terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

FACE DOWN

Começou a decadência do Facebook? Alguns sinais que estão no ar me fazem pensar que sim. O mais forte de todos é a queda dos números, tanto de usuários quanto do tempo gasto diariamente na rede. Um milhão de americanos deixaram o Feice em 2017, e os 184 milhões que ainda estão lá têm mais o que fazer. Também chama a atenção o fato da Unilever, uma das maiores empresas do mundo, simplesmente deixar de anunciar lá, por causa do ambiente tóxico e do baixo retorno ao investimento (a P&G cortou US$ 100 milhões de sua verba no Facebook, e não percebeu nenhuma queda nas vendas). E ainda tem a Folha de S. Paulo deixando de alimentar seu perfil na rede, por causa do novo algoritmo que favorece vídeos de gatinhos e fake news em detrimento das notícias de verdade. Podemos esperar outros órgãos da grande imprensa fazendo o mesmo. Enquanto isto, Mark Zuckerberg e sua turma continuam sob fogo cerrado por terem parido um monstro, que facilitou as vitórias de Trump e do Brexit. Não é por outra razão que o Facebook quer produzir suas próprias séries, para segurar os usuários e se afastar das tretas políticas. Mas a alternativa pode ser pior. As interações pessoais estão migrando para o Whatsapp (que também pertence a Zuckerberg), e lá é um habitat ainda mais propício para as fake news.

27 comentários:

  1. A questão é: como Zuckerberg vai ganhar os rios de dinheiro que ganha através do facebook com o Whatsapp???
    Fazendo, o que já fez no passado. Entre outras coisas, tornando possível, para quem quiser pagar, o envio de mensagens publicitárias aos usuários do app. Tipo o telemarketing que esta definhando no antigo e quase ultrapassado sistema de telefonia fixo e móvel. O mundo me parece sempre dar um passo para trás depois de dar dois passo para frente...

    ResponderExcluir
  2. "As interações pessoais estão migrando para o Whatsapp (que também pertence a Zuckerberg), e lá é um habitat ainda mais propício para as fake news." Grupo de Whatsapp da família do meu pai e aluns outros grupos que participo comprovam essa frase !
    Nick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um professor de comunicação costuma dizer que quem inaugurou a era da Fake News foi a própria mídia tradicional com seus colunistas e suas matérias distorcidas e enviesadas. Deram o exemplo e a boiada foi atrás.

      Excluir
    2. Este professor tão anônimo como você simplesmente não entende a diferença entre "hard news" e colunistas que emitem opinião. Opinião não é fake news: é um ponto de vista.

      Mas é fato que as fake news sempre existram, pelo menos desde que Augusto difamou Marco Antonio e Cleópatra. Não foram os colunistas contemporâneos que as inventaram. Mas quem deu impulso foram, sem dúvida, as redes sociais.

      Excluir
    3. Esse povo esquece que na era de ouro dos jornais existiam os tabloides com as mais escabrosas "fake news". Lembro de uma vez, ver na manchete de capa de um deles a incrível notícia de que o Chile estava sendo atacado por uma invasão alienígena. Havia foto e tudo. Até comprei o dito cujo para ver o que tinham inventado. No fim, história era melhor que muito livro de ficção que tem por aí.

      O problema não são as fakes news, são as pessoas que parecem não saber mais distinguir o que até pode ser verdade do não passa de um delírio.

      Excluir
    4. HAHAHA Fake News e discurso de ódio são sempre do outro. Adoro quando veículos de imprensa sem um pingo de isenção e compromisso com a realidade perdem a visibilidade e culpam o leitor. Esse pulhas precisam frear as redes sociais, pois quem esse zé povinho pensa que é para criar sua própria narrativa? Ainda bem que já passamos do ponto sem retorno. Saí o velho, entra o novo.

      Excluir
    5. 13:25, a história já ensina. Nuca sai o velho para entrar o novo. Sai o velho, e ele volta travestido de novo.

