terça-feira, 21 de agosto de 2018

OFF

No cronograma do curso de Trainee Senior que eu fiz na Folha de S. Paulo, em 2016, havia a palavra "OFF" sobre uma das datas. Achei que fosse um dia livre para compras; na verdade, era um encontro com Otavio Frias Filho, o publisher do jornal. Tivemos uma palestra-reunião: primeiro OFF falou bastante, depois respondeu a todas as perguntas dos focassauros. Foi meu único contato direto com ele. Antes disso, chegamos a cursar o mesmo colégio, o Santo Américo, mas ele era mais velho, e garotos mais velhos ignoram os menores. A família Frias não fundou a Folha de S. Paulo, mas foi ela quem transformou o jornal no maior do país. Mais importante do que isso: fizeram da Folha o primeiro grande órgão da imprensa brasileira verdadeiramente plural, com espaço para opiniões de todas as vertentes. Otavio era um editor rigorosíssimo, mas também aberto ao mundo. Foi graças a essa abertura que um cara como eu, que não cursou faculdade de jornalismo nem nunca trabalhou em uma redação, começou a escrever para a Ilustrada e hoje tem duas colunas regulares. Fica aqui minha homenagem e gratidão ao OFF, pelo jornal e por mim.

16 comentários:

  1. Nossa o Channelzinho preto esse mes esta sendo bem usado!, um bom investimento! , acabou de chegar do dry cleaner e rapidinho fora da capa novamente! O par de sapatos preto da Prada fazendo conjunto com a bolsa e par de luvas de volta tb. Logico logico logico os occulares Gucci preto saem da caixinha tb. Aviso as novatas de velório de celebridade: nada de chapéu preto com rendinha no rosto! Estamos no brasil, nos trópicos e não na Europa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vocês verem como eu tenho leitor escroto.

      Excluir
    2. Escroto e que não sabe escrever Chanel

      Excluir
    3. Asco, Tony. Nojo,escrotidão, vergonha alheia. Mas uma alma sem luz dessas, paga aqui pelo q faz.

      Excluir
  2. Tunica darling começa a dar uma atualizada no CV

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OFF nem sabia da minha existência...

      Excluir
    2. Mas a foto nova no F5 tá uó. Eu mandava matar o responsável e voltava com a anterior.

      Excluir
    3. Concordo com o 16:00, essas novas fotos do F5 parecem aquelas fotinhas que antigamente se colocavam nos túmulos...

      Excluir
  3. Nem sabia dele, gosto da Folha porque é um dos veículos mais plurais no Brasil. Apesar de concordar com a jornalista britânica que em um debate, apontou várias falhas da imprensa brasileira no impedimento da Dilma. E que deu pra perceber como a mídia no Brasil está mais par FOX News do que pra CNN! Ele não gostou do que ela disse e a chamou de PTista kkkk, claro né, uma britânica petista ( o que mostra o quão conservador ele era).
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A marmota do Cerrado chamou Otavio Frias Filho de conservador!!! Seria uma piada se não fosse um erro crasso de avaliação. Para o bem ou para o mal, o Sr. Frias era um progressista, sua história prova isso.

      Excluir
    2. Eu não chamei, a jornalista chamou! Veja o vídeo.
      Nick

      Excluir
  4. Foi tarde esse aí, Adeus!

    ResponderExcluir
  5. Tem viúva? Tem filhos?

    ResponderExcluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Lembro da virada no jornal quando ele assumiu.
    A FSP nos 80's era tudo. Aquela campanha das Diretas teve uma cobertura eletrizante. A greve da UnB as tendencias que criava. Paulo Francis, Tarso de Castro o menino Pepe Escobar, Janio de Freitas, Clóvis Rossi. Mas o edital sempre conservador.

    ResponderExcluir