sexta-feira, 30 de março de 2018

A CIDADE DOS ANJOS

Mal chegamos e já fomos nos enfiar no shopping. Ou nos shoppings: Bangkok tem um distrito chamado Ratchaprasong que é um shopping atrás do outro, ligados por passarelas e com o Sky Train (metrô de superfície) passando no meio. O modo de vida tailandês não separa profano e sagrado, e o slogan de Ratchaprasong é "Eat Pray Shop", porque há muitos santuários no bairro. O mais famoso é o de Erawan, que abriga uma estátua de Phra Phrom, a versão local do deus hindu Brahma. O altar foi erguido em 1956, para eliminar o karma ruim que acometia a construção de um hotel de luxo. Hoje é um oásis de espiritualidade na esquina do Center World, onde os fiéis pagam a bailarinas para dançar enquanto eles rezam. Os shoppings em si são uma loucura:  tem do mais popular ao mais absurdo luxo, e só o supermercado gourmet do Siam Paragon já me deu vontade de ficar ali para todo o sempre. 

Tirando o calor, o que vimos de Bangkok até agora faz com que ela pareça civilizada, sem nada de Terceiro Mundo. Faz jus a seu nome oficial: Cidade dos Anjos, tradução de Krung Thep, e pelo qual os tailandeses a chamam ("Bangkok" é que nem "Sampa", só quem é de fora é que usa esse nome). Aliás, o Livro dos Recordes garante que o nome oficial completo é o mais longo do mundo para logrdouro. Leva uns bons 15 segundos para ser dito em toda sua glória: Krung Thep Maha Nakhon Amon Rattanakosin Mahinthara Ayuthaya Mahadilok Phop Noppharat Ratchathani Burirom Udomratchaniwet Mahasathan Amon Piman Awatan Sathit Sakkathattiya Witsanukam Prasit (Cidade dos anjos, grande cidade dos imortais, magnífica cidade das nove gemas, trono do rei, cidade dos palácios reais, lar dos deuses encarnados, erigida por Vishvakarman para a glória de Indra).

11 comentários:

  1. Visitando os "Jardins" de Bangkok não da para imaginar que é terceiro mundo mesmo. Visita Khlong Toei para ocê ver.

    ResponderExcluir
  2. Curta! Vc ainda está trabalhando naquela produtora? Ou está fixo na folha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saí da produtora. Estou com duas colunas na Folha e vários freelas ao mesmo tempo.

      Excluir
  3. Meu Jesus-Buda-Mãe Dinah, agora que eu me dei conta que vocês foram para a Tailândia em... abril. Não consigo imaginar o calor que deve ser isso - mesmo na época menos quente do ano (dezembro) a gente já passa o dia correndo de um ar-condicionado para outro. Mas é uma delícia jantar ao ar livre, com aquelas luzinhas todas e o calor de 30C gritando. Amo Bangkok!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, abril é o mês mais quente do ano em Bangkok...

      Excluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Como é sentida in loco a questão da religiosidade em oposição ao maior centro de cirurgias para redesignação sexual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sexo não é pecado nem tabu para os budistas. Ninguém está nem aí.

      Excluir
  5. Hana Macantarava Suya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrassssou linda!!!! Falando linguas!!!

      Excluir
  6. Pois é. Quando aquele arquiteto holandês disse que São Paulo tinha que olhar para uma cidade da Ásia e não para Nova York para fins de comparação, o povo ficou doido de raiva. Mas é isso aí! Outros países desenvolvidos podem nos dar ideias e lições.

    ResponderExcluir