada coisa.

    ResponderExcluir