sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A TRETA DO BRETAS

Em países civilizados, juízes costumam ser regiamente bem pagos. Os altos rendimentos, junto com um sistema eficiente de fiscalização e contrapesos, garantiriam a incorruptibilidade dos magistrados. Mas no Brasil a desigualdade é tão gritante que achamos pecado qualquer salário razoável, ainda mais no serviço público. O tal do auxílio-moradia é só uma maneira de driblar o teto do funcionalismo, mas virou a popular emenda-pior-que-o-soneto. É imoral alguém que tenha casa própria receber o tal do auxílio, e mais ainda recebê-lo em dobro - mas não é ilegal, é só feio. Claro que juízes em evidência como Sérgio Moro e Marcelo Bretas deveriam dar o exemplo, mas o ser humano não falha. No mínimo, eles deveriam portar-se como esfinges. Nada de criar fanpages nem citar versículos do Evangelho nas redes sociais - quanto mais exposição pessoal, pior para a Lava-Jato e outras operações que estão fazendo alguma diferença no combate à roubalheira. Bretas deu farta munição a seus inimigos e pôs em risco um trabalho monumental que já leva anos. Sejam mais discretos, meritíssimos, para que não se levantem mais dúvidas. E que o Judiciário encontre maneiras menos hipócritas de se remunerar, que não cheirem a privilégios faraônicos.

36 comentários:

  1. Só lembrando aos leigos que cada juiz tem vários assessores. São eles que fazem a maior parte do trabalho, têm horário (juiz não bate ponto, faz a carga horária que bem entender), acabam fazendo os esboços das decisões (que muitas vezes se tornam a versão definitiva).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me poupe, não ponha todos no mesmos saco, a minha irmã é juíza e trabalha muuuuito, essa moleza que vc imagina é pura ilusão!

      Excluir
    2. 12:27, porquê tão ofendido?

      Excluir
    3. Du-vi-do que tenha irmã juíza. isso é papo de botequim.

      Excluir
    4. 15:22 Sou juiz no Estado de São Paulo, dediquei uma década de minha vida para ser aprovado no concurso, tenho um ritmo alucinante de trabalho e sigo rigorosamente o que diz a lei. A moralidade social pode ser a base para que os legisladores estabeleçam regras, mas não cabe a um magistrado utilizá-la para propor interpretações obtusas. O bom juiz apenas segue a letra da lei.

      Excluir
    5. Tem juízes e juízes.
      Juíz recém empossado lá em Pirapora do Deus Me Livre vai cumular umas 20 varas sozinho

      Já juiz filho de presidente de tribunal em capital vai ser auxiliar da presidência com trocentos estagiários e juízes auxiliares.

      Excluir
    6. 17:45, os juizes têm umas palavras bonitas para justificar atos imorais e ainda acumular tudo o que podem né? Admirável.

      Excluir
    7. Tem juiz e juiz, óbvio. Só que há muitos, sim, que jogam todo o trabalho para a assessoria. É impossível um juiz fazer todo o trabalho, assim como qualquer chefe delega parte do próprio trabalho a outrem. Só que há limites. Tem juiz que pouco aparece, não atende advogados, marca 1 dia no mês para fazer audiências (ou não as faz, o que é muito comum no Juizado, onde deveria haver uma repartição do trabalho entre o juiz e outras figuras específicas do sistema de juizados), etc.

      Excluir
    8. Anônimo palhacinho e pândego, não só tenho uma irmã juíza, como tenho um irmão também juiz, seu bobão! Se não conhece a realidade deles, não vem falar bobagem sem embasamento algum! A minha irmã precisa do auxílio moradia porque ela tem de pagar aluguel no interior, e de novo, não ponha todos no mesmo saco!

      Excluir
  2. Se não é ilegal, este post nem deveria existir, mas como ficaríamos sem o mimimi nosso de cada dia, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legalidade nem sempre implica em moralidade. Se você tá com dificuldade de compreensão textual, há uma inconstitucionalidade, sim! É uma manobra para se burlar o teto constitucional. Gente limitada e que fala em “mimimi” é o que a gente mais vê no Brasil hoje em dia.

      Excluir
    2. Vamos legalizar a corrupção de forma que ela seja aceitável! Fica a sugestão. Uma forma de resolver o crime no Brasil :)

      Excluir
    3. 14:22 A questão é que a turma que fala em "mimimi" está pondo a turma que pratica o "mimimi" pra escanteio de uma forma avassaladora, colega! Gente pretensiosa que se julga ilimitada é mato no espectro político a que você pertence. Parte da grama já foi tratorada e transformada em feno. Resta pouco. The cry is free. :*

      Excluir
    4. Tony já disse umas mil vezes aqui: a mulher de Cesar não basta ser honesta. Tem que parecer honesta.

      Aqui vale mesmo.

      Excluir
    5. O que eu li é: "não é ilegal, É SÓ FEIO".

      Excluir
    6. Anônimo, eu não entendo muito bem de onde vem esse discurso alt-right de "esquerdopatia" nesse caso. Só mostra mesmo como a direita brasilira é doida. Os caras ganham bem pra caramba e ainda recebem um EXTRA que corresponde a mais de quatro salários mínimos a título de "auxílio-moradia". Querido, um dos PILARES tanto do liberalismo quanto do conservadorismo político é o CUSTO da máquina estatal. Eles não precisam disso. Fazem como manobra para ganharem acima de um teto que é estipulado pela CONSTITUIÇÃO. Ou seja, É INCONSTITUCIONAL. Não entendeu até agora que existe um limite para remuneração de agentes públicos estabelecido na constituição ou quer que eu desenhe?

