sexta-feira, 13 de julho de 2018

SAMANTHA COM Y


Eu sou super chato para comédias brasileiras. Fui criado no leite com "Friends", então não acho graça se não tiver uma piada a cada dez segundos. Coisas tipo "A Grande Família", que muita gente adora, para mim parecem filmes iranianos. Por isto, é com alívo que anuncio que eu me rendi a "Samantha!". A terceira série produzida pela Netflix no Brasil é uma ótima sitcom, que não faz feio ao lado de suas colegas internacionais. A ideia central é ótima, mesmo que não muito original: estrelinha infantil dos anos 80 tenta recuperar o sucesso depois de adulta ("The Comeback", da HBO, tinha um mote parecido). Mas, até aí, amigos que moram juntos é mais velho do que a arca de Noé. O que importa é a execução, e nisto "Samantha!" é quase impecável. Ótimas situações, excelentes atores, bons valores de produção, ritmo, ritmo, ritmo. Nem todos os sete episódios atingem o mesmo patamar de qualidade, mas todos são bons - e o quarto, com uma instagrammer fashion (Lorena Comparato, irmã da Bianca, tão boa quanto) é uma obra-prima. E o que é Emmanuelle Araújo, senhoras e senhores? Como é que a Globo não fez desta mulher uma uma protagonista de novela? Ela não deu para os diretores certos? Emmanuelle é um assombro: linda, com timing afiado, e ainda se sai bem nas poucas cenas dramáticas. O fato é que todo o elenco está ótimo, sem exceções. E ainda há falas dignas de ganhar vida própria, em memes ou em títulos de post. Veja o primeiro episódio para entender. Você vai querer ver o resto.

9 comentários:

  1. A Emmanuelle Araujo, além de linda e excelente atriz, é ótima cantora. Tinha um grupo chamado Moinho e gravou um disco chamado Hoje de Noite que é uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só porque tenho por ela um apreço imenso, ela me esnoba, me esnoba, me esnoba!! Essa música é uma delícia!

      Excluir
  2. Assisti ontem aos dois primeiros episódios e adorei! Neste final de semana devo devorar os demais.

    ResponderExcluir
  3. Dica anotada, poderoso chefão!!!

    Lembro da Emanuelle nos anos 90, aqui em Salvador, atriz de teatro bobinho sobre escolha da profissão, que o colégio levou para gente assistir, e atriz de comerciais de tv de uma rede local de lojas, na qual ela roubava a cena transmitindo justamente essa sensação que vc descreveu em seu post, que graça de menina!

    Imagino que a grande bobagem dela foi ter se aventurado na carreira de cantora, tentando substituir Ivete na Banda Eva... Acho que atrapalhou o sucesso dela como atriz, o que poderia ter acontecido como aconteceu com seus conterrâneos e contemporâneos: Lázaro Ramos, Wagner Moura e Vladimir Brichita.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tony. Realmente. Emmanuelle Araújo tá incrível. Agora me ajuda entender uma implicância pessoal com as crianças (não tô falando só de Samantha!), porque na maioria dos novelas e séries brasileiras as crianças me soa um pouco "robotizadas". Claro que todo mundo é muito novinho ainda. Ia falar do primeiro papel de Natalie Portman (mas aquilo já nasceu pronta), então vamos de Modern Family: toda gurizada mandava bem (com exceção da Lily). Em Projeto Flórida, Brooklynn Prince tem uma atuação impecável. No Brasil, de criança convincente (que soa como criança, que age como criança) só me lembro do Vinicius de Oliveira, em Central do Brasil. Você entende o que eu tô falando? (aquelas loucas...) Tem jeito de melhorar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super discordo. O Brandon é otimo. Me diverti muito com ele e seu autobiográfico.

      Excluir
  5. "Ela não deu para os diretores certos?"

    Isso existe/existiu mesmo?
    Fale o que vc sabe sobre isso, please!

    ResponderExcluir
  6. Vi o ep. 1 e faltou nos créditos colocarem: livremente inspirado na vida da Simony. Pq né....

    ResponderExcluir
  7. A séria diverte e é muito bem produzida. Os figurinos e cenários não deixam nada a desejar às sitcoms americanas! Mas achei os diálogos muito forçados, tanto no texto quanto na atuação. Nada soa natural.

    ResponderExcluir