segunda-feira, 2 de julho de 2018

AMLO OU DEIXE-O

Não há segundo turno nas eleições mexicanas. Se houvesse, talvez Andrés Manuel López Obrador tivesse chegado à presidência já em 2006, a primeira vez em que concorreu. Naquele ano, apenas meio ponto de diferença o separou de Felipe Calderón, o eventual vencedor em um resultado bastante contestado. Em 2018, não tem dúvida possível. O Lula do México chegou lá na terceira tentativa com 53% dos votos válidos, uma vez mais cedo do que seu similar brasileiro. O que vem agora é uma incógnita: AMLO é o primeiro governante esquerdista em um país dominado há mais de um século pelo mesmo grupo político, o PRI (Partido Revolucionário Institucional, uma contradição em termos) e sua dissidência, o PAN. Também é o raro esquerdista eleito em uma América Latina em pleno contrafluxo de direita. Até aí, tudo bem: o México só teve uma real alternância de poder quando os espanhóis derrubaram os astecas, no século 16. O que me incomoda em AMLO é seu viés populista, que só serve para polarizar a sociedade. Mas vamos dar uma chance ao cabrón: ver como ele peita o também populista vizinho do norte, como (se) resolve o crônico problema da violência, como lida com o imenso potencial de seu país. Já estive 19 vezes no México (só uma delas a passeio) e adoro aquilo lá. Não sei se eu teria votado em AMLO se fosse mexicano, mas que Nossa Senhora de Guadalupe, la Niña Blanca e Huitzilopochtli protejam o seu governo.

11 comentários:

  1. Esperar que Lopez Obrador termine com um só golpe com décadas de desgoverno, corrupção, tráfico de drogas, violência, pobreza, nepotismo e incompetência não é razonvel pedir , basta com que não faça o mesmo ou siga o mesmo caminho e pare, mesmo que só um pouco, tudo o que sofreu no México nos últimos 100 anos e se agravou para se tornar insuportável nos últimos 30 anos.

    ResponderExcluir
  2. Um presidente de extrema-esquerda, num país em que o mesmo grupo de mídia possui praticamente o monopólio dos meios de comunicação, numa sociedade tomada por cartéis do crime: o que pode dar errado, não é mesmo? Conhecemos bem esse roteiro.

    (1) No mesmo dia, os mexicanos já começam a se acostumar com a derrota. Os próximos anos serão assim.

    (2) Como entender um povo que vota na esquerda, mas arrisca a vida para cruzar uma fronteira e morar num país com um presidente de direita? O tal muro nunca foi tão necessário.

    (3) "Mas vamos dar uma chance ao cabrón". Pena que não li nada semelhante quando a direita venceu nos EUA. A propósito, não tivemos ataque histérico da Monalisa Perrone, desta vez. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMLO, extrema-esquerda, DeFu? Onde? Quando ele era prefeito do Mexico ele foi um centrista descarado

      Excluir
    2. Os que votam não são os mesmos que cruzam a fronteira.

      Excluir
    3. 15:12 Lendo seu comentário, só se concluí uma coisa. Falta-lhe uma vida plena e feliz.

      Excluir
  3. Finalmente um cabrón macho no poder!

    ResponderExcluir
  4. “Até aí, tudo bem: o México só teve uma real alternância de poder quando os espanhóis derrubaram os astecas, no século 16.”
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse Tony...

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Tenho a impressão que essa Vitória é o início, novamente de um Contra Fluxo á Esquerda na América Latina...Vejamos.

    ResponderExcluir
  6. Ele tratou de mandar um discurso bem centrado depois de anunciado vencedor para acalmar os mercados e o peso mexicano se valorizou. Também falou em dialogar com Trump, inclusive na questão migratória.
    Mas no final bateu na tecla que vai varrer o país da corrupção. O que, claro, não é ruim, mas foi num tom extremamente populista, como se isso fosse a maior missão do governo. Coisa que acho pouco provável que ele consiga.

    ResponderExcluir
  7. Veremos, veremos. Dada experiência atual, se o México se revoltar e ameaçar os EUA com mísseis nucleares. Apesar do teatro do atual presidente americano vai fazer, eles assinam um acordo bem rápido. Hahahahaha.

    ResponderExcluir
  8. Acho a missão do méxico mais fácil (menos difícil) que a do Brasil, porque eles me parecem ter o básico (educação) um pouco mais desenvolvido que o nosso

    ResponderExcluir