quinta-feira, 12 de julho de 2018

OJ HRVATI, BRAĆO MILA IZ ČAVOGLAVA

A Croácia é fascista? Ou só os jogadores? Por quem devemos torcer no jogo de domingo? O debate rolou solto nas minhas redes sociais nesta quinta-feira, com argumentos pró e contra. O pivô da questão é a canção "Bojna Cavoglave", que surgiu na época da ocupação nazista do país, quando os alemães ajudariam os croatas a expulsar os comunistas. Foi regravada por uma banda de rock em 1992, quando a antiga Iugoslávia estava se desintegrando, e virou um hino informal da Croácia. A letra é só patriótica, sem nada ostensivamente fascista, como se pode ler nesta tradução. Hoje a torcida a canta nos estádios. "Ãin, mas, a Croácia tem um governo de direita" - como, aliás, quase toda a Europa Oriental, depois de anos de domínio soviético. Mas está longe de ser pré-fascista como o da Hungria ou o da Polônia, ou uma ditadura como a da Bielorrússia (eu me recuso a falar Belarus, o país tem um nome em português), que é governada por um remanescente do comunismo. O texto que circulou na internet "denunciando" a Croácia tem um claro viés de extrema-esquerda. Aliás, também é obtuso: defende a Rússia de Putin, diz que Tito era um líder anti-fascista (também, além do fundador de uma ditadura de partido único que ele governou até morrer) e que a Ucrânia é feia, boba e má. Enfim: não existe o país perfeito para o qual torcer. Só se os anjos do Senhor entrassem em campo, com Jesus Cristo no gol. Por tudo isto, no domingo eu vou mesmo é de França. O país também tem uma extrema-direita asquerosa, além de tratar mal os imigrantes. Mais c'est la France! A segunda pátria das pessoas civilizadas! A melhor comida do mundo, os melhores vinhos, os perfumes! A nação que nos deu Edith Piaf, Alain Delon, Jean-Paul Sartre, Asterix, a Orangina! Allez les bleus, bof.

16 comentários:

  1. Zzzzzzz que coisa mais chata essa coisa de bola, por falar em bola deixa eu tomar a minha e cair numa cama e dormir muito zzzzzzzzzz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 21:36 Olha ela aí de novo tu tá deprimida mulher.

      Excluir
    2. Que depre que nada!!! Never!!!! Estou é com muito tédio! Mesmo com muita grana nada me alegra, nao quero mais viajar, nao quero mais shopping, nao quero mais homens, nao quero nada ... quem sabe vc consegue me distrair um pouco...

      Excluir
  2. A internet foi criada para servir de megafones para todas as elocubrações estúpidas dos seres humanos.

    Com tanto pornô na net o povo fica cagando regra e falando asneira sobre política. Vem logo meteoro!

    ResponderExcluir
  3. Já comprei minha camisa da Croácia: se as lacradoras são contra, sou a favor. Pena que o time francês é tecnicamente superior, apesar de não ser necessariamente francês há muito tempo, mas uma agremiação globalista.

    Se bem que o jogo só termina quando termina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "agremiação globalista" O que mostra que a extrema direita de lá é burra por ser anti-imigração e se ganharem verão que a união entre os povos faz a força!
      Nick

      Excluir
  4. Estou torcendo pela costa rica. Kkkkk

    ResponderExcluir
  5. O partido de Putin é considerado de direita na Rússia, foi o que li na wikipédia!
    Nick

    ResponderExcluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Croácia...ex RSS...Tem dúvida que as pretensas...kkk Na dúvida vou de França com meu gatinho Mbappé.

    ResponderExcluir
  7. Qual seria a primeira pátria das pessoas civilizadas na sua lista?

    ResponderExcluir
  8. Bem... já que você não citou o Biolay no que a França te deu venho através desta comunicar que agora ele é meu!

    ResponderExcluir
  9. Eu não estrutura emocional para aguentar franceses com ego inflado. França é que nem homem gato e inteligente: melhor quando não sabe nem de um nem do outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu doido pra te conhecer pessoalmente! Se vc estiver na Franca melhor ainda, estamos bem perto!

      Excluir