domingo, 4 de março de 2018

PARA QUEM EU DARIA HOJE À NOITE

Tem uma coisa engraçada rolando no Oscar deste ano. Todos os filmes de ficção estrearam no Brasil antes da cerimônia (e vários dos documentários podem ser vistos em casa, como eu conto na coluna Multitela de hoje). Cinéfilos de responsa como eu já viram tudo. E, por causa das redes sociais, todos os indicados têm fãs ardorosos e detratores idem. Nenhum conquistou a unanimidade, e isto pode tornar a noite de hoje memorável. Nunca tanta gente capaz de opinar (ao contrário da saudosa Glória Pires) assistiu junta à festa. Mais do que nunca, é imperativo manter um olho na TV e o outro numa segunda tela, acompanhando os comentários online. Como aconteceu no Emmy e no Globo de Ouro, eu vou participar do live blog da Folha, a partir de 21h, quando começa o tapete vermelho. Que vença o melhor? Nem sempre...

Mesmo com tanta gente dando pitaco, ainda tem quem pergunte minha opinião. Então vamos lá: Para quem eu daria o prêmio, e quem é que eu acho que de fato vai ganhar? Bora: 

MELHOR FILME
A corrida embolou nos últimos dias. "A Forma da Água" pode ter perdido embalo por causa das acusações de plágio. E "Três Anúncios para um Crime", seu grande rival, agora enfrenta uma onda crescente a favor de "Corra!". Afinal, se é para premiar um filme que toca nas feridas americanas, por que não dar logo o Oscar para o que fala explicitamente de racismo? Hmm, talvez porque no ano passado ganhou "Moonlight", com elenco todo negro. De qualquer forma, é bom ficar esperto. "Corra" venceu o Spirit ontem à noite, e pode ter aqui sua melhor chance de ganhar alguma coisa.

MELHOR DIRETOR
Vai ganhar Guillermo del Toro. E eu daria mesmo para ele entre os cinco que estão indicados, ainda mais para que cada um dos "Três Amigos" mexicanos - ele, Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu - tenha pelo menos uma estatueta dourada. Mas meu predileto é Luca Guadagnino. Revi seus dois filmes anteriores e percebo que ele é um autor no sentido clássico, que repete temas e elementos, mas sempre de uma maneira nova. Além do mais, seus filmes são sensoriais. Música, luz, comida, roupas, casas, objetos, tudo conta a história, tudo vira personagem. O cineasta  que mais me fala ao pau e ao coração.

MELHOR ATOR
Vai ganhar Gary Oldman. É merecido: o cara é um puta ator, tem uma longa carreira de sucesso, uma única indicação anterior e está fe-no-me-nal como Winston Churchill. Mas claro que eu daria para Timothée Chalamet. Oldman está "acting"; Chalamet vive as emoções de Elio, com uma paleta de recursos incrível para um garoto que tinha 20 anos na época da filmagem. Só não fico triste dele perder o Oscar porque tem ganho muitos outros prêmios (como o Spirit) e porque um dia ele vai ganhar. O garoto é do nível de Di Caprio: tem um por geração.

MELHOR ATRIZ
Vai ganhar Frances McDormand. O trabalho dela é mesmo o mais impressionante entre as cinco indicadas (revi "Três Anúncios" e me maravilhei ainda mais). Mas talvez eu desse para Sally Hawkins, só porque Frances já ganhou. Ah, e a Saoirse? Que nem o Chalamet: um dia ela ganha. Talvez já no que vem, quando deve concorrer como Elizabeth I por "Mary Queen of Scots" (e sabe quem faz Mary Stuart? Margot Robbie! Isso mesmo, Lady Bird versus Tonya Harding!).

