terça-feira, 21 de novembro de 2017

ZIMBÓRA

Robert Mugabe poderia ter sido o Mandela do Zimbabwe. Assim como seu colega sul-africano, ele também liderou a luta contra o apartheid, que vigorou na então Rodésia até 1980. Só que, uma vez no poder, o herói seguiu o mesmo caminho que tantos líderes africanos e se tornou ditador. O pior é que era um tirano incompetente: deixou-se a inflação chegasse a níveis estratosféricos, enquanto o povo continuava na miséria de sempre e sua família se refestelava. Infelizmente, sua queda não é garantia de mudança nenhuma. O que aconteceu por lá não foi uma revolução, e sim um golpe palaciano. O mesmo grupo que já mandava no país vai continuar mandando. Apenas se impediu que a primeira-dama Grace herdasse a presidência assim que o maridão batesse as botas, o que não deve demorar. Pelo menos Mugabe morrerá deposto, derrotado, sem o conforto de se sentir eterno. Sem ele, quem sabe o Zimbabwe finalmente deslancha? O potencial é enorme e a estrutura, bem melhor que a da vizinhança. Zimbóra, zimbabuanos.

13 comentários:

  1. Acredito que ficará tudo na mesma. Um rio não muda rapidamente de curso sem ser alimentado por uma grande tempestade...

    ResponderExcluir
  2. E toda a fortuna roubada vai pra onde?

    ResponderExcluir
  3. O Mio Babbino Caro
    Um raro caso de ao descobrir o filho gay, se tornar homofóbicas, em geral é o inverso...
    https://www.google.com.br/amp/s/m.vagalume.com.br/bob-marley/zimbabwe-traducao.html.amp

    ResponderExcluir
  4. Quem se importa com a África?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 09:22 Quem se preocupa com o berço da humanidade.

      Excluir
    2. Não acredito que essa das 9:22 realmente perguntou isso. Com certeza muito mais gente se preocupa com a África do que com você, trouxa.

      Excluir
    3. 12:32 Há tempos já se sabe que a humanidade não floresceu apenas na África, está precisando se atualizar.
      12:48 Era apenas uma pergunta, não um julgamento, ao contrário de você que deve ser super boa pessoa, a gente vê pela sua educação.

      Excluir
    4. A dura verdade é que a África é o continente esquecido. O resto do mundo só lembra se for pra poder roubar mais um pouco dele com ajuda das autoridades locais. Já começa pelo fato de a gente raramente se referir aos países de forma individual. É sempre "a África", como se fosse uma coisa só, tipo Sandyjúnior.

      Excluir
    5. Vai começar margarida, ninguém aqui aguenta mais tanta problematização. Dá um tempo, ah foi apenas um comentário sua louca.

      Excluir
  5. Tonya, vc ja foi pra África?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em 2011 fui à África do Sul e à Namíbia. Fiz muitos posts sobre essa viagem: dá um search no marcador “África” que você encontra.

      Excluir
  6. Ai Tony deixa de ser innocent starry-eyed dumb young fuck! O vice do Mugabe vai assumir e ser tão (ou mais) tirando que o Mugabe foi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o Tony falou é que Mugabe não vai levar aquela áurea de "eterno" e que o próximo tirano tbm não leve.

      Excluir