sábado, 17 de fevereiro de 2018

BLACK HAMLET


Para que um filme de super-herói consiga que eu saia de casa e morra num ingresso, é preciso que ele transcenda o gênero. Não bastam efeitos espetaculares e lutas que destróem cidades inteiras, porque isto eu já vi trocentas vezes. Tem que ter importância sócio-política, como a "Mulher-Maravilha" do ano passado. "Pantera Negra" também tem, e não só porque o herói é negro. Quase todo o elenco também é, resultando no maior encontro de estrelas negras de que eu me lembro: Chadwick Boseman, Lupita Nyong'o, Angela Bassett, Forrest Whitaker, Daniel Kaluuya, Danae Gurira e, no papel do vilão, Michael B. Jordan, ator-fetiche do diretor Ryan Coogler, mais bonito e carismático que o protagonista. Aliás, o Pantera Negra em si é o personagem menos complexo de todos. Os roteiristas tiveram o cuidado de criar personalidades distintas para cada um dos coadjuvantes, e ainda marcaram um golaço ao fazer com que o embate principal se dê entre dois negros (assim não alienam a plateia branca). Este embate, aliás, está mais para o "Hamlet" de Shakespeare do que para o habitual malvado-que-quer-dominar-o-mundo, essa praga recorrente da Marvel. Verdade que eu achei forçado que o avançado reino de Wakanda tivesse tanto um mineral milagroso, o vibranium, como também uma planta equivalente à poção mágica do Asterix, a erva-coração. Mas a direção de arte fabulosa e a trilha inovadora, que mantém uma percussãozinha rolando ao fundo quase o tempo todo, enchem olhos e ouvidos. Agora já cumpri minha cota; filme de super-herói, só no ano que vem.

29 comentários:

  1. E a sétima arte se rende ao mimimi racialista. Acompanhemos a bilheteria. Sinto cheiro de flop.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que vai faturar só 200 milhões de dólares no primeiro fim de semana...

      E quem se incomoda com filmes estrelados por negros é racista, sabia?

      Aposto que você é o mesmo asno que defendeu o Santander. Os comentários chegaram ao mesmo tempo.

      Fora daqui, asno racista.

      Excluir
    2. Duvido que vai perder o mega evento Guerra Infinita.

      Excluir
    3. Se me convidarem para a cabine eu vou.

      Pagando, acho difícil...

      Excluir
    4. Gosto da Marvel, assino os quadrinhos e tudo+. Mas nunca tive ânimo de me mover até um cinema e pagar bem caro para ver um filme deles. Sempre esperei sair no telecineplay para assistir. Porém, depois de ler sua critica sobre esse, até que me animei. Se tiver em versão IMAX vou lá ver.

      Excluir
    5. Tá vendo, Tony lindo, a vantagem de um comentário anônimo é que você pode lacrar à vontade, sem o risco de ser processado por falsa imputação de crime. Sem contar que se candidata a ganhar uma estrelinha do povo do Quebrando O Tabu e do Catraca Livre. :D

      Excluir
    6. Falando de filme estrelado por negros, me veio uma lembrança. Adorava sitcom estrelada por negros que passava na tv, principalmente SBT. E essas sitcons que me tornaram uma que abomina racismo. Mas isso é engraçado pois mais tarde e mais alfabetizado que li que por lá (USA) existe essa divisão justamente por causa da longa história de segregação racial dos EUA. Mas novos seriados estão com elencos mais diversos agora (como HTGAWM)

      Excluir
    7. 16;25 Nossa em qual país vc viveu esses longos anos?

      Excluir
    8. Nick acaba de lembrar o óbvio: SEMPRE houve filmes com elenco formado por negros. A diferença agora é que querem emplacar um herói que um nome faz alusão a um movimento terrorista de extrema esquerda. Há aqui um movimento semelhante com a memória de um criminoso, escravista e assassino chamado Zumbi.

      Excluir
    9. Nick estava se referindo a SÉRIES DE TV, que começarem a ter elencos todos negros no final dos anos 80.

      "Pantera Negra" tem um elenco cheio de ESTRELAS negras: os ganhadores do Oscar Forrest Whitaker e Lupita Nyong'o, os indicados ao Oscar Angela Bassett e Daniel Kaluuya, e vários outros nomes importantes. Realmente não me lembro de um filme de alto orçamento com tantos atores negros famosos no elenco.

      Excluir
    10. Sim, me referia a SÉRIES! E o criador do personagem, Stan Lee, disse q o nome nao tem nada em relação ao movimento Pantera Negra. E toda a história do herói é antiga, vcs de direita que gostam de polemizar!
      Nick

      Excluir
    11. A donzela das 18:55 pelo jeito é daquelas que ainda acreditam em comedores de criancinhas e também acreditam na justiça através das flores que não oferta. Sinto mas sua validade expirou.

