sábado, 19 de maio de 2018

A CANTORA MAIS IMPORTANTE DO BRASIL

Chega pra lá, Gal. Fica na moita, Marisa. Vai cuidar das gêmeas, Ivete. Vocês todas são ótimas, mas neste momento - neste exato momento - ninguém está faznedo um trabalho mais importante que Elza Soares. Aos 87 anos, Elza acaba de lançar o sucessor de "A Mulher do Fim do Mundo", seu aclamado álbum de 2015. "Deus é Mulher" segue a mesma fórmula: músicas inéditas compostas por jovens (algumas, especialmente para ela), com arranjos eletrônicos e letras que falam do Brasil de agora. Não são musiquinhas bonitinhas para relaxar depois de um dia de trabalho, nem hits para se jogar nas pistas. Algumas são até difíceis de ouvir: a voz rascante de Elza, as palavras incômodas, o acompanhamento pesado. São para prestar atenção, e se deslumbrar. Elza está lúcida e indignada. Seu repertório, que sempre teve um pé no social, agora reclama de machismo, homofobia, racismo, intolerância religiosa e repressão. Uma resposta afiada ao caos que vivemos hoje, sem cair na banalidade do "Fora Temer" ou "Lula Livre". "Deus É Mulher" não vai tocar no rádio nem no Faustão, mas talvez já seja o melhor disco brasileiro do ano. Que privilégio termos alguém como Elza Soares.

12 comentários:

  1. Ivete por favor...poeira..poeira.e pula pula e os "fans" pula e pula junto! Por favor que tem mais uma renca de filhos e fique amamentando por mais uns 15 anos! Tem Bethânia tem Vanessa da Mata com um ao vivo incrível...preguica Tony.

    ResponderExcluir
  2. E eu fui ver o show dela achando que ela provavelmente não faria outra turnê. O "AMDFDM" ganhou o grammy latino de melhor álbum de MPB.
    Não só ela ainda tem muito o que dizer, como encontrou uma geração nova disposta a escutar.

    ResponderExcluir
  3. Elza Soares é um patrimônio da nossa cultura musical, têm estória e conteúdo , fazia acordes com a voz e entonações graves agudos e etc com maestria, teve uma vida sofrida e cheia de altos e baixos, assisti um documentario sobre a vida dela tem tempo, nunca esqueci,sofreu muito no começo e trajetória, ela merece tudo de bom e positivo, salve Dona Elza.

    ResponderExcluir
  4. Toda minha admiração, respeito e reverência à Rainha!

    ResponderExcluir
  5. Não gosto da música dela, mas respeito muito a sua trajetória.

    ResponderExcluir
  6. Vcs não tem ideia do quanto ela é venerada pela intelectualidade musical internacional!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Intelectualidade musical internacional???
      Quando a senhoura inventou isso?
      Quem são? Quem elegeu?
      Onde se encontram?
      Só falta dizer Caetano kkkkkkkkkk

      Excluir
  7. Assistiu a nova adaptação da HBO de "Fahrenheit 451"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, mas vou ver. Ontem meu marido quis ver o telefilme sobre o namoro de Harry e Meghan que passou no Lifetime...

      Excluir
  8. É possível sim tocar no Faustão.. O quadro "Ding Dong" tem levado muitos artistas musicais interessantes ! Não vejo a hora de ve-la no programa do Bial

    ResponderExcluir