quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

RORSCHACH À BRASILEIRA

O que você vê nesta foto? Cuidado: sua resposta pode revelar que você é esquerdopata, reacionário, racista ou alienado. A imagem captada pelo fotógrafo Lucas Landau em Copacabana, na noite de Ano Novo, se abre a duzentas interpretações, de acordo com o olho de quem a vê. E a manipulação começou pela transformação em preto-e-branco do que originalmente era a cores. De fato, o impacto é maior em P&B: a cor escura do menino descamisado contrasta melhor com as roupas brancas ao fundo. Mas o que de fato se vê nesta foto?

Órfãos do PT no poder se refestelaram soltando memes como este ao lado, dando a entender que tal cena seria impossível antes do golpe. Só que há uma boa dose de fanfic envolvida: 1) Se o garoto está tomando chuva, então todo mundo está. Fora que não choveu no Rio na hora da virada... 2) O réveillon na praia não tem nada de elitista. 3) Dilma é a maior responsável pela recessão e desemprego que enfrentamos até hoje. Não é a única, mas é a maior. Aceitem.

O menino está molhado porque entrou no mar. E nada indica que ele tenha sido obrigado a entrar, ou expulso da areia. Talvez tenha ido mesmo só fazer xixi, já que a água gelada não era das mais convidativas para um mergulho. E seu olhar não é de desespero: é de deslumbre com os fogos, como o próprio fotógrafo admitiu. Mas o grupo de (aparentemente) brancos ali atrás lhe dá as costas, o que parece ser indiferença com a pobreza. Só que, peraí, que pobreza? Como vários internautas negros destacaram, precisamos parar com esse viés racista de achar que todo negro é pobre/abandonado/futuro bandido. A verdade é que não dá para concluir nada antes de sabermos quem é o garoto e com quem ele estava (ou não estava) na praia de Copacabana naquele momento. Até lá, vamos continuar nos digladiando nas redes sociais, num aperitivo do ano conturbado que vem por aí.

38 comentários:

  1. Quando vi a foto pela primeira vez prestei atenção apenas no garoto vislumbrado com os fogos, sem pensar numa análise politizada da coisa. Uma boa fotografia de ilustração das comemorações de ano novo. Fiquei chocado quando vi que transformaram isso em mais um capítulo da guerra direita x esquerda. Praticamente uma introdução do que vai acontecer no Brasil até as eleições.

    ResponderExcluir
  2. Muito badabauê por uma imagem captada em momento único do ano. Para calar geral, todo dia, o dia todo, é possível tirar fotos de galera indo trabalhar nos outros 364 dias do ano nas grandes cidades com um guri parecido com o da foto "contrastando" a imagem. A galera que está na festa, fez para estar lá. Se o guri quiser fazer algo por ele, que o faça para melhor condição no futuro. O problema da massa que critica a desigualdade social é achar que governo deve favores a sociedade em forma de auxílio. Enquanto isso não mudar na cabecinha do povo, Brasil vai ser só isso: ano novo e carnaval, no resto do ano toma pau.

    ResponderExcluir
  3. Foto linda, capta perfeitamente a expressão de deslumbramento do menino vendo os fogos. É o que está aproveitando mais pq tem um grupo de costas pros fogos só para tirar foto. É aquela historia, perte o momento, a emoção pra poder fazer uma foto pros amigos/inimigos.
    O garoto está curtino e não tem ninguém discriminando ou fugindo dele. Ele é o único que está só de bermuda e pode entrar na agua. Os outros estão vestidos de branco pra festa e, certamente, todos com celulares.
    Com frio ele está pq todos sabemos que se vc quiser um mar gelado é só mergulhar em copa. :) Não tem cara de abandonado nem de que passa fome e eu invejo essa emoção que ele está sentindo nesse momento. Inesquecível!

    ResponderExcluir
  4. O Mio Babbino Caro
    Estava lá a água fria pra "mirréis" quem não sabe do frio no mergulho...Pô! Criança vendo queima de fogos, é tudo. "Vai Maladra", amor e alegria rs
    Como foi bom!
    Em tempo, aquela massa Gay em frente ao Copa se dispersou ao longo de toda orla, não há mais aquele "tour de force"...

    ResponderExcluir
  5. Para mim a segregação de classes está bem clara na foto.

    Vejo um garoto negro de uma elite privilegiada, provavelmente filho de algum político, que garantiu um lugar privilegiado na frente de todo mundo para ver o espetáculo dos fogos.

