sábado, 24 de fevereiro de 2018

A GRÉCIA PERNAMBUCANA


"Senhora dos Afogados" é um dos textos menos montados de Nélson Rodrigues. Talvez porque não se passe na classe média do Rio de Janeiro, como as peças mais famosas do Shakespeare brasileiro, e sim no litoral de seu Pernambuco natal. Só que os ingredientes rodrigueanos estão todos lá: adultério, incesto, paixões proibidas, morte. O diretor Jorge Farjalla acentua o tom de tragédia grega com máscaras, coro e interpretações que fogem do coloquialismo dos diálogos. O resultado às vezes causa estranhamento, em outras um grande impacto. Alexia Deschamps demonstra segurança como a matriarca do clã amaldiçoado, e Letícia Birkheuer chegou a confundir meu marido fazendo o papel de um homem. João e Rafael Vitti, pai e filho na vida real, também tem boas presenças em cena. Mas o meu destaque vai para uma atriz que eu não conhecia, Karen Junqueira, que faz a maquiavélica Moema, o mais próximo de uma protagonista nesta polifonia.

5 comentários:

  1. O coro com as máscaras e tal já estão indicados no texto. Sempre achei que essa peça dava uma ópera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? Ignorância minha. Wim Wenders e aprendenders.

      Excluir
    2. Wim Wenders e aprendenders é tudo desse meu amigo cinéfilo.

      Excluir
  2. Vc já falou da Karen Junqueira aqui, quando ela "não pôde" aceitar o papel de Bruna Surfistinha no cinema por conta de "outros compromissos" e foi substituída as pressas por uma tal de Deborah Secco, lembra?

    ResponderExcluir
  3. Acho o vitti pai otimo ator e tb tive o privilégio de ver ele nu em cena! Uma vasta cabeleira loira kkkk e muita gostosura!

    ResponderExcluir