domingo, 15 de abril de 2018

SONGKRAN

Quiseram os bodhisattvas que o nosso último fim de semana no Sudeste Asiático coincidisse com o Songkran, o Ano Novo tailandês, comemorado mais ou menos na mesma data por todos os países da região. As lojas fecham e os templos ficam cheios, mas a marca registrada desse feriadão de quatro dias são as batalhas aquáticas no meio da rua. Criancinhas, vovós e marmanjos se munem de gigantescas e coloridíssimas pistolas, famílias inteiras arrastam para a rua tonéis com água dos canais, e ai de quem passar achando que vai continuar sequinho. Qualquer resistência é inútil; quem sai no Songkran é para se molhar.

Chiang Mai tem a fama de ter o songkran mais animado de toda a Tailândia. Ontem, quando queríamos visitar os templos da cidade velha, levamos mais baldes d'água do que estávamos a fim. Hoje, depois de peregrinar até o santuário do monte Doi Suthep pela manhã, pusemos grana e celulares nos envelopes de plástico que ganhamos da agência e nos juntamos à folia. Demos de cara com um incrível desfile de blocos, cada um representando um hotel, um shopping ou uma aerolinha, cheios de lady boys e com um batuque irresistível. Até o Corpo de Bombeiros joga água na multidão, que fica encharcada e radiante. O cortejo de blocos seguia até a antiga Casa do Governador (hoje uma escola), e claro que fomos atrás. Nos jardins da residência, farta distribuição de comidas típicas e refri: tudo de graça, com pimenta por cima.

Recebi cada jato gelado como uma benção dos céus. Achei auspicioso estar aqui justo hoje, que marca o aniversário de uma data triste para mim. Meu ano de 2018 já começou bem, mas agora, com tanta água para lavar a alma, ah, agora vai. Feliz ano novo para todo mundo, e não deixe de jogar água em quem você ama. Beeem gelada.

7 comentários:

  1. O Mio Babbino Caro
    E Deus quis que na terra fosse assim.

    ResponderExcluir
  2. Feliz ano novo! Bem que poderiam importar essa tradição de jogar água para o Brasil no ano novo, para renovar a alma e começar o novo ano melhor!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16:24 O que vc acha que milhões fazem a beira mar na passagem de ano.
      O Nick é vc mesmo que anda dando essas bolas fora nesses últimos comentários???? Rede Globo virar redentora....Pé de abacate não dá pitanga.

      Excluir
    2. Sim, sou eu! Mas acho mais divertido brincar com "pistola"de água kkk
      Nivk

      Excluir
  3. Que coisa mais fofa.

    ResponderExcluir
  4. Recarregue bem as baterias, Tony, pois esta terra aqui está ó... Uma bosta.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Realmente parece ser muito legal.

    ResponderExcluir