sexta-feira, 6 de abril de 2018

SABAIDEE

O Brasil pegando fogo por causa da iminente prisão do Lula, e nós chegando a um país tranquilo e semi-esquecido pelo noticiário. Mas nem sempre foi assim: o Laos foi tragado pela guerra no vizinho Vietnam, passou por massacres e insurreições e é comunista desde 1975, um dos quatro que restaram no mundo. A ditadura de um único partido só é sentida pelos turistas na bandeira vermelha com a foice e o martelo que tremula por todo lado e pela burocracia na hora de passar pela Imigração. O Laos exige um visto de entrada que só pode ser tirado no aeroporto, o que é apenas uma maneira de arrancar um dinheirinho a mais dos visitantes. Custa 30 dólares (31, se você não trouxer uma foto 3 x 4) e tem que ser pago em cinheiro. Depois de enfrentar fila e preencher dois formulários com os mesmos dados, tivemos uma nota de 100 dólares recusada só porque ela não era o modelo mais recente. Também não dá para vender de volta na saída os kips que sobrarem, a moeda local cheia de zeros, igualzinho à Venezuela. Só que, lá fora, o Laos é um sonho de tranquilidade. Luang Prabang, a antiga capital real, é uma península na confluência do rio Nam Khan com o poderoso Mekong, e tem aquele clima odara de Alto Paraíso. Minúscula, com bichos soltos na rua, muito verde, o oposto de Bangkok. E os preços? Comprei um look completo no mercado noturno por cerca de 10 dólares. A comida tem menos pimenta que na Tailânida (mas quando tem, sai de baixo) e os lao são ainda mais gentis que os thai. Só não dá para dizer que à noite reina o silêncio, porque ouço uma balada distante.

18 comentários:

  1. Cuidado, com um post como este falando bem do Laos, que é comunista desde 1975, os exaltados vão falar que você já fez sua carteirinha ai para se filiar ao comunismo global e que foi convertido definitivamente a vermelhinho!
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era pra ser engraçado? Fracassou. Igual ao comunismo que vc ama amar bem de longe no conforto do malvado capitalismo.

      Excluir
    2. Que hora eu disse que o capitalismo é malvado e o comunismo é bom? Eu critico gente como você que não entende o que está acontecendo: estão querendo criminalizar quem é de esquerda, e acham que só existe uma esquerda, que é comunista estilo Cuba ou antiga URSS! A mesma criminalização que a esquerda sofreu antes do GOLPE Militar (sim, GOLPE)! A direita que impor o pensamento dela e diz que quem é de esquerda que está doutrinando as pessoas!
      Nick

      Excluir
    3. E como economista e uma pessoa que mora em uma país que respeita o livre pensamento (ao contrário de Cuba e da antiga URSS) vou deixar o que penso, de tudo o que já li: um sistema econômico centralizado como na antiga URSS não é eficiente, o sistema de livre mercado é eficiente (na maioria das vezes). No livre mercado o sistema de preços permite que informações sejam passadas para as pessoas sem uma burocracia grande: quando o preço de uma mercadoria está alto, sabemos que a demanda está maior que a oferta. Quando o preço está baixo, a oferta menor que a demanda. Isso permite produtores e consumidores adequarem suas quantidades ofertadas e demandadas sem um escritório do governo dizendo o que devem ofertar e demandar . Esse foi só o exemplo dessa eficiência, e bem pobre por sinal, mas vou deixar esse mesmo. O problema é que o mundo atual não é exatamente como o mundo de Adam Smith, quando ele escreveu a Riqueza das Nações (base de quem defende o livre mercado, mas esquece já das próprias criticas do autor em relação ao livre mercado). O mercado possui falhas, e se possui falhas a espaço para o governo intervir (não do modo que acontecia na antiga URSS). Além do mais países ocidentais modernos mostram que é possível ter um modelo econômico/social misto, que valorizam a livre iniciativa, livre mercado, o individualismo, mas que também valoriza a comunidade, o bem comum, e mesmo que utópica(como disse um anônimo em outro post), a igualdade entre seus membros: Noruega, Suécia, Canadá! Resumindo: há espaço para a livre iniciativa e para o governo na economia, um não exclui o outro!
      Nick

      Excluir
    4. "Igual ao comunismo que vc ama amar". Eu amo meu país, que apesar de tudo, me permite vir aqui dar minha opinião. E que apesar de existir pessoas que vão vir distorcer essa opinião, tem outras que vão entender o que estou dizendo.
      Nick

      Excluir
    5. Espero que esses perseguidores de "comunistas" não sejam os mesmos que defendem a extinção da minoria Rohingya em Myanmar...(isso aconteceu em outro post do Tony). Tem uma hora em que os Bolsominions conseguem dar uma stalinizada...

      Excluir
    6. São tal incoerentes que reclama que o PT estava transformando o Brasil em Cuba e Venezuela. E são os mesmos que acham Trump o melhor presidente, sendo que ele toma medidas protecionistas (depois falam que são direita liberal). Rir pra não chorar!
      Nick

      Excluir
  2. Charmosa, tranquila, legalzinha. Mas, sinceramente, não tenho nenhuma lembrança "uau", nem daí e nem da capital. Lembro da natureza e dos templos, mas eu já estava naquele ponto da viagem em que não aguentava mais ver templo na minha frente mesmo. Se der tempo, visitem Vang Vien também. É onde os turistas vão para enfiar o pé no jaca. Ou no durian.

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Noites de paz em uma cidade de um país distante ao som de balada ao longe...quanta poesia, não é S. Bernardo-SP/Br rsss
    (Espero que ao retornar ainda encontre pelo menos o Br...encontra, encontra...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As viúvas do Lyla querem nos fazer acreditar que ele na jaula acabou Brasil. Não cansaram ainda de passar vergonha.

      Excluir
    2. 09:22 olha do que ela é capaz de interpretar neste pequeno texto. Depois não quer ser reconhecida como Nápoleão de hospício.

      Excluir
  4. E a pergunta que não quer falar: e a recepcao aos gays? Pra quem viaja de casal tem que pedir quarto duplo por que quarto de casal da BO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa realmente é uma coisa que devederia estar escrita em todo guia de viagem! Nem me lembro quantas vezes na dúvida peguei quarto duplo e juntamos as camas nós mesmos.

      Excluir
    2. 8:28 não faça perguntas difíceis.

      Excluir
    3. Eu pedi cama de casal pra mim e meu namorado num hotel na Europa de donos e funcionários muçulmanos e quase cortaram nossas cabeças com espadas em nome de Allah.

      Excluir
    4. 14:59, a Europa irá piorar muito nas próximas décadas. Agradeça à esquerda internacionalista por mais esta "conquista".

      Excluir
    5. Por que não foram no insta e reclamaram contra eles? Como fizeram aquele casa usa em um estabelecimento cristão que não quis fazer bolo deles ? Claro né a culpa é sempre da esquerda internacionalista (sic). Nick

      Excluir
  5. Povo chato e mal comido, oem todos os post que estou lendo sobre a viagem, vem um povo falar de esquerda e direita! O Tony esta relatando suas impressões de viagem e esperava ver comentários a esse respeito e nao transformar tudo em política....

    ResponderExcluir