segunda-feira, 2 de abril de 2018

A AMÉRICA LATINA DA ÁSIA

Os thais adoram um concurso de beleza. É só ligar a TV a qualquer hora do dia e dar de cara com pelo menos um concurso da garota mais bonita, Thailand's Next Top Model, o mais belo lady boy. Isso me faz lembrar a Venezuela, mas a Tailândia funciona muito melhor que nosso vizinho do norte. Talvez esteja mais para o México, onde o moderno e o atrasado convivem lado a lado. Até na comida apimentada os dois países se parecem. O fato é que a Tailândia é muito mais bagunçada que o Japão, a Coreia ou mesmo a China. E o povo é alegre e simpático, com uma certa pegada latina. Bangkok é, para usar o velho clichê do "Planeta Diário", uma terra de contrastes. Olhe para cima e você estará no século 21, com arranha-céus improváveis, um trem aéreo e, quem sabe, o National Kid voando entre as torres. Olhe para baixo e se horrorize com a quantidade de fios elétricos que tombam quase ao chão, as casinhas decrépitas, a falta aparente de qualquer planejamento. Mas, pelo menos até agora, não vi miséria explícita, nem viciados jogados na calçada. Pouco se ouve falar de crime, mas a política tailandesa tem fama de ser das mais corruptas. Por tudo isto, eu me sinto um pouco em casa.

6 comentários:

  1. Pois é. É uma estranha sensação de que é meio parecido com o Brasil, inclusive pela bagunça, o clima quente, o nível econômico parecido (mas com IDH mais alto que o nosso)... Teria tudo para ter tanto crime quanto aqui, mas aí infelizmente entra a diferença cultural e, claro, o regime militar que governa com mão-de-ferro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IDH da Tailândia é de 0,740,o do Brasil é de 0,754.Tailândia está bem atrás do Brasil.Fonte: Wikipedia

      Excluir
  2. Você colocando essas viagens me faz ter vontade viajar

    ResponderExcluir
  3. Noooossa, vc se mudou para a Terra do Thai, é? Nenhum país (talvez a Alemanha chegue perto) é menos bagunçado que o Japão. O povo lá, na minha opinião por consequências da vida, vive numa espécie de relógio Suíço onde tudo funciona da mais perfeita forma. Porém, pagam (ao meu ver) meio caro por isso. Os Thais, assim como os Coréias do Sul, chamam as favelas deles de "Cultural Village"?

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Ou seria uma mistura de 25 de Março com a Rocinha hahaa

    ResponderExcluir
  5. Philippines too, including its weird president. Never forget.

    ResponderExcluir