domingo, 10 de dezembro de 2017

ELECTROGRAMMY


Não dei muita pelota para os indicados ao Grammy, que saíram há mais de dez dias. Este ano a Academia Fonográfica parece querer se redimir de ter escolhido Adele ao invés de Beyoncé na última premiação, dando destaque ao rap nas categorias principais. Como eu mal escuto rap, pulei direto para o que mais me interessa: a categoria dance/eletrônica, que sempre traz pérolas que eu desconhecia. A mais brilhante deste ano é o álbum "Migrations" do canadense Bonobo (tem nome de banda mas é um cara só), que também emplacou "Bambro Koyo Ganda" como melhor faixa do gênero. O disco todo é bom, feat. músicos africanos, indianos e até a dupla Rhye, que fez sucesso em 2013 e depois sumiu. Meu Grammy vai para ele.

Outro trabalho interessante é "A Moment Apart", da dupla americana Odessa, que mistura temas atmosféricos com umas pitadas de soul music. O problema é que às vezes a receita desanda e se aproxima perigosamente da vibe Coldplay, para o público do estádio se dar as mãos e cantar junto por um mundo melhor. Tô fuera.

Mais saltitante é o álbum homônimo do DJ inglês Mura Masa: um apanhado de faixas pop com vocalistas convidados, como Charlie XC, Damon Albarn (que também concorre a melhor faixa com a sublime "Andromeda", com os Gorillaz) e outra sumida que eu adoro, a france Chrstine and the Queens (de novo, uma artista-solo, não uma banda - o que se passa com essa gente?).

Mais pop ainda é a dupla Sylvan Esso, que recupera uma arte antiga: a composição. As 12 faixas do disco "What Now" são todas pegajosas, e servem como antídoto para a seriedade de seus concocorrentes.
E ainda tem a faixa "Cola", que concorre como gravação dance/eletrônica do ano. Acho que gosto, não sei direito. Só sei que quem vai ganhar mesmo é um grande injustiçado, mas que de maneira nenhuma reflete o som de agora: o Kraftwerk, indicado pelo álbum ao vivo "3D", que soa exatamente como seus discos de estúdio. Não reclamo, mas esse prêmio tinha que ter saído em 1978.

6 comentários:

  1. òtimas dicas e o bonobo é bem gato

    ResponderExcluir
  2. Bonobo conheci esse ano tbm!
    Gosto muito da música No Reason com feat. Nick Murphy.
    O Nick Murphy tem uma voz tão linda!

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    "RAP" é uma coisa 4:44...é muito mais.

    ResponderExcluir
  4. Lindíssimo vídeo do Bonobo

    ResponderExcluir
  5. Sendo do contra: o álbum da Adele é mil vezes melhor que o da Beyoncé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 07h17 mas quem teria dúvida que uma cabecinha igual à sua acharia o contrário seu Lourival não anônimo Jr.

      Excluir