segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

GUERRA CERTA, BATALHA ERRADA

Meu post de quinta passada sobre os ataques que a peça "Gisberta" vem recebendo de alguns movimentos de transexuais e travestis foi expandido para a minha coluna de sexta no F5, que vem repercutindo até agora. Recebi elogios e até agradecimentos de muita gente, inclusive de artistas trans. Também fui criticado, como era de se esperar. Teve gente que entendeu que, se eu não apoio aquele protesto em si, então eu não apoio em nada a causa trans, o que não é verdade. Aliás, é bem cansativa essa postura tudo-ou-nada de alguns militantes mais exaltados. Quem não está 100% alinhado com a cartilha deles faz parte do inimigo a ser eliminado. Enfim, resumindo: acho que travestis e transexuais precisam de mais inclusão e visibilidade, e não só no teatro. Mas as manifestações contra o Luís Lobianco foram de uma infelicidade ímpar, deixando um cheiro de censura no ar. Foi uma batalha muito mal-escolhida dentro de uma guerra justíssima. O saldo positivo desse imbroglio é que o debate está rolando. Com muita humildade e vontade de aprender, estou gostando de fazer parte dele.

5 comentários:

  1. Você é a nossa Deneuve e tem o meu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, sempre me achei um pouco Deneuve mesmo. Alôka.

      Pelo menos ela e eu somos do mesmo signo.

      Excluir
  2. Seu posicionamento, além de corajoso, foi direto ao ponto. O importante agora é não escorregar no duplipensar: para Lobianco e afins, vale o diálogo; para todos os demais, a violência militante.

    O diálogo sempre, numa via de mão dupla.

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Importante, jogar luzes sôbre essas questões do subterrâneo. E um posicionamento seu, é sempre relevante. O que é preciso entender é que essas pessoas veem de uma hecatombe humana, sendo assim é inevitável que surjam diferentes níveis de exacerbações, levando a essas discussões.

    ResponderExcluir
  4. Tony, o que você achou da polêmica com a Margaret Atwood?
    https://www.theguardian.com/books/2018/jan/15/margaret-atwood-feminist-backlash-metoo?CMP=fb_gu

    ResponderExcluir