sábado, 25 de agosto de 2018

O AVENTAL TODO SUJO DE OVO


"Benzinho" é um dos mais cotados entre os 22 filmes que se candidataram para representar o Brasil no próximo Oscar. É um filme pequeno, de baixo orçamento e escopo reduzido, mas despretensioso só nas aparências. Não dá para dizer que seja um drama familiar, porque não há propriamente um plot: é um estudo de personagem, magnificamente encarnado por Karine Telles. A atriz também assina o roteiro junto com o diretor Gustavo Pizzi, que é seu ex-marido - e  ambos são pais dos filhos gêmeos de Irene, a mãe-coragem que enfrenta uns 300 problemas ao mesmo tempo. A pobre corre de um lado para o outro feito um equilibrador de pratos, mantendo todos girando e longe do chão. O marido (Otávio Müller, ótimo) tem uma livraria falida e sonha com negócios mirabolantes; a irmã (Adriana Esteves, generosa em um papel coadjuvante) pede abrigo, fugindo de um casamento violento; os quatro filhos até vão bem, mas é de um deles que vem a gota d'água que pode entornar o caldo. O mais velho é convidado a jogar handebol profissional na Alemanha, e tem apenas 20 dias para se mudar para lá. Começa então uma corrida contra o tempo, aguçada pela falta de dinheiro, e Irene se divide entre emoções conflitantes. Muito bem contado - às vezes não é preciso uma única palavra de diálogo para entendermos tudo o que se passa - o filme às vezes se ressente de um certo marasmo, porque de fato não acontece muita coisa. Mas vale demais a pena - inclusive pelo final , que me lembrou o de "Noites de Cabíria", de Fellini.

7 comentários:

  1. Muito drama para pouca historia...

    ResponderExcluir
  2. Tony,
    Além de "Benzinho", quais os outros filmes nacionais que você acredita terem chance de ser o representante nacional no Oscar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano tá puxado... Não tem um candidato óbvio, nem uma grande produção. A maior de todas é "O Grande Circo Místico" do Cacá Diegues, pronto há uns dois anos, que foi elogiado quando passou em Cannes. Ainda nem estreou por aqui.

      Excluir
    2. Aproveitando a deicha: da umas dicas de filmes legais da lista,do Netflix

      Excluir
  3. Não me animei com esse filme não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por consequências da vida acabei vendo. Ao contrário do que imaginei no meu preconceito, o marasmo do filme não me irritou tanto.

      Excluir