      Excluir
    12. Eu não gostei muito do filme, mas sempre me choco com esses aprendizes de Olavo de Carvalho no blog do Tony. Principalmente num país que carece tanto de representatividade na mídia (no sentido amplo...televisão, cinema etc). Até nos EUA os conservadores entenderam o recado. Emplacaram Condie Rice nos anos Bush, por exemplo. Aqui é regra -- tem que ter negro, tem que ter mulher, tem que ter gente diferente. Da bancada de TV, passando pelo cinema e indo às cúpulas das empresas. Infelizmente esse conservadorismo xoxo brasileiro aparece sempre por aí...deve ser gente fodida, que fica fazendo esse discurso ridículo podre só porque não conseguiu merda nenhuma na vida (mesmo sendo de classe média alta). Beijos. Desculpa pelos palavrões.

      Excluir
    13. Vcs falam, falam, falam mas aí quando vamos olhar seus amigos e seus namorados, só tem branco de classe média alta.
      Representatividade na casa dos outros é fácil.

      Excluir
    14. Anônimo, só se for pra você. Porque na minha casa sempre teve negro. Na minha família também. E acho que na maior parte das famílias brasileiras, até porque o binarismo norte-americano do seu post não existe no Brasil (e nem por isso não existe racismo no Brasil).

      Excluir
    15. Vamos acreditar em vc pois afinal é vc com sua consciência. Mas não se engane muito porque além de tudo vc sabe que o mundo gay é pequeno e sabemos bem quem namora quem.

      Excluir
    16. João das 03:21, não acho que colocar diversidade em cargos governamentais ou de empresas só para dizer que tal governo ou tal empresa tem diversidade faz alguma diferença. Tem muito conservador hipócrita por aí que gosta de pagar como moderninho, como bem zoa esse vídeo do Porta dos Fundos:

      https://youtu.be/NxzUU-cZD1o

      Prefiro conservadores não hipócritas como o Trump, ou o povo da extrema direita. Ao menos, falam e se comportam como uma besta, em vez de bancar o lobo em pele de cordeiro.

      Excluir
    17. Timão, tokenização é uma coisa. Colocar pessoas inteligentes é outra. Há excelentes bons atores negros no Brasil que poderiam ter mais papéis.

      Excluir
    18. 13:01 Timão "Cara Gente Branca"

      Excluir
    19. 18:55 Achei que estavas a falar de algum Senhor de Engenho!

      Excluir
  2. Vi o filme ontem. Entendi bem a questão da representatividade, mas é um filme muito aquém do que poderia ser. O roteiro é fraco. A cidade africana futurística reproduz o estereótipo de uma cidade africana -- ela é desigual, favelizada. Sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa eu adivinhar, João viu o filme na... Califórnia! kkkk

      Excluir
    2. O que vc chama de estereótipo o mundo sabe que é apenas a realidade das cidades africanas.

      Excluir
    3. Anônimo, acho que faltou compreensão de texto aqui. O filme mostra uma cidade futurista, desenvolvida. Logo, não deveria ter reproduzido o que o estereótipo representa. E, sim, é um estereótipo. São Paulo não tá muito longe das cidades africanas, não. Sai um pouquinho da sua região e veja a realidade dos brasileiros.

      Excluir
    4. "Não deveria". É vc decidindo a obra de arte de outra pessoa ou impressão minha? E em nome de ideologia? Ué achei que vcs pregassem liberdade na arte. Estou vendo que suas convicções duram só até a hora que algo os desagrada.

      Excluir
    5. Tô manifestando minha opinião. Em algum momento eu disse que o filme tem que ser proibido? Acorda.

      Excluir
  3. O ator Daniel Kaluuya é muito gato e mais charmoso que o Chadwick Boseman.

    ResponderExcluir
  4. Não captei essa vibe Hamlet, não vi ambição individual que leva a tragédia familiar, os antagonistas apenas tinham uma opinião diversa sobre a governança do país.

    Agora uma coisa coincidiu com sua opinião, e eu já tinha percebido em outros filmes: Michael B. Jordan, lindo como um Deus, rouba a cena do protagonista! Rs

    ResponderExcluir
  5. O Mio Babbino Caro
    Por coincidência assisti há uns dias atrás, Hamlet de 1948 de Laurence Oliver.
    Também senti essa aproximação entre as duas obras.
    Legal, gostei daquele universo, coisa que já se poderia ter sido feita a mais tempo.

    ResponderExcluir