    Mais atrás vejo uma classe oprimida de pessoas vestidas de branco, que tiveram que se amontoar em busca de um espaço, e provavelmente não curtiram o espetáculo com o mesmo conforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 23:35 Conversa, o fotógrafo fez a vida com essa foto...o negócio é outro e bem mais complexo, a classe oprimida mesmo nem aí estava e a elite privilegiada esta nos apartamentos da Atlântica onde fica o do Aécio só pra citar um de passagem.

      Excluir
    2. Reacionário detected! Mas voltando: eu vi um garoto deslumbrado com os fogos, isso me torna o que? (Minha visão pró-Dilma e pró PT, apesar dos ERROS do partido e dela, não podem contar na análise).
      Nick

      Excluir
    3. Pró Dilma kkkkkkkkkkkkkkkk
      E ainda declara. Devia ter vergonha e buscar tratamento.
      Sobre PT nem falo nada porque aí já acho problema de caráter mesmo, e isso não tem cura, vide Lula e Dirceu. Nem cadeia resolve.
      Diga-me com quem andas...

      Excluir
    4. Sim sou pró-Dilma e pró-Pt, pois sei que políticos no Brasil se escolhe com base no "menos pior" e comparando governos PT e PSDB e outros na história o partido foi o "menos pior"! Além de chamar de GOLPE o que foi GOLPE mesmo e quem tem ódio irracional pelo PT mas não tem por todos partidos não consegue enxergar que foi GOLPE:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1948020-governo-enviara-pec-para-amenizar-regra-de-ouro.shtml
      Não estou dizendo que o PT é um grande partido, o melhor, so tem gente boa, somente que entre os que tem é o "menos pior"!
      Nick

      Excluir
    5. Vergonha se tem de quem foi "protestar" contra a Dilma e o PT mas não tem a mesma "coragem" de fazer isso contra Temer e outros políticos!
      Nick

      Excluir
    6. Por quê vc não está na rua com seus amigos protestando? Ah esqueci, vcs não tem moral, já que adoram um ladrão e os comparsas, além de endeusarem a anta mais patética que já se viu no poder, com suas falas desconexas e sua politica econômica desastrosa.
      Entendo que vcs não tenham condições sequer de protestar. Meus pêsames.

      Excluir
    7. "Por quê vc não está na rua com seus amigos protestando? " Não protesto porque não quero, porque não adianta nada (como vimos), eu sabia muto bem o que viria com os protestos contra a anta (sic), não preciso dar mais explicações. Somente postar de novo que foi GOLPE:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1948020-governo-enviara-pec-para-amenizar-regra-de-ouro.shtml
      E meu protesto contra Bolsonaro e contra a direita será feito esse anos, nas eleições e na urna: candidato de esquerda ou centro (esquerda ou direita) no primeiro turno e se sobrar Lula e Bolsonaro segundo turno, vou no meu adora Lulaladrão!
      Nick

      Excluir
  6. Muito interessante a foto, que é realmente linda e acho que toda discussão é válida e necessária quando se trata de distribuição de renda e assemelhados. Não precisa passar o fim do ano em Copacabana para ter conhecimento do abismo social dos participantes e saber discernir o grupo provável que cada um pertence. Muitas interpretações possíveis, umas mais razoáveis que as outras, mas não tem muito como fugir da comparação social. Me lembra muito a palestra do Barack Obama onde comentavam que o público era majoritariamente branco, sendo servidos por negros. Só que neste último caso não existem muitas interpretações possíveis não é?

    ResponderExcluir
  7. cara, a culpa é da elite da rapina.

    ResponderExcluir
  8. bonita foto. mas quanta bobagem por nada

    ResponderExcluir
  9. A foto mostra mais que a festa é para todo mundo e não para poucos. "Tudo junto, misturado". Como você diz, a maldade está no olho de quem vê. Momento de pura admiração com o espetáculo de fogos. Não adianta choramingar, a Dilma fodeu com todo mundo e é a principal responsável pela crise econômica que surgiu. Mas sempre vai ter o pessoal de esquerda choramingando e tentando achar alguma desculpa. Aquele mal do ser humano de errar e não querer admitir o erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 14:28 Quando leio comentários do Lourival (olha que nome rs) penso em lobotomia.

      Excluir
    2. Não vejo nada demais no nome, tampouco na opinião dele. Pessoa como vc que tenta ridicularizar alguém pelo nome já eu não tenho empatia alguma, só desejo que alcance uma vida melhor porque essa daí deu ruim. Boa sorte. E beijo pro Lourival que além de tudo é gato (e não o conheço nem ganhei pra escrever aqui sobre ele).

      Excluir
    3. Que bonito...assim começamos o ano bem mas bem que ele podia abrir aquela cabeça direitosa dele.

      Excluir
    4. Vou começar agradecendo ao anônimo das 18:19 pelos elogios e pela defesa. E obrigado pelo beijo.

