sexta-feira, 22 de junho de 2018

ESPELHO, ESPELHO DELE


François Ozon é um dos meus cineastas prediletos. Vi todos os seus 17 longas-metragens, além de alguns curtas. Por isto, estou no meu lugar de fala para dizer que "O Amante Duplo" não está entre seus melhores trabalhos. Não é exatamente um filme ruim e até que tem seus bons momentos, mas os defeitos são tantos quantas as qualidades. Numa história em que a barriga tem uma função central (a protagonista sofre de prisão de ventre, e há uma cena mais para o fim que, enfim, deixa pra lá), Ozon deixa que uma barriga cresça e arraste a trama. A escolha de Marina Vacth para o papel principal também me parece equivocada: a moça é linda, mas tem exatamente uma única expressão, que ela usa o tempo todo. Dito isto, era meio que inevitável que Ozon aproveitasse o tema do duplo em algum ponto de sua obra, repleta de farsas e perversões. Desde o começo do filme, fica claro que os psiquiatras gêmeos que dividem a mesma mulher não são 100% reais; o desfecho consegue ser satisfatório e prosaico ao mesmo tempo. E o melhor de tudo é mesmo Jacqueline Bisset, esplendorosa aos 72 anos de idade, numa personagem recorrente na filmografia de François Ozon: a mulher mais velha (geralmente, uma mãe) que surge próxima ao desenlace para ajudar na revelação de um segredo. Mas não tenho o que lamentar por causa desse ligeiro tropeço. Ozon filma sem parar, e seu próximo filme, "Alexandre", já está em pós-produção.

7 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    Aí galerinha entendido definitivamente o que é lugar de fala rsss Quero ver só para rever minha namorada de juventude Jacqueline Bisset rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Óóóó, vc é velho (isso não é ofensa)?
      Achava q tivesse a faixa etária do Tony.

      Excluir
    2. 14;42 Não bobona tenho a idade da luz porém precoce me apaixonei por Bisset aos seis anos de idade rs

      Excluir
  2. Louco para assistir esse filme, adoro o tal do duplo (geralmente gêmeos) em que um bom ator geralmente pode mesmerizar a platéia!

    ResponderExcluir
  3. Vi muitos filmes dele também, que até fiquei com uma camada de Ozon, hahahaha!

    ResponderExcluir
  4. Se é assim, esse vou pular para ter mais tempo de ver os jogos da copa e seus derivados.

    ResponderExcluir
  5. Marina Vacth está ótima em "Jovem e Bela" mas não é uma atriz versátil. Também adoro o Ozon, porém vou conferir o filme no conforto de casa, tem estreia melhor esta semana.

    ResponderExcluir