quinta-feira, 10 de maio de 2018

FORA, GEISEL

Ernesto Geisel foi o mais sensaborão dos presidentes do regime militar. Não metia medo feito Emilio Garrastazu Médici, nem era um pateta como João Batista Figueiredo. Parecia um pastor luterano bem rígido e estóico, incapaz de rir nem de sentir qualquer espécie de prazer. Mas, na minha cabeça, ele não era de todo mau. Foi Geisel quem enquadrou o general Frota, que tentou tornar a ditadura ainda pior, e quem deu início ao leeento processo de distensão política. Mas o documento da CIA divulgado hoje joga o nome do general na lama, para todo o sempre. Geisel sabia das execuções de "subversivos perigosos" autorizadas por seu futuro sucessor, Figueiredo. Isso mostra o quão sanguinária e paranoica foi a ditadura militar, até em seus últimos tempos. E tem imbecis que sonham com a volta dela, como se não houvesse inflação nem corrupção nesses anos de chumbo. Havia, e também execuções sumárias de presos políticos. O horror, absoluto e imperdoável.

27 comentários:

  1. Sejamos objetivos e deixemos o sentimentalismo e a propaganda de lado: qualquer país que pretenda permanecer em pé trata o terrorismo de uma forma ainda mais dura. Ademais, todos já sabemos que, em VINTE ANOS, a "sanguinária e paranoica" "ditadura" vitimou por volta de quinhentos indivíduos, não muito mais que o dobro das vítimas das incursões terroristas. Enfim, olhar para as atuais 70 MIL mortes anuais no Brasil redemocratizado, para os policiais assassinados todos os meses e para a inédita insegurança pública reinante faz qualquer um preferir os chamados "anos de chumbo". Não sou eu quem diz isso, mas 52% da população (e o número não para de subir).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual governo que cresceu o país economicamente mas o transformou em um país com grande desigualdade de renda, o que segundo pesquisas recentes tornam os países mais violentos?
      Nick

      Excluir
  2. Respostas
    1. E vc acha que não existe mais repressão? Que os assassinatos acabaram? Ou apenas se tornaram mais secretos? O fato da Rede Bobo ainda existir mostra que a ditadura nunca realmente acabou. E com esse outro golpe as coisas estão ainda pior.

      Excluir
    2. Olha o fanfic de esquerda aí, gentem!

      A Globo "ainda" existe porque reúne os melhores profissionais do mercado e é gerida como uma empresa séria. Não é o brinquedo de um úncio dono, como o SBT, nem atrelada a uma igreja evangélica, como a Record.

      Aliás, SBT e Record assumem posições muito mais conservadoras que as da Globo, e a nossa esquerda míope, condicionada a atacar a "Rédi Globo", nem percebe,

      Excluir
  3. Não queremos de volta ditadura militar, tampouco de esquerda aos moldes da Venezuela, que mata os que não concordam.
    Votar contra a esquerda aqui é pura e simplesmente evitar exatamente essa tragédia que você abomina no nosso passado mas faz vista grossa quando é em nome da política de esquerda latino americana.
    Jamais deixaremos esses bandidos tomarem conta de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço vista grossa? Você já leu meus posts sobre a Venezuela? Não, né?

      Excluir
    2. "Não queremos de volta ditadura militar, tampouco de esquerda aos moldes da Venezuela, que mata os que não concordam" A esquerda brasileira, que na sua visão óbvio que se iguala a PT, matou alguém somente por ser contrária( tipo Sherazade) e não fiquei sabendo?

      Excluir
    3. Pior que isso, Nick. Grupos de esquerda realizaram alguns atentados durante a ditadura que mataram gente inocente. Agora você sabe.

      Excluir
    4. 00:03 Foram quase duzentas vítimas. Isso a "Comissão da Verdade" petista jogou pra debaixo do tapete.

      Excluir
    5. Eu já sabia disso Tony, mas na cabeça desse pessoal defensor da ditadura, esquerda=pt ou ou ditadura/bolsonaro combate esquerda=pt. E nos tempos atuais não vi a esquerda matando ninguém. Esse pessoal tem a cabeça muito guerra fria ainda.
      Nick

      Excluir
    6. Nick contemporizando depois que tomou enquadrada do ídolo. Parece aquele padre galã falando que não quis ofender macumbeiro, como se ele fosse ingênuo ou burro.
      Nick, a esquerda que vc diz não ser o pt apoia Cuba e Maduro, precisa de algo mais claro que isso?
      Vai ser preciso fazerem aqui pra gente como vc admitir que são ditaduras sanguinarias?
      E o Brasil era alvo de Fidel, a reação americana foi incentivar o golpe militar.
      O que eu acho? Gracas a deus. Senão deus sabe como estaríamos.
      Se quero ditadura de direita agora? Lógico que não. Nem de esquerda. Essa que quer controlar imprensa. Pra se aliar aos poderosos e roubar com todo mundo calado como fizeram 13 anos.
      Vcs são cheios de ideias, ideologias e fantasias infantis de socialismo, e não sabem admitir que a esquerda também faz muita cagada.
      E que temos o direito de não querermos esquerda no poder.
      Isso, pra sua surpresa, não significa ser a favor de militarismo e ditadura.
      Bem pelo contrário.

