terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ESEQUIBO É MEU

Leopoldo Gualtieri invadiu as ilhas Malvinas. Saddam Hussein invadiu o Kuwait. E agora, Nicolás Maduro ameaça invadir a Guiana. Essas três invasões têm os mesmos dois motivos. O oficial é tomar de volta um pedaço da pátria arrancado por uma potência estrangeira. O verdadeiro é conseguir apoio popular em um momento em que a ditadura passa por maus bocados. A aposta é arriscadíssima. A Argentina levou uma sova nas Malvinas, que continuaram britânicas, e o governo militar que dominava o país se desmanchou feito leite em pó. O Iraque perdeu de lavada a Guerra do Golfo, em 1991, mas Saddam continuou no poder por mais 12 anos - depois foi capturado e enforcado, muito em função do que aprontou n Kuwait. Maduro talvez espere vencer roubar as eleições de abril para se decidir, mas a aventura tampouco será fácil. O Brasil já mandou sinais de que não vai assistir calado a um vizinho instável arrancar dois terços do território de outro vizinho, que os venezuelanos chamam de Esequibo. Mas talvez fosse bom para a Venezuela:  uma derrota à provável aliança militar que se formará em suas fronteiras será a estaca de madeira no coração do chavismo. Será que então deveríamos incentivar Maduro?

25 comentários:

  1. Devemos mandar o Temer cuidar do Brasil e para de se meter com o vizinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16:26 Brasil criticando Venezuela é como o torto falando do aleijado. Brasil , verdadeiro cortejo de horrores que reúne falência financeira de cidades como o Rio , aliança entre narcotráfico e milícia, perseguição cultural e religiosa, colapso da saúde e da educação, guerra de facções, corrupção.., febre amarela ...

      Excluir
    2. 16:46 e apesar de tudo isso as panelas continuam enfiadas no C**U

      Excluir
    3. Desculpem, mas o Brasil é um atleta de alto rendimento perto do moribundo que é a Venezuela. Aqui temos tido deflação; lá, a inflação deve bater os TREZE MIL POR CENTO em 2018. E a violência consegue ser muito pior que a de cá, veja só. Sem falar na imprensa perseguida, nos presos políticos, nas crianças morrendo de fome, muito mais do que por aqui...

      Experimenta desfilar com um fantasia de Maduro-vampiro em Caracas para ver o que te acontce.

      Excluir
    4. 19:34cinderela adormecida acorda . Brasil lidera a violência no mundo , são 70mil mortes por ano A Siria é aqui. Em sete anos de guerra , a Siria matou muito menos que o Brasil.

      Excluir
    5. Hmm, não. Já morreu meio milhão de pessoas na guerra civil da Síria, desde 2010. É muito mais do que a violência matou por aqui. Já na Venezuela as cifras devem ser parecidas.

      Excluir
    6. 17:38 Discute não mano. Brasileiro é alienado Segundo estudo, brasileiros são o 3º povo mais alienado em relação à sua própria realidade

      A pesquisa, realizada pela Ipsos MORI, utilizou os dados demográficos de cada um dos 33 países envolvidos no estudo e questionou as pessoas sobre eles. publicada seus últimos resultados esta semana. O país mais “inconsciente” foi o México, seguido pela Índia e pelo Brasil em segundo e terceiro lugar, respectivamente

      Excluir
  2. 16:46 E vcs querendo votar no barbudo condenado. Vcs merecem a desgraça.

    ResponderExcluir
  3. 16:4...aliança entre narcotráfico,milícia e ESTADO...

    ResponderExcluir
  4. Ai, ai, a esquerda agonizante é música para os meus ouvidos. Só espero que o povo venezuelano tenha aprendido a lição, pois só há duas escolha: a direita, ou a miséria aliada a fome, corrupção e totalitarismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Tony você já parou para se perguntar por que essas pessoas escolheram seu blog para essa cruzada conservadora incapazes de raciocinar além de suposta esquerda ou suposta direita.

      Excluir
    2. Esquerdista, quando está na lona, sempre surge com o papo "nem esquerda, nem direita". Dissimulação em grau máximo.

      Excluir
  5. Não foi o Kuwait que Saddam Hussein invadiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi Kuwait. Alôka. Já corrigi, obrigado.

      Excluir
    2. Querido Tony será que até agora as pessoas não entenderam o que é arte e o que é caricatura. Será que há alguma dúvida entre a trajetória dos homens desde "O nascimento de uma Nação" do longínquo 1915 ou "O cantor de jazz" de 1927 até os dias de hoje. Ok imprensa tbm vive de polêmicas mas alguns arranhões podem infeccionar e estigmas podem ficar. Há como focar sem a alma ser pequena.(sppt)

      Excluir
  6. Tony, e o blackface do Salgueiro? As engajadas e militantes estão sem saber como julgar, ajuda elas aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanhã vou fazer uma coluna-lacração sobre este assunto para o F5.

      Excluir
    2. Bobinha vive de joguinho de perde, ganha. Uma coisa é arte, a outra é tipo você.
      De um Google aí e assista: A mão da limpeza.

      Excluir
  7. Nossa, entrei no link da postagem de 2010. Só tem comentário não anônimo e educadinho. O que aconteceu com esse blog nos últimos sete anos???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passamos a ter cuidado com a militância esquerdista, aquela que destroi a honra e o nome de quem ousa não apoiar a ideologia de poder, corrupção e socialismo.

      Excluir
    2. 18:26 Simples, a geração Pabllo Vittar teve autorização dos pais para usar a internet, sem supervisão. Deu nisso. O mesmo aconteceu por todo o cyberspace, não só aqui. A chegada de hordas de macacas analfabetas da classe C também não pode ser desconsiderada. Chamo de rolezinho virtual.

      Agora sério, penso ser um resultado direto do "nós contra eles", plantado pela esquerda. Admirável Mundo Novo.

      Excluir
    3. 19:38 Alguém tem duas camisas de força para as bonecas 19:52. Ou seriam a mesma.

      Excluir
    4. O tarja preta da bicha flopou, e ela acordou às 3:53 para propor "camisa de força" às coleguinhas. Jaz aqui o grau máximo da loucura.

      19:38 e 19:52, tamo junto!

      Excluir
    5. 12:18 Mal sabem as meninas politikkkas o que eu estava fazendo até de madrugada...

      Excluir
  8. Tomara que o Maduro siga com essa ideia então. Que assim seja enfim derrotado.

    ResponderExcluir