      Excluir
    7. 22:18 Diferente da sua laia, conservadores e liberais primam pela legalidade e segurança jurídica. Se você acredita que "privilégios" devem ser revistos, precione o LEGISLATIVO. Essas indignações seletivas contra juízes que seguem a LEI é conversinha da imprensa esquerdista para difamar aqueles que expuseram os crimes do PT e demais quadrilhas. Tática de pilantra.

      Excluir
    8. Seguem muito a lei. Se seguissem não tinha universidades de direito (USP, Makenzie, PUC) criticando o julgamento do Lula. Mas né, quando as universidades criticam algo que vai contra o que os "liberais" ( que não existem no Brasil) e CONSERVADORES (esses sim, existem, alguns deles se denominam aqui de liberais, mas de liberais não têm nada) são antros esquerdistas, esquerdopatas e outras baboseiras. Agora quando esses "digníssimos juízes" que saíram dessas mesmas universidades agradam esses CONSERVADORES, eles esquecem que eles vieram desses antros ideológicos esquerdistas.
      Nick

      Excluir
    9. Conversa de louco...perseguição seletiva...só falta aparecer lugar de fala de juiz. Judiciário de mimimimi. Salário mínimo para todos

      Excluir
  3. Tony, te acompanho desde 2007 mais ou menos, já te conheci pessoalmente, e posso dizer que te admiro muito. Obrigado por tudo que divide com a gente.

    ResponderExcluir
  4. Tony, te acompanho desde 2007 mais ou menos, já te conheci pessoalmente, e posso dizer que te admiro muito. Obrigado por tudo que divide com a gente.+1

    ResponderExcluir
  5. Deputados como Flaviano Melo e outros vários podem usar a mesma desculpa de baixo salario para justificar o fato de receberem auxílio moradia apesar de terem casa propria em Brasília???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Wyllys já falou que ganha pouco. Aposto que ia adorar penduricalhos.

      Excluir
    2. A Jã já nada de braçada nos penduricalhos.

      Excluir
  6. O Mio Babbino Caro
    Estou sentindo um certo cheiro de falência das instituições no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As instituições que seu Lula abarrotou de serviçais pra manter sob o controle dele?

      Excluir
    2. Nomeie os serviçais que ele colocou lá para manter o controle? Não tem nomes ne. Justamente porque não existem. Se existissem esses "juízes" não estariam fazendo essa cagada. Além do mais foi na época do PT que as instituições tinham a lista tríplice, onde os nomes eram escolhidos pelo pessoal de carreira e não indicados políticos.

      Excluir
    3. Realmente são doentes e malucas, se vocês soubessem a minha distância de lulas e esquerdas, talvez vcs apoiariam lulas e esquerdas kkkk meu partido é mas admito que isso é demais para suas pobres, doentes e malucas cabecinhas, minhas senhoras, mas mesmo assim tenho piedade de vós.

      Excluir
    4. Os lixos de sempre falando merda.

      Excluir
    5. Realmente são doentes e malucas, se vocês soubessem a minha distância de lulas e esquerdas, talvez vcs apoiariam lulas e esquerdas kkkk meu partido é mas admito que isso é demais para suas pobres, doentes e malucas cabecinhas, minhas senhoras, mas mesmo assim tenho piedade de vós.

      Excluir
  7. Dúvida sincera: será que, depois da divulgação do memorando, Killary e Bobama serão presos antes da Anta e do Molusco? Na matriz também "fizeram o diabo" para vencer a eleição. Fica a lição para quem ainda acredita na esquerda criminosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre esquerda criminosa e DIREITA MAIS CRIMINOSA AINDA. Fico sempre com a primeira alternativa.
      Nick

      Excluir
  8. 22:18 - Queridão, o Legislativo fez a regra em 1988. Só isso. Já tá feita. Você tá pensando no Moro, mas tá esquecendo do juiz que julga o caso da Dona Maria, que comprou uma geladeira nas Casas Bahia e que nunca chegou. Esse tipo de caso, no Rio, representa 50% das ações que tramitam na justiça estadual. Não tem nada de ideologia aqui, amigão. A gente tá falando de manobra para ganhar mais no fim do mês. Se a esquerda usa o argumento do auxílio -moradia para desqualificar o Moro, isso não significa que o auxílio seja constitucional. A pauta da esquerda não desqualifica a necessidade de questionarmos a remuneração de todos os agentes públicos. Mas acho que não dá para discutir com você. Não entende o óbvio...

    ResponderExcluir
  9. Ai, Tony...não deixa a Alt-Right dominar seu blog, não. Meus olhos estão doendo aqui na Califórnia de ver gente que não entende que se diz "liberal" (roinc) e aprova remuneração extra, penduricalho, etc. Gente que não sabe o que que é Estado Mínimo e que esquece que, justamnete, o desenvolvimento do Liberalismo veio de uma constatação de que a aristocracia ganhava rios de dinheiro às custas do resto da população. Bom, de volta aos estudos. Hora de fazer um pouco de academia com essa vista LINDA...beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O joaozinho que saudade. Vc não imagina em que isso tudo aqui se transformou.

      Excluir