      Excluir
  4. Vi essa notícia no UOL e sempre a ladainha dos "imbecis" é a mesma! Uma das que acho mais graça é: "Os militares evitaram os comunistas de tornar o Brasil uma ditadura comunista" o que na visão deles seria pior. Um dado, a desculpa dada para o GOLPE era que Jango ter viajado para China, grande comunista na época (hoje ele só se lembram de Venezuela e Cuba). Hoje a mesma China é a segunda ECONOMIA do mundo. Então seu eu quisesse inverter a lógica para defender um ditadura "vermelha" teria sido muito melhor pois hoje poderíamos ser a segundo ou terceira economia do mundo eu poderia, mas não defendo DITADURA. E o melhor, ou pior, são que as pessoas que falam que a DITADURA BRASILEIRA foi o melhor período são as mesmas que abominam a mão do estado na economia)
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nick, não nos brinde com tamanha limitação, confundindo a China maoísta com a atual. Houve uma senhora ruptura entre uma e outra. Quando não sabemos algo, simplesmente calamos. No afã de defender a esquerda, você dá mais combustível ao inimigo.

      Excluir
    2. Estou dizendo que eu poderia "inverter" a lógica de que uma coisa ruim- ditadura/totalitarismo - é uma coisa boa como a direita faz. Não estou confundindo nada! Não disse que a China maoísta é a atual. Somente que podia argumentar tiraram Jango com medo do comunismo quando ele foi pra China e hoje a China é a segunda economia do mundo (e sim, não são a mesma China, mas que eu saiba não houve militares de direita que governaram a China para transformar ela na potencia que é hoje, somente o mesmo partido desde aquela época)
      Nick

      Excluir
    3. Nick é aquela pessoa tadinha que temos pena.
      Deixa ele achar que super entende de política e de Brasil.
      Vai Nick, lacra.

      Excluir
    4. As cegas da direitassa não vencem uma do Nick e viajam na brisa da baboo.

      Excluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Aguardemos + 50 anos para CIA divulgar os documentos, sôbre os dias de hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ué agora os capitalistas golpistas são fonte confiável?
      Claro, sempre quando interessa.

      Excluir
    2. 11:17 Nessas situações sempre foram...e a Senhora nessa lenga lenga. Vai morrer sem compreender que a existência vai além de direita e esquerda. Certo tá o Tony!

      Excluir
  6. Para quem não sabe: a ditadura militar no Brasil foi implantada via abundância de força brutal, mas não convenceram. Para convencer vc precisa persuadir, e para persuadir eles precisavam de uma coisa que eles não tinham: razão e direito de luta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Love, se vc fosse vivo naquela época como eu saberia que sim a maioria das pessoas não tinha menor problema com os militares no poder. O desgaste foi natural como qualquer partido que fique no poder décadas. Essa histeria que vc escuta dos artistas da época é porque eles eram censurados. Mas a sociedade tava mei cagando.

      Excluir
    2. Love??? Sounds cockney aprendido entre um cleaner e outro! Innit?
      "Se vc fosse vivo naquela..." que português mais porco é esse?
      Claramente racionalidade não é o seu forte!

      Excluir
  7. Nossa... Tão parecendo os paises asiáticos que ficam de picuinha por causa de guerras que ocorreram 60, 160 ou 1600 anos atrás... Ah. Esse povo que vive no passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina se, daqui a pouco, a moda pega e o Paraguai começa a querer o território que o Brasil lhe tirou na guerra de volta. Se a Bolívia entre na mesma e passa requer o Acre de volta. E se todos as ex-colônias espanholas começam a querer o território que por direito lhes pertenciam no tratado de Tordesilhas???

      Excluir
    2. Brm, os indigenas fazem isso aqui, querem o máximo de terras brasileiras possiveis, uma minoria mandando em uma região gigante.

      Excluir
  8. Difícil decidir quem é mais ignorante, esses direitista estúpidos que defendem volta dos milicos ou esses esquerdistas que acham que Cuba é um paraíso. Para quem gosta de ditadura militar sugiro mudança para a Coreia do Norte, Tailândia ou Arábia Saudita; para os esquerdistas sugiro Cuba e Venezuela. E boa viagem ;-)

    ResponderExcluir