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Vai ganhar Sam Rockwell. Merecido, apesar dele carregar nas tintas de vez em quando. Mas é um sólido "character actor", aqueles que nunca desapontam apesar de raramente chegarem a protagonistas, e Hollywood gosta de premiá-los. Mas meu favorito mesmo era Michael Stuhlbarg, claaaaro, pela devastadora conversa entre pai e filho em "Me Chame pelo Seu Nome", mais claro ainda. Parece fácil, mas o trabalho dele é sutil e preciso. Além de ser o grande "takeaway" do filme.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Vai ganhar Allison Janey, outra um pouco exagerada, mas queridíssima pelos seus pares pela longa carreira. Pelo jeito, até mais querida do que Laurie Metcalf, que para mim merecia mais. As outras três indicadas nem deveriam estar ali.

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Aqui a briga vai ser boa: "Três Anúncios", para mim o melhor, enfrenta os fãs de "Lady Bird" e "Corra!", dois filmes que podem ter nesta categoria sua única chance de não sair de mãos abanando.

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Vai ganhar "Me Chame pelo Seu Nome", e aqui eu concordarei com o Oscar. O roteiro é um primor. Fora que James Ivory, aos 88 anos, será o mais velho vencedor de todos os tempos - isto se Angès Varda não levar pelo melhor documentário. Ela é 13 dias mais velha do que ele.

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Está bem difícil prever, mas vou arriscar: "Uma Mulher Fantástica". Alguns sinais estão no ar. A atriz Daniela Vega será uma das apresentadoras, a primeira transexual a entregar um Oscar. O filme ganhou o Spirit. E, dos cinco finaistas, é o que tem a narrativa mais tradicional, com começo, meio e fim. Ao mesmo tempo em que a temática é moderna: as agruras de uma mulher trans. Gosto do filme, mas eu daria para "The Square" - este sim, moderno na forma e no conteúdo.

E daqui para a frente é só previsão mesmo, para ajudar meu leitorado no bolão:

Melhor Fotografia - "Blade Runner 2049"
Melhor Montagem - "Dunkirk"
Melhor Direção de Arte - "A Forma da Água"
Melhor Figurino - "Trama Fantasma"
Melhor Maquiagem - "O Destino de uma Nação"
Melhores Efeitos Visuais - "Blade Runner 2049"
Melhor Edição de Som - "Dunkirk"
Melhor Mixagem de Som - "Dunkirk"
Melhor Trilha Sonora - "A Forma da Água"
Melhor Canção - "Remember Me" (de "Viva" - mas quem me lê sabe qual é minha favorita)
Melhor Longa em Animação - "Viva"
Melhor Curta em Animação - "Dear Basketball"
Melhor Longa Documentário - "Visages Villages"
Melhor Curta Documentário - "Heroína(s)"
Melhor Curta de Ficção - "Silent Child"

Ufa, que post longo. E o dia mal começou. Até mais, no live blog da Folha.

21 comentários:

  1. Não acho q Frances McDormand tenha feito a melhor atuação. Ela é excelente atriz mas Margot Robie a superou. Frances tem por natureza aquela cara de mulher brava, de poucos amigos. No filme ela apenas enfatizou uma característica física e dela. Agora, Magot Robie com aquela cara de patricinha fina e linda, se transformar, perfeitamente, em americana classe média baixa decadente (tb conhecidos como red necks eleitores de Trump) foi fantástico. Em nenhum momento vi a moça delicada e refinada q é na vida fora das câmeras. Os mais velhos tem uma dificuldade enorme em reconhecer esse tipo de atriz jovem com atributos físicos fabulosos q não parece ter se esforçado muito pra chegar "lá".
    Alias, se o Oscar fosse uma premiação justa ( coisa q todos sabemos raramente é), Christopher Nolan ganharia por Dunkirk pela orquestração de filme com filmagem difícil, muitos atores, locações complicadas e tomadas aéreas e edicao de som que foram primorosamente compilados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor conclusão que li hj sobre o Oscar.

      Excluir
  2. Só um reparo, Me Chame pelo seu Nome deve ser o melhor roteiro adaptado.