      Excluir
    6. Desde quando o povo cria sua narrativa?? O Povo sempre é manipulado conforme os interesses de quem detém a força, seja através da mídia tradicional ou da internet.

      Excluir
    7. 13:50 O problema é que, pela primeira vez em muuuuito tempo, quem detém o poder perdeu parte significativa da capacidade de manipular a opinião pública. Começou a bater o desespero.

      Excluir
    8. 13:15 Deixa eu adivinhar: o "delírio" é SEMPRE do outro. Típico.

      Excluir
  3. Ainda que a audiência digital tenha diminuido. Não se compara nem a menor fração do desabamento abissal das mídias tradicionais (televisivas, impressas, áudio etc...), aliás o ramo em que tu mais atua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu atuo na internet, beee. Ó eu aqui.

      Excluir
    2. Sim... aqui no blogspot.

      Excluir
    3. TV, rádio e mídia impressa se transformaram (ou migraram, dependendo da visão) para a internet. Nenhuma empresa de mídia que se preze hoje não tem (ou não está construindo) uma base na internet. Até a mais tradicional de todas (a Disney) agora acordou para vida e pretende se firmar na internet. Muito provavelmente, com todo o dinheiro que tem, logo logo monopoliza tudo que é de seu interesse.

      Excluir
    4. A audiência do Facebook caiu porque eles começaram a perseguir conservadores e liberais (no sentido europeu) para agradar esquerdistas. Agora se deram conta da burrada e, aos poucos, estão revendo seus posicionamentos. O "JÁ VAI TARDE" à FSP deixa isso bem claro.

      Excluir
    5. Aham, foi a FSP quem deu "já vai tarde" ao Facebook.

      Você viu a capa da "Wired" desse mês? Fala da crise no Feice e mostra o Zuckeberg todo machucado. O papo é sério, beee, bem além de "perseguir conservadores" (tadinhos deles, aliás, mimimimimimi).

      Excluir
    6. A pergunta que não quer calar: quem é FSP em comparação a um Facebook? #treta

      Excluir
  4. depois desta noticia sobre o faceboock , Tomei 2 dramin p ver se eu durmo, resultado:
    To agitado com o corpo rodo mole
    E to vendo coisas. Agora to com medo de dormir por causa da paralisia do sono hahahah

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Porém foi o Facebook quem propiciou também a Primavera Árabe, os Indgnafos na Espanha, os Movimentos OCUPPY...Wall Street, as Mobilizações de Junho e a Ermã Cleyciane rsss...Grupos de whatssApp são um horror, mas as interações pessoais são de uma boa facilidade, absurda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog da Cley existia bem antes da versão Facebook.

      Excluir
  6. 14:34 Porque estás querendo ir dormir as duas da tarde? Apoveite o carnaval! Deixa para dormir só na quarta.

    ResponderExcluir
  7. Eu fico muito chateado com essa decadência do Facebook. Antigamente a gente postava uma foto bonita, um textão, e era uma surra de likes! Agora só compartilhamento bomba. Justamente compartilhamento perigoso, eivado de mentiras, muitas vezes! Por isso eu prefiro o Instagram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Instagram é pra celebridade, o resto é uma pântano de fotos em busca de likes.

      Excluir
  8. Ainda me lembro das correntes sem noção e os textos que eram espalhados através dos emails com 200 destinatários. Bastava escrever Jabour como autor para a tia acreditar na autenticidade. Facebook e whatsapp tornaram a putaria mais ridicula e perigosa ainda.

    ResponderExcluir
  9. As donas do faicetruque tão soltando dólar pelo rabo e vão ficar mesmo preocupadas com a decadente Folha e sua gente igualmente datada... Donas do WhatsApp e com grana até a centésima geração essas bee querem mais é que a Folha vá a falência, fato que não vai demorar muito.

    ResponderExcluir