quarta-feira, 11 de abril de 2018

A CIDADE QUE É UM TEMPLO

Viemos ao Camboja para conhecer o máximo que der em dois dias do gigantesco complexo de Angkor, que ocupa uma área de 200 km2 com ruínas de templos e palácios meio comidos pela selva. O mais famoso deles e o primeiro que se visita é Angkor Wat, literalmente "a cidade que é um templo". Trata-se apenas do maior edifício de cunho religioso do mundo, construído ao longo de 37 anos no século 11 (ou seja, a toque de caixa para a época). É uma reconstituição simbólica dos cinco picos do monte Meru, no Himalaia, o Olimpo do hinduísmo - embora hoje em dia não faltem imagens e altares de Buda para todos os lados. Pagamos o micão obrigatório de ver o sol nascer nas ruínas, junto com a torcida do Flamengo e o que parecia ser toda a população do sul da China. Apesar de termos acordado às quatro e meia da manhã, o horário cedíssimo na verdade poupa o sofrimento de escalar as torres sob o sol escaldante do meio-dia. Do qual não fomos poupados, pois de lá seguimos para o imenso Angkor Thom - "a grande cidade" - e o mais impressionante de todos, Ta Prohm - "o ancestral de Brahma" - que tem suas pedras engolidas pelas raízes das árvores bunyan e serviu de cenário para uma cena famosa do primeiro "Lara Croft: Tomb Raider", de 2001:
Mas o momento de maior emoção do dia foi o que eu conto logo abaixo...

5 comentários:

  1. Morro de vontade de conhecer. Mas só de pensar nas hordas de turistas - independende da época do ano - já fico com preguiça. Tem solução para isso?

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bonito, mas lugares onde a "torcida do Flamengo" está sempre presente não me animam. Ainda prefiro ir para os locais que ainda não são badalados...

    ResponderExcluir
  3. Mortal Kombaaaaattttt!!!!

    ResponderExcluir
  4. Li certa vez que esta cidade este complexo, foi construído de acordo com a posição de certas constelações no céu e a mesma posição das pirâmides do Egito construídas e posicionadas de acordo com as constelações e tudo isto estaria interligado geometricamente em posições estelares.

    ResponderExcluir
  5. Tony tirando a passagem area que é cara, fiquei sabendo que essas cidades sao bem baratas para turistar, é verdade?

    ResponderExcluir