    ResponderExcluir
  3. E só porque Frances já tem um Oscar não pode ganhar outro? Pois sabe, se ela ganhar vou gostar. Além de ser uma puta atriz, Frances vai furar, por mais que momentaneamente, essa toada da Academia de premiar atrizes jovens e via de regra belas. Tendência machista e que acaba emperrando vitórias de atrizes com mais de 50 anos que entregam performances excelentes. Ô Tony, se por acaso se a Saoirse Ronan já sai como favorita, Glenn Close, grande Glenn, já sai então uns passos atrás para a disputa de 2019? O filme da Glenn que deveria ter sido lançado este ano ficou para 2019. Gente, pelamor, que covardia e injustiça uma atriz do calibre da Glenn Close não ter Oscar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, esqueci de minha ídala Glenn Close. Ela já é a favorita para o ano que vem, pois será sua sétima indicação e Hollywood precisa tomar vergonha na cara. Fora que seu filme "The Wife" foi comprado pela Sony Classics, que é especialista em fazer boas campanhas do Oscar.

      Excluir
    2. Sigourney Weaver podia aparecer como coadjuvante lacrando em algum filme e a Academia corrigir duas injustiças históricas de uma vez só

      Excluir
    3. Sigourney Weaver podia aparecer como coadjuvante lacrando em algum filme e a Academia corrigir duas injustiças históricas de uma vez só

      Excluir
  4. Você por aaaacaso viu o filme da Mary Blige pra dizer que ela não merece a indicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vi. Procure o post "Da Lama ao Caos" no mês de fevereiro. Ela está bem, mas Carey Mulligan está melhor.

      Excluir
  5. Tony quase gabaritou!

    ResponderExcluir
  6. "Para quem eu daria..."

    Glorificação da promiscuidade homossexual a gente vê por aqui. Depois reclamamos que a sociedade não nos leva a sério. O problema está em pequenas coisas como essa, Tony.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahahahs

      Vou tentar parar de rir e responder.

      Ah, não vou não.

      Hahahahahahaha

      Excluir
    2. Eu achava que todos os seus leitores eram inteligentes Tony...ledo engano!

      Excluir
    3. Anônimo das 16:04. Acho que 08:01 tava brincando.

      Excluir
  7. Parabéns pelas previsões, querido Tony. Acertou praticamente tudo. Pode sugerir 06 números de 01 a 60, por favor?

    ResponderExcluir
  8. Michael Stuhlbarg esta em dois excelentes papeis em dois filmes do Oscar e nem foi indicado! é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Caro Tony,descobri seus posts agora e viciei.é muito bom saber q outra pessoa tem visão cinefila parecida com a minha,não é 100% mas é maior que muita gente.sou uma ilha onde moro(Fortaleza-CE),digo isso pq encontro pessoas que gostam de cinema mas não curtem como eu...preferem ficar em casa do q gastar pra ir ao cinema,não lembram dos filmes q assistem,titulo de filme,ano de produção, atores q fizeram o filme(eu me sinto muito só quando sei de tudo isso e ninguem ao redor sabe).tenho um gosto bem ecletico assisto filmes quase todo dia em casa e no cinema quase todo final de semana,só não vejo mais pq nao ganho tao bem assim.Acho q vou começar a postar mais no Instagram sobre os filmes que assisto pois meus amigos pedem muito que eu fale mais sobre o q eu sei de cinema.Vc tem instagram? Quanto as suas previsões foram bem em cheio.Eu acertei algumas mas outras nem tanto.Quanto as cerimônias do Oscar,eu adoro.assisto desde 1993 intercalado e desde 2006 regular mas concordo q nos ultimos anos eles estão medianos apesar desse ano ter sido melhor q ano passado.

    ResponderExcluir
  10. Onde posso assistir a live Tony?? Ficou salva??

    ResponderExcluir