sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

COM O BINGO DE FORA

Da lista de nove semifinalistas ao Oscar de filme em língua estrangeira, três estiveram no festival de Berlim (inclusive o vencedor) e outros três estiveram no festival de Cannes (inclusive o vencedor). Entre os demais, a única surpresa absoluta foi o sul-africano "A Ferida", que foi exibido em uma única sessão no último Mix Brasil, que eu consegui perder. Supresa talvez ainda maior teria sido a inlcusão de "Bingo - o Rei das Manhãs" nessa shortlist. O longa que representou o Brasil é bom e foi dirigido por um indicado ao Oscar (Daniel Rezende, pela montagem de "Cidade de Deus"), mas não rodou o mundo antes de ser escolhido para a disputa. Pelas regras novas da Academia, alguma exposição internacional teria ajudado bastante. Fica a dica para o ano que vem.

13 comentários:

  1. Mais uma vez Brasil se prepara mal pra caramba para não conseguir indicação. Depois ainda quer ganhar Oscar. Risível.

    ResponderExcluir
  2. E daí? Não foi indicado, grande coisa. Alguém lembra do ganhador do ano passado? Tem que se preparar melhor... fica a dica... Que mundo você vive? Quem dá importância pra esses festivais de música da Europa, Grammys, etc? Parece aqueles festivais dos anos 60, em que as pessoas brigavam, saíam no tapa, faziam campanha por uma música. Hoje em dia isso parece ridículo, menos pra quem dá valor por participar da short list dos indicados ao Oscar de Filme Estrangeiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ganhador do ano passado: "O Apartamento", Irã.
      Ganhador de 2015: "O Filho de Saul", Hungria.
      Ganhador de 2014: "Ida", Polônia.
      Ganhador de 2013: "A Grande Beleza", Itália.
      Ganhador de 2012: "Amour", Áustria.

      Excluir
    2. Tony, você é jornalista da área de cultura e mesmo que fosse uma besta, é só entrar no Google que ele te mostra o ganhador de melhor roteiro no Festival de Gramado em 1987. Estou falando em relevância desse tipo de concurso ou festival é isso ser motivo de orgulho para um país. Entendeu agora?

      Excluir
    3. Para mim é relevante, e isto basta. Reparou no nome do blog?

      Excluir
    4. O blog é seu, tem o seu nome e eu o sigo com assiduidade pois sempre encontro muito conteúdo de qualidade. Se um simples questionamento a respeito da relevância de um assunto qualquer é encerrado com um "o blog é meu e pra mim isso basta", acho que vc não deveria abrir espaço para comentários e simplesmente publicar os posts. Depois não reclame dos asnos pois corre o risco de se comportar como um deles.

      Excluir
    5. Ohhhhmmmmm...

      Dai-me forças, ó universo.

      Vamos lá: eu acho importante SIM um país ganhar o Oscar de filme em língua estrangeira. Há exposição na mídia, divulgação da cultura local e promoção para os talentos envolvidos. Grandes nomes do cinema, como Fellini, Bergman e Kurosawa, ganharam o Oscar. E a Academia vem fazendo um esforço notável nos últimos anos para peneirar os melhores filmes da safra anual. A lista deste ano é bastante boa (apesar de eu ter ODIADO o senegalês "Felicité", que eu vi na Mostra de SP).

      Agora, você que me parece meio enfezado, no sentido clássico do termo: as fezes reprimidas estão afetando o seu humor. Se você me lê há anos, então já devia saber que o Oscar é a minha Copa do Mundo. E se você está realmente descontente com o meu blog, cancele sua assinatura que eu te devolvo o dinheiro.

      Excluir
    6. 14:10 O que leva um anônimo anônimo discutir com um blogueiro....ele que não visite mais o blog é pLonto. Cada um viu.

      Excluir
    7. Acho que por mais inconveniente que seja, a interação leitor/blogueiro é um dos pilares e essência de um blog. Que faz o autor saber qual caminho trilhar, afinal publica-se para leitores, não para a academia brasileira de letras ou para o portal UOL nos achar bons. Ops.

      Excluir
    8. Anônimo, você acha que realmente sem o Oscar teria tido acesso à um filme húngaro como o "O Filho de Saul"? Quem iria distribuir no Brasil? E o risco da plateia brasileira não se identificar com o tema do Holocausto, por exemplo? Cinema é uma atividade comercial e o Oscar representa a visão do maior mercado sobre o que existe no mundo fora das fronteiras anglófonas.

      E por falar em "O Filho de Saul", que filme. Aquela cena final do sorriso sempre vai representar a essência da humanidade.

      Abraços,
      Fer.

      Excluir
  3. OFF sobre o texto do F5:
    Netflix e outros provedores de conteúdo audiovisual via internet AINDA não tem propaganda. Logo, logo, vão dizer que os seus custos aumentaram devido a maior produção de conteúdo original e que, para não aumentar a mensalidade do assinantes, vão incluir propaganda na sua "programação". Igualzinho ao que aconteceu na TV a cabo no passado. Quando ela surgir era relativamente barata e sem propaganda, depois virou o que virou... O enredo e cenário mudam, mas a estória sempre é a mesma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem, em 2017, ainda escreve estória, palavra em desuso total, e ainda consegue errar, pois de ficção ali no contexto não há nada.

      Excluir
  4. O ator vladimir B tem peru grande, ja vi em uma peca de teatro quando ele era jovem, adriana E passa bem....

    ResponderExcluir