      Ao anônimo das 16:14, só lembro o quão triste e covarde é uma pessoa se esconder atrás de anonimato para ofender alguém. Por que você não vai procurar uma rola para sentar?

      E ao anônimo das 20:35, segundo o teste de Bússola Política de David Nolan, eu sou de centro-esquerda. Lembre-se que é fácil rotular a pessoa sem conhecer todo o espectro de pensamento.

      Excluir
  10. 1 trilhão por ano indo pros setubal e afins atraves da divida publica enquanto o povo fica na merda e a culpa é da Dilma, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhinho das 15:26,
      Se não houvesse a gigantesca dívida pública gerada pela "nova matriz econômica" da presidAnta, não haveria o lucro exorbitante dos seus financiadores. Precisa desenhar?

      Excluir
  11. Melhor é vc criando polêmica onde nesse existe. Um meme que meia dúzia de gente mandou e vc faz uma dissertação? HAHAAHA Que desespero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, digamos que essa imagem rolou entre os altos círculos, tanto da esquerda quanto da direita. Trata-se do povo que decide o que você vai comer, ouvir e até pensar daqui a alguns meses. Sinto se você não pertence ao nosso grupo, mas seguir o Tony já é um bom começo para lhe tirar dessa condição (como eu poderia dizer sem soar grosseiro?) menos favorável. Feliz 2018!

      Excluir
    2. Felipe, liga não ele esqueceu de tomar os remédios hoje...

      Excluir
    3. Pensei a mesma coisa que o Felipe. Tony reclama do barulho, fazendo mais barulho, e com viés ainda mais partidário. O curioso é que a direita ganha disparado da esquerda na produção de posts equivocados, geralmente disseminados por robôs do MBL, Bolsonazi, Malafaia, Feliciano... Bem ainda não vi o Tony comentar nenhum desses posts equivocados da imaculada direita.

      Excluir
  12. Se a esquerda insistir nesse tipo de falsificação grosseira da realidade para afirmar a sua narrativa, 2018 estará no papo daquele que não devemos dizer o nome. Ou a esquerda sai dessa viagem lisérgica, ou vai chorar no banho em 01/01/2019.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bicha de direita é puta gozando.

      Excluir
    2. Ta preocupado com esse inofensivo material esquerdopata ? Da uma espiada no que o MBL, Bolsonazi, Malafaia e Feliciano, ilustres representantes da direita despejam nas redes através de seus robots...

      Excluir
  13. Nossa. Agora até iuma foto casual num dia de festa é motivo de mobilização... Eita povo sem ter obque fazer...

    ResponderExcluir
  14. O problema do Brasil não vem da esquerda ou da direita, vem da pura e simples incompetência administrativa. TÁ MELHORANDO, TONYA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem do roubo tbm, colega. Só conheço ladrão na esfera pública.

      Excluir
    2. quem rouba na esfera privada não é ladrão ? você não entende de capitalismo, aliás cada vez mais selvagem.. corrupção de todas as maneiras imagináveis faz parte da essência do capitalismo... a bem da verdade a corrupção natural da esfera privada é que contamina a publica.

      Excluir
  15. Por onde anda a criança? Alguma informação?

    ResponderExcluir
  16. Perceba que existe uma enorme diferença do lacre de esquerda pro lacre da direita, pois justiceiro social existe em todo lugar, só que geralmente direitista lacra quando um PM é fuzilado por traficantes e isso realmente causa comoção, esquerdista pega um menino na praia, coloca um filtro preto e branco na foto e dá a "tonalidade" do discurso politico pra um monte de gente que nem tá nem ai pro garoto repassar a foto
    Se o fotografo preocupasse com o garoto teria na mesma hora ter ido perguntar se ele estava acompanhado da família, e é só scrolar na pagina dele pra ver que é um declarado petista, mas segundo o Tony Goes isso não tem nada a ver

    Comparo isso a mesma coisa do jornal do qual você escreve, um monte de gente da Folha de SP dando espaço pra aquela penca de juristas que dizem que não "há nada contra o presidente Lula" mas aonde estão esses mesmos quando um cidadão pobre acusado injustamente não tem direito a defesa que o Lula tem direito (e que nós nem sabemos como é paga)?


    Você pode até reclamar desse auê, mas você faz parte desse establisment, ainda mais de um jornal tão podre como a Folha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conclusão Tony, pedi demissão na Foia psra agradar a boneca aí.

      Excluir
  17. A explicação https://www.facebook.com/1819098064823545/photos/a.1819153798151305.1073741827.1819098064823545/1850942874972397/?type=3

    ResponderExcluir