terça-feira, 3 de julho de 2018

A NOVA PAIXÃO DE CRISTO

Agora a coisa foi além de um prefeito ou um juiz mal-informado. O próprio governo do estado de Pernambuco retirou a peça "Jesus, a Rainha do Céu", da programação do Festival de Inverno de Garanhuns. É uma forma de censura, claro, apesar do espetáculo não ser proibido pela Justiça nem nada parecido - até porque a Constituição brasileira não prevê mais censura prévia por parte dos agentes estatais. Por isto mesmo, a performance da atriz transexual Renata Carvalho como Jesus Cristo ainda pode ser montada na cidade, mas de forma independente. A produção abriu uma vaquinha de apenas seis mil reais para viabilizar a encenação: você pode contribuir? Pois é simplesmente chocante como tantos conservadores ainda associam a transexualidade à depravação. Essa galera acredita que o simples fato de uma pessoa não se identificar com seu sexo biológico já é um pecado, e associá-la ao divino, então, um sacrilégio. Trans são gente normal: os que foram empurrados para a marginalidade, o foram pela sociedade, não por vontade própria. Por isto, Renata Carvalho tem todo o direito de interpretar Jesus Cristo, ou qualquer personagem que quiser. E claro que eu não resisto a mandar um recado para ela, que foi uma das lideranças contra a peça "Gisberta", em que o ator cis Luís Lobianco encarna uma personagem trans: já pensou, Renata, que esta via-crúcis que você vem percorrendo pode ser um castigo dos céus pela sua tentativa de censurar um colega de profissão?

10 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Isso mesmo Tony!!!

    ResponderExcluir
  2. Tempos sombrios....
    E o Policial Militar de São Paulo que está sendo ameaçado de morte e investigado pela propria PM por conduta incompatível só porque fez um vídeo dando um beijo num cara, na sua hora de folga?
    Tá difícil esse país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que eu li aqui na minha cidade, um idiota filmou estes dois, e foi apenas um selinho, nada demais, e o cara policial ficou numa situação complicada, passou mal é está internado mediante o fato e publicação na Rede, este idiota que filmou é que deve ser punido, por danos ao policial.

      Excluir
  3. Oi Tony! A "polêmica" e a incitação o ódio estão sendo terríveis na cidade. Estão espalhando várias mentiras sobre o conteúdo do espetáculo nas redes sociais. A suspensão da peça foi uma ação articulada da prefeitura da cidade, da câmara de vereadores, do Bispo da diocese (Dom Paulo Jackson) e de lideranças evangélicas. Bolsonaro, como não tem nada mais importante para fazer, se manifestou sobre o caso. O prefeito Isaias Régis (PTB) declarou que não liberaria o centro cultural para a realização do ato, alegando a cidade ser “cristã”. Este é um ano eleitoral e eles emparedaram a FUNDARPE, que é ligada ao governo do estado, que obviamente limou a peça da programação para não ter prejuízo eleitoral.
    A campanha já atingiu sua meta. Porém fico muito preocupado com a segurança na exibição do espetáculo.
    Obrigado por abrir espaço no seu blog para ajudar o Brasil profundo, onde o livre pensamento e expressão podem custar até a vida.
    Alguns links que indicam o que está acontecendo (os mais educados):
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/polemica-por-onde-passa-peca-que.html
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/espetaculo-polemico-no-figprefeito.html
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/polemica-no-fig-em-nota-camara.html
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/seria-encenada-no-fig-governo-do-estado.html
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/o-evangelho-segundo-jesus-rainha-do.html
    http://www.vecgaranhuns.com/2018/06/questionou-o-significado-de-arte-pelo.html
    P.S.: Concordo plenamente com seu posicionamento sobre os atores cis ou trans poderem interpretar qualquer papel, principalmente no teatro. Realmente, nenhuma minoria consegue direitos sem o apoio de alguns integrantes da maioria.

    ResponderExcluir
  4. Tanta coisa para esse povo se preocupar e vão logo encasquetar com uma peça que se ninguém tivesse falado nada teria passado completamente desapercebida...

    ResponderExcluir
  5. Sobre sua coluna no F5, acho que vivemos uma bolha do digital influencer. As empresas e pessoas não acostumadas acham que qualquer um com milhões de seguidores é uma paraíso para propagandas. Esquecem que uma coisa é ter seguidores, outra coisa é ser realmente seguido. Quantas pessoas realmente seguem piamente os milhares de canais no youtube em que se inscreveram???

    ResponderExcluir
  6. "Renata, que esta via-crúcis que você vem percorrendo pode ser um castigo dos céus pela sua tentativa de censurar um colega de profissão" Eu acredito que existe sim "karma", não sei se seria o termo certo: o que você faz um dia volta pra você (como a música da novela da globo)!
    Nick

    ResponderExcluir
  7. Mais do assunto: http://www.vecgaranhuns.com/2018/07/polemica-longe-do-fim-peca-que-mostra.html

    ResponderExcluir
  8. E a crentalhada não tem mesmo o que fazer: http://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2018/07/05/cleiton-collins-cobra-do-governo-do-estado-fim-do-financiamento-publico-dos-eventos-com-ofensas-a-religiosidade/

    ResponderExcluir
  9. + uma: http://www.vecgaranhuns.com/2018/07/ministerio-publico-critica-cancelamento.html

    ResponderExcluir