domingo, 17 de dezembro de 2017

CARA COROA


Não fui com a cara da Claire Foy quando a vi pela primeira vez, na minissérie "Wolf Hall". Minha antipatia gratuita continuou durante "Crossbones", talvez porque esta série sobre piratas fosse muito ruim. Abrandou um pouco com a primeira temporada de "The Crown", que estreou na Netflix no final do ano passado. Mas agora, quase terminando a segunda, tenho que me render. Ela é uma atriz fenomenal, dessas que conseguem passar uma mistura de emoções complexas sem precisar abrir a boca. E a rainha Elizabeth II abre pouco a boca dessa vez: está sempre se contendo, censurando o que pensa, posando de majestosa enquanto se destroça por dentro. É um papel dificílimo, mas Foy está dando conta. A coroa pesa feito uma bigorna sobre a cabeça da ainda jovem monarca, que é obrigada a se vestir feito uma matrona de meia-idade antes dos quarenta anos e a sacrificar seus desejos pessoais em prol dos interesses de estado. Os episódios são em ordem cronológica, mas alguns contam histórias praticamente fechadas. Os melhores são os que falam do envolvimento do Duque de Windsor com os nazistas, das visitas de Jackie Kennedy ao palácio de Buckingham e do namoro e casamento da princesa Margaret com Tony Armstrong-Jones, o futuro lorde Snowdon. "The Crown" continua uma festa para os olhos: nem "Game of Thrones" tem locações ou cenários mais suntuosos. Mas está conseguindo ir além, mostrando o preço altíssimo de ser uma das mulheres mais ricas do mundo.

16 comentários:

  1. Tô achando a mão da temporada meio pesada, não tá me dando vontade de assistir. Tô no começo mas sem muito ânimo pra seguir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue, os episódios restantes têm outra pegada.

      Excluir
  2. "Mas está conseguindo ir além, mostrando o preço altíssimo de ser uma das mulheres mais ricas do mundo."
    Em vez de mulheres, não seria série?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série mostra o preço altíssimo que Elizabeth II paga para ser uma das mulheres mais ricas do mundo.

      Excluir
  3. O Mio Babbino Caro
    É muito lk esse lance de termos uma antipatia gratuita por pessoas em um primeiro momento, e depois se render.
    Assim como muitas vezes aquele entusiasmo inicial se revela em retumbante decepção. Mas que seja... no mais eu sei (rs) sei...$£€ a solidão do poder peleja o poder da solidão.

    ResponderExcluir
  4. Também me rendi a ela pelos mesmos motivos ! E está temporada está sendo um prato cheio para os atores; podem se expressar sem pressa ; gestos e expressões eliminam diálogos magistralmente !

    ResponderExcluir
  5. Também gostei muito, a ponto de investigar melhor no Google a vida da Margaret (veja a foto original com os ombros nus), do Tony Armstrong-Jones (boa bisca) e dos primeiro-ministros da época. Deu vontade de pegar a Jackie Kennedy e dar uma boa bifa na cara dissimulada dela.
    Agora vem a parte mais suculenta na terceira temporada, com novos atores, com a Thatcher, a Lady Di, etc.
    Imagino que deva ser a última.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, parece que vão ser seis temporadas. Uma para cada década em que Elizabeth reinou (até agora). E vão trocar a atriz a cada duas.

      Excluir
  6. Tony, no final de 2015 você fez um post sobre Isabel, a Rainha de Castela. Comecei assistir a série por causa desse post e gostei muito. Mas na época o Globosat só passou a 1a e 2a temporadas. Só agora o canal passou as três temporadas sendo que o último episódio foi ao ar nesta sexta-feira. Eu gostei demais da série e fiquei sabendo que tem um filme (La Corona Partida) sobre as consequências da morte de Isabel e a disputa pelo trono. Você já assistiu? Recomendo, vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi as três temporadas de "Isabel" no canal do GNT no NOW. Não sei se ainda estão lá. E não, não vi "La Corona Partida".

      Excluir
  7. nem "Game of Thrones" tem locações ou cenários mais suntuosos. HAHAHAHAHA #elajura

    ResponderExcluir
  8. Vc acha justo monarquias ainda existirem?

    ResponderExcluir
  9. Somente as jaguncas assistem essa porcaria!
    As delusionals que continuam achando que passaram a infância em Balmoral !
    Acorda bixa velha !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprenda a escrever analfabeta!!!!!

      Excluir
    2. Mostra a cara vagabunda! Eu não sou covarde de me esconder no anonimato para xingar as pessoas! Como você não vai comer bosta que sai do cu da sua mãe, hein?

      Excluir