quarta-feira, 4 de julho de 2018

QUASE NÓS

Estou lendo "Neandertal, Nosso Irmão" por causa de "Sapiens", talvez o livro mais influente da década até agora. Claro que era isto o que os editores esperavam, pois as cores e a diagramação da capa remetem à obra de Yuval Noah Harari. Mas não precisava: fiquei tão encafifado com a informação de que a nossa espécie de hominídeo é a única capaz de pensamento abstrato, que quis conhecer mais sobre esses parentes, cujo DNA está presente até hoje em europeus e asiáticos. Até onde se sabe, o neandertal (grafia moderna, já que o nome do vale alemão onde se descobriu o primeiro fóssil perdeu o "h") não tinha religião nem arte. Talvez não tivesse nem linguagem oral: seria mesmo o estereótipo do homem das cavernas, se comunicando por grunhidos e golpes de clava. O jornalista francês François Savatier adota um estilo um tiquinho floreado para explicar as descobertas de sua conterrânea, a cientista Silvana Condemi, mas em nenhum momento a leitura se torna aborrecida ou cheia de termos inacessíveis aos leigos. O livro acaba levantando mais perguntas do que fornecendo respostas: o que, afinal, deu cabo do neandertal? Provavelmente, vários fatores: o aquecimento do clima, o avanço do sapiens e seu aliado, o cachorro (que o neandertal jamais domesticou), talvez até uma gripe que transmitimos a eles. E uma questão que me aflige de vez em quando permanece: como reagiríamos se descobríssemos uma população neandertal isolada, sobrevivendo em algum ponto do planeta? Esses outros humanos teriam os mesmos direitos que o resto de nós?

6 comentários:

  1. Considerando situações históricas semelhantes, com quase certeza, não teriam os mesmo direito que nós. Numa situação considerada digna, seriam utilizados como objeto de pesquisa e estudo. No meio termo, seriam evangelizados por alguma igreja preocupada com a salvação divina deles. No pior dos casos, virariam atração de circo.

    ResponderExcluir
  2. O Mio Babbino Caro
    Se nesse ponto do planeta houvesse uma bancada do Boi, com certeza NÃO.

    ResponderExcluir
  3. Se até pra cachorro o povo quer usar a palavra "direito", não duvido nada que fariam uma farra danada: de legalização de casamento SxN à criação de ONGs financiadas com dinheiro público, veríamos todo tipo de cretinice que o "pensamento abstrato" é capaz de criar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 15:10, vc tá bem?

      Excluir
    2. Ela está passando por um momento abstrato kkkkkkk

      Excluir
    3. "de legalização de casamento SxN " Mas se já se comiam o casamento seria o próximo passo em relação a "direitos"!
      Nick

      Excluir