segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

MINHA XARÁ


Lembro direitinho do escândalo das patinadoras, que dominou o noticiário sensacionalista do começo de 1994 - até que estourou um escândalo muito maior, o do O. J. Simpson. Lembro também de como fiquei impressionado ao ver Tonya Harding competir nas Olimpíadas de Inverno daquele ano. Já acusada de ter mandado estourar os joelhos da amyga e ryval Nancy Kerrigan, minha xará adentrou a pista de gelo ao som de nada menos do que a trilha sonora de "Jurassic Park". "Essa mina tem culhão", pensei eu. Minha admiração pela moça se confirma quase 25 anos depois, quando ela é o tema de uma comédia sobre sua trágica vida. Assim como "Lady Bird", "Eu, Tonya" também fala da complicada relação entre mãe e filha. Mas vai além: o filme também chafurda no preconceito que a própria América tem contra seu lumpenproletariado, os chamados "white trash", sem modos e sem educação. Foi essa turma que elegeu Trump, e "Eu, Tonya" chega a ser desagradável em alguns momentos porque se passa integralmente no Trumpistão. Mas os tour de force de Margot Robbie, até há pouco apenas uma gostosona inconsequente, e de Allison Janney, que sempre brilhou mais na TV que no cinema, não deixam olhos e mentes se desviarem. Quase um triple axel.

6 comentários:

  1. Esse caso (e outros policiais da época, como o John Bobbit) foram eternizados em música e clipe do Weird Al: https://youtu.be/dU95v23MQ4c

    ResponderExcluir
  2. Ah, sei lá. Acho meio estranho tornarem pessoas desse naipe personagens de comédia. Isso torna elas engraçadinhas e atrativas para o público. Foi assim com o Trump.

    ResponderExcluir
  3. Gostei mais deste do que Lady Bird mais acho positivo ter dois filmes distintos sobre mulheres e também relação mãe e filha

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Lembro bem desse caso...os Homens e suas sombras.

    ResponderExcluir
  5. Lembro também dessa história, ofuscada opor OJS. Gostei do filme, mas ele parece absolver Tonya... Duvidoso.

    ResponderExcluir
  6. nao vi por essa nuance de lumpensinato ianque, redneck, mas sobre a culpa da patinadora. Será que ela sabia, se sabia foi mandante pois o gorducho era totalmente lunático, a sentença do juiz, que a baniu para sempre do esporte razão de sua vida foi justa e proporcional ?

    ResponderExcluir